A inclusão escolar de estudantes com TEA

reflexões acerca das barreiras atitudinais no espaço escolar

Autores

  • Larissa Nader Kamimura Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sharmilla Tassiana de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Preconceito. Estereótipo. Marginalização. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Escolar.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, de que forma os estereótipos e preconceitos em relação aos alunos com TEA impactam no processo de inclusão escolar deles. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Os resultados revelam que situações envolvendo bullying, xingamentos, violência verbal e física, entre outras formas de marginalização contra estudantes com TEA têm sido frequentes, ocasionando sentimentos de inferioridade, medo, depressão, ansiedade dentre outros. Embora tenham ocorrido avanços significativos no sentido de garantir direitos a todos os seres humanos, muito há que fazer para que a escola seja efetivamente inclusiva. Para tanto, é necessário que os diversos atores sociais, partícipes das diversas instituições (gestores, coordenadores pedagógicos, professores etc.), sejam capazes de vencer os próprios preconceitos e que sejam implantadas ações de conscientização e sensibilização sobre o tema do capacitismo, a fim de promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Nader Kamimura, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Acadêmica do Curso de Direito pela Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3528-9679

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9832-4745

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista múltiplas leituras, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/sharm/Downloads/Alvez-Mazzotti.%20Representa%C3%A7%C3%B5es%20sociais.pdf. Acesso em: 13 ago. 2024.

ANDRADE, R. B. Estereótipos e preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.

ANDRADE, M. L. B. M.; BELO, A. Z. Situação de discriminação contra pessoas com deficiência física baseadas no capacitismo. Revista Multivisões-AESA, Arcoverde, v.1, n. 1, p. 1-14, 2024. Disponível em: https://revistamultivisoesaesa.com.br/index.php/aesa/article/view/5. Acesso em: 01 ago. 2024.

ANGELUCCI, C. B. et al. Escolarização e preconceito: lembranças de jovens com e sem deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 243-250, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/wTFfBzbJMYTppvpvd6jkN7S/?format=html&lang=pt#. Acesso em: 01 ago. 2024.

APA – ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V). 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BECKER, K. L. Como a deficiência afeta a educação e o trabalho de jovens no Brasil. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 1009-1039, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/hmGfVTSPTTp7M3VQNCgsfBj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 01 ago. 2024.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF: Presidência da República, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007 2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 01 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 01 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 em abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 01 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº13.146, de 06 de junho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 01 ago. 2024.

CUNHA, Y. C. B. Um estudo sobre crianças do Espectro Autista e a inclusão na cidade do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

CRESWEL, J. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.

CROCHÍK, J. L. Preconceito, Indivíduo e Sociedade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 4, n. 3, p. 47-70, 1996, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1996000300004 Acesso em: 01 ago. 2024.

CROCHÍK, J. L. Preconceito, Individuo e Cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

FAGUNDES, K. M. O Capacitismo como barreira atitudinal ao processo de inclusão escolar. [livro eletrônico]. Universidade Estadual de Ponta Grossa: Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3793/5/Produto%20educacional.pdf. Acesso em: 01 ago. 2024.

FALCÃO, C, S. N.; Ana Carina STELKO-PEREIRA, A. C.; Gonçalves ALVES, D. L. G.

Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e217359, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rLmLSfp7CYDzZZpRjV8GGMG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2024.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GLAT, R. (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007.

LEMOS, E. L. M. D. et al. Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 28, n. 3, p. 351-361, set.-dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fractal/v28n3/1984-0292-fractal-28-03-00351.pdf. Acesso em: 01 ago. 2024.

MAGALHÃES, R. C. B. P.; RUIZ, E. M. Estigma e currículo oculto. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p.125-142, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/NkmxGbZTdgVWP4JCtFZY4KG/. Acesso em: 03 ago. 2024.

MARCHESAN, A.; CARPENEDO, R. F. Capacitismo: entre a designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 40, p. 45-55, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26199. Acesso em: 03 ago. 2024.

OLIVEIRA. A. F. T. M.; SCHMIDT, C. Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, e251469, 2023 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/kGRJQ9sZzGjZjLy4zzsBCJJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 01 ago. 2024.

PICCOLO, G. M.; MENDES, E. G. Dialogando com Goffman: contribuições e limites sobre a deficiência. Poíesis Pedagógica, Catalão, v.10, n.1, p.46-63, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/19990. Acesso em: 01 ago. 2024.

REIS, J. G.; ARAÚJO, S. M.; GLAT, R. Autopercepção de pessoas com deficiência intelectual sobre deficiência, estigma e preconceito. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/33882. Acesso em: 01 ago. 2024.

SALVATORI, P. C. G. Ativismo em um mundo (im)perfeito: relações públicas e cidadania para pessoas com deficiência. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

SCHEWINSKY, S. R. A barbárie do preconceito contra o deficiente: todos somos vítimas. Acta Fisiátrica, São Paulo, v.11, n.1, p. 7-11, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102465. Acesso em: 01 ago. 2024.

SILVA, L. M. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 424-561, 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v11n33/v11n33a04.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.

SIMMEL, G. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Revista Mana, Rio de Janeiro, v.11, n.2, p. 577-591, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/WfkbJzPmYNdfNWxpyKpcwWj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2024.

SOUZA, S. T. Representações sociais de acadêmicos do curso de Pedagogia sobre o Transtorno do Espectro Autista. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.

SOUZA, S. T.; YAEGASHI, S. F. R; GONCALVES, K. K. I. Políticas de Inclusão Escolar e o Transtorno do Espectro Autista: considerações sobre leis e marcos históricos. Revista Saber Incluir, Santarém, v. 1, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2543. Acesso em: 01 ago. 2024.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-16

Como Citar

Kamimura, L. N., Yaegashi, S. F. R., & Souza, S. T. de. (2024). A inclusão escolar de estudantes com TEA: reflexões acerca das barreiras atitudinais no espaço escolar. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024032. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1798