A competência emocional como critério essencial na formação docente

Autores

  • Eliana Pinheiro UESB
  • Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão UESB
  • Márcia Azevedo Campos UESB
  • Patrícia Martins de Freitas UFBA

Palavras-chave:

Competência emocional, Inteligência Emocional, Formação de professores, Aprendizagem

Resumo

O artigo pretende apresentar um levantamento bibliográfico das pesquisas que investigam a competência emocional como uma habilidade do docente e sua influência na gestão da sala de aula, na aprendizagem e na formação do aluno, no período de vinte anos (2000-2020). Para isso, contemplaram-se estudos do Brasil, Portugal e Espanha. Os resultados apontam a competência emocional como uma necessidade de todo profissional de educação; a insegurança dos professores no ambiente escolar e o desejo de trabalhar o autoconhecimento, bem como a necessidade de inserir essa competência na formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Eliana Pinheiro, UESB

Mestre em Ensino, integrante do Grupo de Pesquisa GDICEM” (UESB). Professora na Secretaria de Educação da Bahia. CV: http://lattes.cnpq.br/720454297680328, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6807-1970

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, UESB

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professora Pleno – DCET/UESB, dos Programas de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn/UESB e de Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFP/UESB, Líder do Grupo de Pesquisa GDICEM, Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq-PQ-2. CV: http://lattes.cnpq.br/4475063425193939,

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6253-0435

Márcia Azevedo Campos, UESB

Doutora em Ensino Filosofia e História das Ciências – PPGEFHC/UFBA/UEFS, Analista Universitária - UESB, Professora FAINOR e Colaboradora do PPG-EFHC/UESB. Vice-líder do Grupo de Pesquisa GDICEM/UESB. CV: http://lattes.cnpq.br/7705322873418025, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8255-758X

Patrícia Martins de Freitas, UFBA

Doutora em Ciências da Saúde (UFMG). Professora Associada – UFBA, Coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde e docente do Doutorado e Mestrado em Ensino – PPGEn/UESB. Integrante do Grupo de Pesquisa Neurônia/UFBA. CV:  http://lattes.cnpq.br/1256586899421231,

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2065-1236

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

PINHEIRO, E.; GUSMÃO, T. C. R. S.; AZEVEDO CAMPOS, M.; MARTINS DE FREITAS, P. A competência emocional como critério essencial na formação docente. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023009, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/753. Acesso em: 19 nov. 2024.