UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

Estudo de caso em São José de Ribamar/MA

Autores

  • Diogo Machado de Oliveira Faculdade Pitágoras
  • Pedro Ricardo Costa Bastos Faculdade Pitágoras
  • Manoel Cardoso de Sousa Junior Faculdade Pitágoras
  • Daniel Rocha Pereira Faculdade Pitágoras
  • Glauber Tulio Fonseca Coelho Faculdade Pitágoras

Palavras-chave:

Resíduo, Reciclagem, Construção Civil, São José de Ribamar.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar as aplicações do agregado reciclado e explanar também um estudo de caso referente a uma análise detalhada das Unidades Básicas de Saúdes localizadas em São José de Ribamar/MA. Assim, foi mapeado e catalogado, nesse município, mais de 40 pontos de aterros clandestinos nas regiões de Maiobinha, da Vila Flamengo, da Vila Kiola e da Matinha, no período de 02/06/2015 à 10/06/2015. O acúmulo de resíduos sólidos advindos da construção civil acarreta a existência de diversos pontos de lixo e, com isso, a poluição visual, ambiental, propiciando, ainda, a facilitação da proliferação de agentes patogênicos. A fim de solucionar tal problemática, é possível o reaproveitamento dos resíduos sólidos provenientes
da construção civil mediante o processo de esmagamento e separação, que objetiva a quebra do resíduo e segregando-o de outros materiais, e o de seleção, o qual objetiva a triagem do material por tamanho e utilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Machado de Oliveira, Faculdade Pitágoras

Faculdade Pitágoras, São Luís, Maranhão

Pedro Ricardo Costa Bastos, Faculdade Pitágoras

Faculdade Pitágoras, São Luís, Maranhão

Manoel Cardoso de Sousa Junior, Faculdade Pitágoras

Faculdade Pitágoras, São Luís, Maranhão

Daniel Rocha Pereira, Faculdade Pitágoras

Prof Ms., Faculdade Pitágoras, São Luís, Maranhão

Glauber Tulio Fonseca Coelho, Faculdade Pitágoras

Prof Ms., Faculdade Pitágoras, São Luís, Maranhão

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Construção civil – Agregado reciclados de resíduos sólidos da construção civil-Execução de camadas de pavimentação - procedimento. NBR15115. Janeiro de 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Construção civil – Resíduos sólidos de construção civil e resíduos volumosos- Área de

transbordo e triagem-Diretrizes para projeto de implantação e operação. NBR115114. Janeiro de 2004

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Construção civilResíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes-Aterros-diretrizes para projeto, implantação e operação: NBR 15113. Janeiro de 2004

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Resíduos de construção e resíduos volumosos: NBR 15112/04. Janeiro de 2004

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Resíduos sólidos – Classificação. NBR10004. Novembro de 2004

Resolução 307 do Conselho Nacional do meio Ambiente (CONAMA)

LEVY, S. M. Reciclagem do entulho da construção civil, para utilização como agregado de argamassas e concretos. São Paulo, 1997. Tese de mestrado-Escola Politécnica Universidade de São Paulo

LEVY, S.M. – Pesquisa e normalização existente no país e no exterior sobre RCD-1994, Capturada na htp//www.pcc.usp.org.br. Acesso em 15 de mai. 2015.

PINTO, T. P. – Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana – 1999 -189p – (USP-Tese de Doutorado- Departamento de Engenharia Civil)

PINTO, Tarcísio Pinto. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. ln: Dissertação(Doutorado em Engenharia Civil) Escola Politécnica de Engenharia , USP Universidade de São Paulo, 1999.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Lei Nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010, e Decreto 7.404, de 23 de Dezembro de 2010.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Oliveira, D. M. de, Bastos, P. R. C., Sousa Junior, M. C. de, Pereira, D. R., & Coelho, G. T. F. (2025). UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: Estudo de caso em São José de Ribamar/MA. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 3(3), 111–118. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2555

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.