INVENTÁRIO DE EMISSÃO DE CARBONO EQUIVALENTE NO CAMPUS DE POÇOS DE CALDAS DA UNIFAL-MG
Palavras-chave:
Gases do efeito estufa, crédito de carbono, inventário de emissão, Protocolo de Quioto.Resumo
A construção do campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas-MG contribuiu para um aumento de emissões de gases do efeito estufa (GEE), uma vez que várias pessoas o acessam diariamente em diferentes turnos fazendo uso de um transporte motorizado já que a distância entre o campus e a cidade é grande. Este trabalho visa identificar e quantificar as emissões de gases do efeito estufa no campus e propor medidas para a mitigação para tais emissões. Para esse fim, realizaram-se pesquisas no campus para o levantamento de dados a respeito dos veículos de alunos e funcionários que o acessam diariamente, das viagens feitas por veículos oficiais, e a emissão indireta por consumo de energia elétrica. Com todos os dados e valores consolidados, utilizou-se a
ferramenta GHG Protocol para estimar a quantidade de toneladas de carbono equivalente emitidas. Para a compensação das emissões foi proposto um replanejamento nas viagens de cunho administrativo, foi proposta a utilização de um sistema de web conferência, além do plantio de árvores para total neutralização das emissões.
Downloads
Referências
BRASIL, Entenda como funciona o mercado de crédito de carbono, 2012. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/04/entenda-como-funciona-o-mercado-de-creditode-carbono>. Acesso em: 07 de março de 2015.
INMETRO, Programa brasileiro de etiquetagem, 2013. Disponível em: <http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx>. Acesso em: 20 de setembro de 2014.
ECOD, COP-18 prorroga Protocolo de Kyoto até 2020, mas resultado é aquém do esperado, 2012. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/dezembro/cop-18-firma-extensao-do-Protocolo-de-kyoto-mas>. Acesso em: 03 de julho de 2015.
GUARIEIRO, L. L. N.; VASCONCELLOS, P.C; SOLCI, M. C. Poluentes atmosféricos provenientes da queima de combustíveis fósseis e biocombustíveis: Uma breve revisão, Ver. Virtual de Química., v.03, n. 05, p. 434-445, 2011.
IEM CARBONO SOCIAL, Inventário Emissões GEE - O que é um Inventário de Emissões de GEE? Disponível em: <http://www.iem-carbonosocial.com/directorio-conteudos/conteudo/8-o-quee-um-inventario-de-emissoes-de-gee>. Acesso em: 07 de março de 2015.
LACERDA, Jeanicolau Simone de. Afinal, quanto carbono uma árvore sequestra?, 2009.
Disponível em: <http://www.oeco.org.br/convidados/23034-afinal-quanto-carbono-uma-arvoresequestra>. Acesso em: 18 maio 2015.
Programa Brasileiro GHG Protocol. WRI (World Resources Institute). Contabilização, Quantificação e Publicação de Inventários Corporativos de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Ed. 2., 2004. Disponível em: <http://ces.fgvsp.br/ghg/cms/arquivos/ghgespec.pdf>. Acesso em: 29 de agosto de 2012.
RETTMANN, Ricardo. O que é e como funciona o Mercado de Carbono? Disponível em: <http://www.ipam.org.br/saiba-mais/O-que-e-e-como-funciona-o-Mercado-de-Carbono-/4>. Acesso em: 07 de março de 2015.
FERREIRA, Daniel Furtado. Estatística básica. Editora UFLA, 2ª ed. rev. Lavras, 2009.
MACIEL, Armando Ferreira et al.. Inventário das Emissões de Gases Poluentes Automotivos Gerados Pelos Veículos que Transitam na UNIFAL-MG, Campus de Poços de Caldas. Trabalho de conclusão de Curso. UNIFAL-MG. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.