Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como fonte de análise para um problema de aprendizagem em ciências

Autores

  • Marcos Vinícios Rabelo Procopio Universidad Castilla-la Mancha
  • Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio Universidad Autónoma de Madrid
  • Raquel A. Marra da Madeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

ZDP; Ciências; Física; Aprendizagem; Fracasso Universitário.

Resumo

A presente investigação pretende conhecer o nível de desenvolvimento real dos discentes de Física ao entrar na universidade e compreender à luz dos fundamentos da ZDR de Vygotsky como ocorre o desenvolvimento proximal junto a pares mais experientes. A investigaçao do tipo exploratória e transversal foi realizada em duas etapas. Como amostra tivemos 24 acadêmicos do 1o período de Física, mais 12 dos últimos semestres para atuarem como pares mais experientes. Concluiu-se que o conhecimento real dos acadêmicos está aquém do esperado e que a experiência de um par mais experiente colabora ativamente na ampliaçao do nível de conhecimento real do estudante.  

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Biografia do Autor

Marcos Vinícios Rabelo Procopio, Universidad Castilla-la Mancha

Físico (PUC/GO), Mestrado em Ciências e Matemática (UFG), Doutor (PUC/GO). Docente na Universidad Castilla-la Mancha (UCLM)/España.

ORCID: 0000-0002-5426-7785

Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio, Universidad Autónoma de Madrid

Pedagoga (PUC/GO), Mestrado em Psicologia da Educação (Universidade de Coimbra), Doutora em Educação (Universidade de Aveiro). Docente na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e Universidad Complutense de Madrid (UCM) Espanha.

ORCID: 0000-0001-9163-7266

Raquel A. Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). ORCID. https://orcid.org/0000-0003-2621-8107

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Publicado

2020-08-02

Como Citar

PROCOPIO, M. V. R.; PROCOPIO, L. V. F. C.; FREITAS, R. A. M. da M. Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como fonte de análise para um problema de aprendizagem em ciências . Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020010, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/95. Acesso em: 22 dez. 2024.