Concepções de interdisciplinaridade no ensino de ciências

uma proposta para a formação continuada de professores

Autores

  • Priscila Alves Noronha
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. Formação de professores. Proposta didática.

Resumo

A discussão sobre interdisciplinaridade é recente e ampla, pois este é um conceito polissêmico, ainda em elaboração. Entretanto, nos parece, quase como um consenso, que a interdisciplinaridade surge como resposta para superação do olhar fragmentado presente nos processos de produção e de socialização do conhecimento.Esta pesquisa,resultante de uma dissertação de mestrado,teve como objetivo elaborar e discutir uma proposta didática interdisciplinar para a formação continuada de professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A partir desta proposta foi possível criar contextos que propiciaram a reflexão, análise e proposição de atividades interdisciplinares pelas professoras que participaram do curso.

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Biografia do Autor

Priscila Alves Noronha

Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em ensino de Ciências da Universidade de Brasília-UnB.

ORCID: https//orcid.org/ 0000-0001-8141-8211

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência e Professora Associada da Universidade de Brasília.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

NORONHA, P. A.; ROTTA, J. C. G. Concepções de interdisciplinaridade no ensino de ciências: uma proposta para a formação continuada de professores. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020008, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/67. Acesso em: 27 abr. 2024.