Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como fonte de análise para um problema de aprendizagem em ciências
Palavras-chave:
ZDP; Ciências; Física; Aprendizagem; Fracasso Universitário.Resumo
A presente investigação pretende conhecer o nível de desenvolvimento real dos discentes de Física ao entrar na universidade e compreender à luz dos fundamentos da ZDR de Vygotsky como ocorre o desenvolvimento proximal junto a pares mais experientes. A investigaçao do tipo exploratória e transversal foi realizada em duas etapas. Como amostra tivemos 24 acadêmicos do 1o período de Física, mais 12 dos últimos semestres para atuarem como pares mais experientes. Concluiu-se que o conhecimento real dos acadêmicos está aquém do esperado e que a experiência de um par mais experiente colabora ativamente na ampliaçao do nível de conhecimento real do estudante.
Downloads
Referências
ALMEIDA, et al. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação. Campinas e Sorocaba, SP, 17 (3), p. 899-920, nov. 2012.
ALMEIDA, L. S. Transição, adaptação acadêmica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. Coruña, Espanha, v. 14, n. 2, p. 203-215, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Universidade Paris 8, França e Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)- Brasil, 2006.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CHAMORRO-PREMUZIC, Tomas; FURNHAM, Adrian. Personality, intellgence and approaches to learning as predictors of academic performance. Educational Psychology, Memphis, TN, n. 26, 769 – 779, 2008.
CHAMORRO-PREMUZIC, T.; FURNHAM, A. Personality, intellgence and approaches to learning as predictors of academic performance. Educational Psychology, Memphis, TN, (26), 769 – 779, 2008. Charlot, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed. Trad. Bruno Magne, 2000.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: método qualitativo, quantitavio e misto. 2 ed. Artmed/Bookman. Traduçao Luciana de Oliveria da Rocha, 2007.
ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodização do desenvolvimento psiquico na infancia. . Em M. Shuare (Org.), La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS - Antologia (pp. 104-124). Moscou: Progresso, 1987.
FRIEDRICH, M. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens-PROJOVEM: Uma análise entre o proposto e o vivido em Goiânia,Ano de Obtenção: 2009.
HORA, K. E. R.; MESQUITA, G. G. M.; GOMES, R. B. Análise das Reprovações Discentes no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Goiás. Revista Eletrônica de Engenharia Civil, volume 14, Nº 1, 66 – 82, 2018.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. DE A.. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo, Atlas, 2003.
MARTINS , J.; BICUDO, M. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Centauro, 2005.
MARRA, R. A. Formaçao de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para a organizaçao do ensino. Revista Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 388-418, maio/ago. 2016.
O’CONNOR, M.; PAUNONEN, S.. Big five personality predictors of post-secondary academic performance. Personality and individual differences, Washington, DC, 43, p. 971–990, 2007.
PASSOS, F. G. DOS; VICHI, C.; DUARTE, F. R.; SOUSA, G. M. C. DE; TELES, R. DE S.; SANTOS, V. M. L. DOS. Diagnóstico sobre a reprovação nas disciplinas básicas dos cursos de engenharia da UNIVASF. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais. 2007.
POZO, J. I.; CRESPO, G. M. A. Aprender y Enseñar Ciencia: Del Conocimiento Cotidiano al Conocimiento Científico. Madrid/ ESP., 1998.
PROCÓPIO, M. V. R.. Fracasso Universitário: um estudo sobre a permanência dos acadêmicos do curso de Física. 190 f. Tese (doutorado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Doutorado em Educação, Goiânia, 2014.
RICHARDSON, R. (coord.) et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.
SILVA, A. C; CORREA, C. S.; COELHO, D. A.; DA SILVA NETO, D. T.; FERRAZ, L.; XAVIER, M. M.; REIS, R. S.; ROCHA, F. A.; SANTOS, P. A. Análise dos Índices de Reprovação nas Disciplinas de Cálculo I e AVGA do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Bahia de Vitória da Conquista. XIV International Conference on Engineering and Technology Education, 28 de fevereiro – 02 de março, 2016, Salvador, Brasil.
VILLANI, A.; PACCA, J.L.A. Atualização de professores de física no Brasil: por que? como? quando? para quem? In: REUNIÃO LATINO AMERICANA DE ENSINO DE FÍSICA, 5., Gramado, Brasil, 1992. Atas. Porto Alegre: IF-UFRGS, 1992. p.75-93.
VYGOTSKY, L. S. (1967). Play and its role in the mental development of the child. Soviet Psychology, 5(3), 6-18.
VYGOTSKY, L. S. The problem of age (M. Hall, Trans.). In R. W. Rieber (Ed.), The collected works of L. S. Vygotsky: (Vol. 5. Child psychology) (pp. 187-205). New York: Plenum Press. (Original publicado em 1933-1934), 1998b.
VYGOTSKY, L. S. Infancy (M. Hall, Trans.). In R. W. Rieber (Ed.), The collected works of L. S. Vygotsky: (Vol.5. Child psychology) (pp. 207-241). New York: Plenum Press. (Original publicado em 1933-1934), 1998a.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michel Coel et al. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes. Tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.