Concepções de interdisciplinaridade no ensino de ciências
uma proposta para a formação continuada de professores
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. Formação de professores. Proposta didática.Resumo
A discussão sobre interdisciplinaridade é recente e ampla, pois este é um conceito polissêmico, ainda em elaboração. Entretanto, nos parece, quase como um consenso, que a interdisciplinaridade surge como resposta para superação do olhar fragmentado presente nos processos de produção e de socialização do conhecimento.Esta pesquisa,resultante de uma dissertação de mestrado,teve como objetivo elaborar e discutir uma proposta didática interdisciplinar para a formação continuada de professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A partir desta proposta foi possível criar contextos que propiciaram a reflexão, análise e proposição de atividades interdisciplinares pelas professoras que participaram do curso.
Downloads
Referências
ALMEIDA, C. S.; ROTTA, J. C. G. A interdisciplinaridade em um curso de licenciatura em ciências naturais na visão de seus professores. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 61-70, jan./jun.2018.
ALVES, F. de M. S.; REINERT, J. N. Percepção dos coordenadores dos cursos de graduação da UFSC sobre a multidisciplinaridade dos cursos que coordenam. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, SP, v. 12, n. 4, p. 685-702, set./dez. 2007.
BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. O caráter dual do termo interdisciplinaridade na literatura, nos documentos educacionais oficiais e nos professores de química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, SC,v.8,n.1, p. 153-180, maio/jun. 2015.
BIAR, J.; NOGUEIRA, M. L. S. L. S. e NETO, J. M. Abordagem interdisciplinar em livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental. In:ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO, 17, 2014, Fortaleza. Anais eletrônico [...]Fortaleza:Comissão Organizadora do XVII Encontro Nacional de Prática de Ensino, 2014.Disponível em:http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro3/97%20ABORDAGEM%20INTERDISCIPLINAR%20EM%20LIVROS%20DID%C3%81TICOS%20DE%20CI%C3%8ANCIAS%20DOS%20ANOS%20FINAIS%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em12 de nov. 2017.
BLAUTH, W. Reflexões sobre a interdisciplinaridade - Formação e Gestão em Processos Educativos. In:SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS,1, 2015,Criciúma. Anais eletrônico [...] Criciúma: UNESC, 2015. Disponível em:http://www.unesc.net/portal/resources/files/486/Tabela%20resumos%20aprovados%20para%20site.pdf. Acesso em 23 de jun. 2017.
BONATTO, A.; BARROS,C.; GEMELI, R.; LOPES, T.; FRISON, M. Interdisciplinaridade no ambiente escolar.In:SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônico [...]Caxias do Sul: UCS, 2012. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501. Acesso em 23 de jun. 2017.
CARDOSO, C. M. A. Canção da Inteireza: uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995.
DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores e universitários e professores práticos. Revista educação em questão, Natal, RN, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola, 6º edição, 2011.
FEISTEL, R. A. B.; MAESTRELLI, S. R. P. Interdisciplinaridade na educação em ciências: um olhar de professores formados. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais eletrônico [...]Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1571-1.pdf. Acesso em: 21 de jan. 2017.
FORTUNA, T. R.; ANJOS A L.; ROTTA; C. G. A abordagem dos conteúdos de química nos livros de ciências do Oitavo Ano do Ensino Fundamental. In:ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18, 2016,Florianópolis, Anais eletrônico [...]Florianópolis: ENEQ, 2016.Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R1334-1.pdf. Acesso em: 24 de ago. 2017.
GARRUTTI, E. A.; SANTOS, S. R. A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. Revista de Iniciação Científica da FFC, Marília, SP, v. 4, n. 2, p. 187-197, jan./jun. 2004.
GOZZI, M. E.; RODRIGUES, M. A. Características da Formação de Professores de Ciências Naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências,Belo Horizonte, MG, v. 17, n. 2, p. 423-449, maio/ago. 2017.
JANTSCH, A.; BIANCHETTI, L. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito.In: JANTSCH, A.; BIANCHETTI, L. (org). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito.Petrópolis: Vozes, 1995.
LELIS, H. R. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas, Florianópolis, SC. v. 6, n. 73, p. 2-23, ago. 2005.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 13° edição, 2011.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. de O.; OLIVEIRA, M. P. P. Formação dos professores de ciências para o ensino fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônico [...]Rio de Janeiro: SBF, 2005. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0602-1.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017.
MILARÉ, T.; PINHO-ALVES, J. A química disciplinar em ciências do 9º ano. Química Nova na Escola,São Paulo, SP v. 32, n.1, p. 43-52, jan./mar. 2010.
MOCELLIM, D. A. Ciência, Técnica e Reencantamento do Mundo. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.
NEHRING, C. M., SILVA, C. C., TRINDADE, J. A. D. O., PIETROCOLA, M., LEITE, R. C. M.; PINHEIRO, T. D. F. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, MG, v. 2, n.1, p. 88-105, jan./jun. 2002.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,8a ed., 2003.
NORONHA, P. A.; ROTTA, J. C. G. Concepção dos professores de ciências sobre a interdisciplinaridade dos conteúdos de ciências no Ensino Fundamental. Membiela, P.; Casado, N.; Cebreiros, M. I.; Vidal, M. (org.) La enseñanza de las ciencias en elactual contexto educativo. 1 ed. Provincia de Ourense: Educación, 2017, v. 1, p. 241-245.
POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista,Rio de Janeiro, RJ, v.1, n.1, p. 3-15, jan./jun. 2005.
SAVARIS, L.; TREVISOL, M. T. C. Princípios organizadores do processo de ensino e de aprendizagem no cenário da complexidade. In:COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4, 2014, Santa Catarina, Anais eletrônico [...] v.2, n. 1, 2014.Universidade do Oeste de Santa Catarina.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 13, n. 39, p. 545-554, set./dez.2008.
TONET, I. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, SP, n. 116, p. 725-742, out./dez. 2013.
TRINDADE, I. L.; CHAVES, S. N. A Interdisciplinaridade no “novo ensino médio”: entre o discurso oficial e a prática dos professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EMEDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais eletrônico [...] Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p498.pdf. Acesso em: 21 de jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.