Frango frito, ou uma outra Didática na formação de professores de Matemática

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP, campus Itapetininga

Palavras-chave:

Didática. Educação. Formação Docente

Resumo

O artigo é um ensaio que apresenta, discute e promove reflexões e inflexões a respeito da disciplina de Didática desenvolvida no segundo semestre letivo de 2022, no curso de licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. De maneira democrática e nada ortodoxa, os saberes da disciplina foram trabalhados de forma metafórica por meio de um sarau temático que envolveu quatro artes distintas: a culinária, o artesanato, a música e a poesia. Ao final, destacam-se que diversão, criatividade, alegria e felicidade são elementos possíveis na educação e condizentem com uma outra formação de professores, que busca a transformação do arcaico modelo bancário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP, campus Itapetininga

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP). Professor do IFSP, campus Itapetininga. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528

Referências

ALMEIDA NETO, A. F.; FORTUNATO, I. 30 Pontos da Educação Nova de Adolphe Ferrière: um estado do conhecimento, 2023. [artigo submetido]

ALVES, R. A arte de produzir fome. Rubem Alves Blog Não Oficial. [S.l.], 16 de agosto de 2007. https://rubemalves.wordpress.com/?s=fome

ALVES, R. A alegria de ensinar. Indaiatuba: ARS poetica editora ltda, 1994.

IMBERNON, F. Célestin Freinet, una pedagogía actual y vigente. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 1, p. 591-595, 2017. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9664

FORTUNATO, I. Um dilema sobre a formação inicial de professores de física e matemática: um ensaio complicado. RevIn, Itapetininga, v. 3, e022012, p. 1-10, 2022a.

FORTUNATO, I. A Didática na formação inicial docente: experiências de um professor formador em (auto)formação. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 8, e022009, p. 1-18, 2022b. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8661350

FORTUNATO, I. O trabalho na pedagogia Freinet, ou seus marcos pela renovação da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara v. 26, e022140, 2022c. https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17299

FORTUNATO, I. Educação e escola e direitos humanos e sociedade... e docência: a autoformação alvitrada. Tese (doutorado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2022d.

FORTUNATO, I. 2020 e a pandemia do ensino remoto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara v. 25, n. 2, p. 1053-1070, 2021. https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15194

FORTUNATO, I. Práticas pedagógicas no Ensino Superior: relato de experiências com a disciplina didática em licenciaturas. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 6, e020039, p. 1-13, 2020. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655958

FORTUNATO, I.; CUNHA, C. R. 50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 1, p. 554-563, 2017. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9661

FORTUNATO, I; RODRIGUEZ, M. E.; ARAUJO, O. H. Educar em tempos de

pandemia: algo possível? @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 350-368, 2021.

https://doi.org/10.26843/v14.n2.2021.1127.p350-368

SILVA SOUSA, A.; MEDINA, M. F. R. O SARAU COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA. Revista Extensão, Palmas, v. 5, n. 1, p. 7-12, 2021. https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5225

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

FORTUNATO, I. Frango frito, ou uma outra Didática na formação de professores de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023001, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/841. Acesso em: 21 nov. 2024.