É preciso calçar as sandálias do neonato para melhorar a empatia clínica

uma análise fatorial

Autores

Palavras-chave:

Alojamento conjunto. Empatia. Recém-nascido. Cuidado centrado no paciente.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o constructo da empatia clínica em profissionais de saúde que atuam na assistência a recém-nascidos de baixo risco. Trata-se de uma pesquisa transversal, realizada entre setembro e dezembro de 2023, em uma maternidade localizada no interior do estado de São Paulo. A Escala de Empatia de Jefferson – versão para Profissionais de Saúde – foi aplicada a 67 profissionais. Os dados foram submetidos à análise fatorial com rotação Varimax. A mediana dos escores foi de 116 pontos, revelando quatro fatores principais: compreensão da mente e da linguagem corporal dos pacientes; emoção e arte; humor e empatia; e vínculos emocionais. Nenhuma variável relacionada ao domínio “calçar as sandálias do paciente” foi incluída. Além disso, 37 profissionais (55,2%) afirmaram não se deixar influenciar por vínculos pessoais com pacientes e familiares. Conclui-se que a empatia clínica pode ser aprimorada, especialmente no cuidado neonatal e nos vínculos afetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Alves Pilati, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de São Carlos. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2186-4073

Cristina Valete, UFSCar

Docente orientadora. Doutora em Epidemiologia. Pós-doutora em Bioética. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6925-4346

Referências

Referências

ACHOLA, Kevin Abidha et al. Implementing the WHO Safe Childbirth Checklist modified for preterm birth: lessons learned and experiences from Kenya and Uganda. BMC Health Services Research, Londres, v. 22, n. 1, p. 294, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12913-022-07650-x. Acesso em: 10 de março de 2025.

ALBUQUERQUE, Aline. Empatia nos Cuidados em saúde. 1. ed. Santana de Parnaíba (SP): Manole, 2023.

ALCORTA-GARZA, Adelina et al. Cross-validation of the Spanish HP-version of the Jefferson Scale of Empathy confirmed with some cross-cultural differences. Frontiers in Psychology, Pully, v. 7, p. 1002, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01002. Acesso em: 3 de maio de 2025.

BIRHANU, Zewdie et al. Predictors of perceived empathy among patients visiting primary health-care centers in central Ethiopia. International Journal for Quality in Health Care, Oxford, v. 24, n. 2, p. 161-168, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/intqhc/mzs001. Acesso em 20 de abril de 2025.

DE BENEDETTO, Maria Auxiliadora Craice e GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde. Interface, Botucatu, v.22, n.67, p.1197-1207, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0218. Acesso em: 3 de maio de 2025.

DE WAAL, Franz. A era da empatia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DÍAZ-NARVÁREZ, Victor et al. Empathy, psychometrics, cut-off points in nursing students from Latin America. International Nursing Review, Genebra, v.70, n.2, p. 185-193, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1111/inr.12783. Acesso em: 10 de abril de 2025.

ELER, Kalline et al. Direito de participação da criança e do adolescente na qualidade e na segurança do seu cuidado: estratégias para sua implementação. Revista Residência Pediatrica, Rio de Janeiro, v. 12, n 3, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://doi.org/ 10.25060/residpediatr-2022.v12n3-624. Acesso em: 3 de maio de 2025.

FERREIRA, Thiago Luiz Queiroz et al. Avaliação da empatia clínica dos estudantes de medicina ao longo do curso utilizando a Escala Brasileira de Empatia Clínica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Ouro Fino, v.25, p.e18952, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e18952.2025. Acesso em: 3 de abril de 2025.

FIGUEIREDO FILHO, Dalson Brito e SILVA JÚNIOR, José Alexandre. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião Pública, Campinas, v.16, n.1, p.160-185, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-62762010000100007. Acesso em: 10 de janeiro de 2025.

FLEISCHACKER, Samuel. Being Me Being You: Adam Smith and Empathy. Chicago: University of Chicago Press, 2019.

FORD, Karen et al. Child Centred Care: Challenging Assumptions and Repositioning Children and Young People. Journal of Pediatric Nursing, Filadélfia, v. 43, p. e39-e43, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2018.08.012. Acesso em: 10 de abril de 2025.

GENEROSO, Alexandre Tadeu Azevedo et al. Elaboração e validação da Escala Brasileira de Empatia Clínica (EBEC): teste-piloto. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.48, n.4, p.e101, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.4-2022-0304. Acesso em: 12 de abril de 2025.

GIORDANO, Vito et al. Pain and sedation scales for neonatal and pediatric patients in a preverbal stage of development: a systematic review. JAMA Pediatrics, Chicago, v. 173, n. 12, p. 1186-1197, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2019.3351. Acesso em: 15 de abril de 2025.

GOLSE, Bernard. Do sentimento de ser ao sentimento de existir no bebê. São Paulo: Instituto Langage, 2023.

GUIDI, Clarissa e TRAVERSA, Chiara. Empathy in patient care: from ‘Clinical Empathy’ to ‘Empathic Concern’. Medicine, Health Care and Philosophy, Holanda, v.24, n.4, p.573-585. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11019-021-10033-4. Acesso em: 3 de maio de 2025.

