Utilização de cinzas de lodo agroindustrial na elaboração da argamassa para construção civil

Autores

  • Bruna Paola de Moraes Simoka Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Crisleine Zottis dos Reis Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Hevelin Tabata Boni Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Palavras-chave:

Cinzas de Lodo, Argamassa, Construção Civil.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo utilizar cinzas de lodo, como adição em argamassa de cimento Portland, visando reaproveitar este resíduo, através da sua incorporação na construção civil e garantir o desempenho das argamassas no atendimento às especificações técnicas da ABNT. As frações utilizadas de cinzas foram de 10% a 30%, sendo realizados ensaios com a argamassa fresca e no estado endurecido. Os resultados mostraram que é possível utilizar até 15% de cinzas na argamassa sem comprometer a qualidade do produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 13276: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Preparo da mistura e determinação do índice de consistência. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 13278: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação da densidade de massa e do teor de ar incorporado. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 13279: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação da resistência à tração na flexão e à compressão. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 13280: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação da densidade de massa aparente no estado endurecido. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 15259: Argamassa para revestimento de paredes e tetos – Determinação da absorção de água por capilaridade e do coeficiente de capilaridade. Rio de Janeiro, 2005.

COSTA, F. M. S. Estudo da viabilidade da utilização de cinza de lodo de esgoto como adição em argamassa de cimento Portland. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2014.

FONTES, M. T. A. Potencialidades da cinza de lodo de estações de tratamento de esgoto como material suplementar para a produção de concretos com cimento Portland. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - RJ, 2003.

LIMA, S. A. Análise da viabilidade do uso de cinzar agroindustriais em matrizes cimentícias: estudo de caso da cinza da casca da castanha de caju. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Área de concentração em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2008.

NARCISO, G. S. Argamassa de revestimento de cimento, cal e areia britada de rocha calcária. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais. São Paulo: PINI, 1994.

Downloads

Publicado

2026-01-07

Como Citar

Simoka, B. P. de M., Reis, C. Z. dos, & Boni, H. T. (2026). Utilização de cinzas de lodo agroindustrial na elaboração da argamassa para construção civil. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 3(5), PDF. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2751

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.