O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACERCA DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO BRASILEIRO

LACUNAS E TRANSBORDAMENTOS A SE PENSAR NA PROTEÇÃO INTEGRAL DO ADOLESCENTE

Autores

  • Anniara Lúcia Dornelles de Lima UFSM
  • Renata dos Santos da Costa UFSM
  • Sara Peres Dornelles de Almeida UFSM
  • Jana Gonçalves Zappe UFSM

Palavras-chave:

Adolescente em conflito com a lei. Socioeducação.ProteçãoIntegral

Resumo

O sistema socioeducativo brasileiro é regido por leis fundamentadas na doutrina da proteção integral, mas a precariedade material e humana das instituições socioeducativas e a presença de uma lógica disciplinar dificultam a efetivação da legislação. Para superar estas dificuldades, intervenções baseadas em fatores de proteção e promoção de saúde devem ser oportunizadas. Realizou-se uma revisão de literatura com o objetivo de identificar intervenções baseadas nestes aspectos. Foram selecionados 23 artigos para análise, identificando-se quais fatores protetivos são capazes de promover o desenvolvimento saudável do adolescente em conflito com a lei e que práticas exitosas têm sido desenvolvidas no sistema socioeducativo.

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Biografia do Autor

Anniara Lúcia Dornelles de Lima, UFSM

Graduanda em Psicologia. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Extensão - FIEXUFSM.

Renata dos Santos da Costa, UFSM

Graduanda em Psicologia. UFSM. Bolsista FIPE-UFSM.

Sara Peres Dornelles de Almeida, UFSM

Mestranda em Psicologia. UFSM. Bolsista CAPES.

Jana Gonçalves Zappe, UFSM

Doutora em Psicologia. Professora de graduação e do programa de pós-graduação em Psicologia da UFSM. Pesquisa apoiada com recursos do Programa de Auxílio à pesquisa de recém doutores (“FIPE – Enxoval/UFSM”)

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Lima, A. L. D. de, Costa, R. dos S. da, Almeida, S. P. D. de, & Zappe, J. G. (2025). O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACERCA DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO BRASILEIRO: LACUNAS E TRANSBORDAMENTOS A SE PENSAR NA PROTEÇÃO INTEGRAL DO ADOLESCENTE. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 209–223. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2499

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