HEMMERDINGER, Joanne; STODDART, Samuel; LILFORD, Richard. A systematic review of tests of empathy in medicine. BMC Medical Education, Londres, v. 7, p. 1-8, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1472-6920-7-24. Acesso em: 10 de abril de 2025.

HOJAT, Mohammadreza et al. The Jefferson Scale of Physician Empathy: further psychometric data and differences by gender and specialty at item level. Academic Medicine, Filadélfia, v. 77, n. 10, p. S58-S60, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1097/00001888-200210001-00019. Acesso em: 3 de abril de 2025.

HOJAT, Mohammadreza et al. Clinical empathy: definition, measurement, correlates, group differences, erosion, enhancement, and healthcare outcomes. Discover Health Systems, São Francisco, v. 2, n. 1, p. 8, 2023. https://doi.org/10.1007/s44250-023-00020-2. Acesso em: 25 de março de 2025.

IM, Mihae e OH, Jina. Nursing support perceived by mothers of preterm infants in a neonatal intensive care unit in South Korea. Child Health Nursing Research, Gangneung, v.27, n. 2, p.146-159, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4094/chnr.2021.27.2.146. Acesso em: 2 de maio de 2025.

JACKSON, Philip et al. Empathy in paediatric intensive care nurses part 2: Neural correlates. Journal of Advanced Nursing, Hoboken, v.73, n.11, p.2686-2695, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jan.13334. Acesso em: 3 de maio de 2025.

JIN, Yuhua; WU e Yanpeng; LI, Jing. Midwife empathy and its association with the childbirth experience: a cross-sectional study. BMC Pregnancy and Childbirth, Londres, v. 22, n. 1, p. 960, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12884-022-05309-3. Acesso em: 2 de fevereiro de 2025.

KELM, Zak et al. Interventions to cultivate physician empathy: a systematic review. BMC Medical Education, Londres, v. 14, p. 1-11, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-219. Acesso em: 10 de abril de 2025.

MOYA-SALAZAR, Jeel et al. Assessing empathy in healthcare services: a systematic review of South American healthcare workers’ and patients’ perceptions. Frontiers in Psychiatry, Lausanne, v. 14, p. 1249620, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2023.1249620. Acesso em: 10 de março de 2025.

MUFATO, Leandro Felipe e GAÍVA, Maria Aparecida Munhoz. Empatia de enfermeiras com recém-nascidos hospitalizados em unidades de terapia intensiva neonatal. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.35, p.eAPE00492, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO00492 . Acesso em: 10 de abril de 2025.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Saúde das Crianças. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/saude-das-criancas. Acesso em: 3 de maio de 2025.

PARK, Myonghwa; JANG, Insook; GIAP, Thi-Thanh-Tinh. “Walking in the patient’s shoes”: An innovative training method using storytelling to promote knowledge transfer of patient-centered care in hospital: A quasi-experimental study. Nurse Education in Practice, Londres, v.56, p.103199, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103199. Acesso em: 10 de abril de 2025.

PATEL, Sundip et al. Curricula for empathy and compassion training in medical education: a systematic review. PloS one, São Francisco, v. 14, n. 8, p. e0221412, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0221412. Acesso em: 10 de abril de 2025.

RAZI, Mohammed; FOUZIA, Rinat; RAZZAQUE, Mohammed. Decline of empathy among healthcare apprentices. International Medical Education, Londres, v. 2, n. 4, p. 232-238, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ime2040022. Acesso em: 12 de abril de 2025.

STENKJAER, Rikke Louise et al. Evaluation of NICU nurses' competence in pain assessment 5 years after implementation of the COMFORTneo scale. Advances in Neonatal Care, Filadélfia, v. 19, n. 5, p. 409-415, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1097/ANC.0000000000000636. Acesso em: 10 de abril de 2025.

SZEJER, Myriam. Se os bebês falassem. São Paulo: Instituto Langage, 2016.

VALETE, Cristina Ortiz Sobrinho; ALBUQUERQUE, Aline; FERREIRA, Esther Angelica Luiz. Empathic Care of Neonates: A Critical Literature Review. The Permanente Journal, Portland, v. 28, n. 1, p. 46, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.7812/TPP/23.107. Acesso em: 15 de abril de 2025.

VALETE, Cristina Ortiz Sobrinho; ALBUQUERQUE, Aline; FERREIRA, Esther Angelica Luiz. Clinical empathy in a medium and high-risk Brazilian unit. Nursing Ethics, Londres, v. 32, n. 1, p. 212-221, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09697330241238334. Acesso em: 10 de abril de 2025.

ZAKI, Jamil. The War of Kindness. Building Empathy in a Fractured World. New York: Crown, 2019.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Como Citar

Pilati, M. C. A., & Valete, C. (2025). É preciso calçar as sandálias do neonato para melhorar a empatia clínica: uma análise fatorial. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e025030. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2285

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.