A inclusão escolar de estudantes com TEA
reflexões acerca das barreiras atitudinais no espaço escolar
Palavras-chave:
Preconceito. Estereótipo. Marginalização. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Escolar.Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, de que forma os estereótipos e preconceitos em relação aos alunos com TEA impactam no processo de inclusão escolar deles. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Os resultados revelam que situações envolvendo bullying, xingamentos, violência verbal e física, entre outras formas de marginalização contra estudantes com TEA têm sido frequentes, ocasionando sentimentos de inferioridade, medo, depressão, ansiedade dentre outros. Embora tenham ocorrido avanços significativos no sentido de garantir direitos a todos os seres humanos, muito há que fazer para que a escola seja efetivamente inclusiva. Para tanto, é necessário que os diversos atores sociais, partícipes das diversas instituições (gestores, coordenadores pedagógicos, professores etc.), sejam capazes de vencer os próprios preconceitos e que sejam implantadas ações de conscientização e sensibilização sobre o tema do capacitismo, a fim de promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade.
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