O pedagogo(a) na brinquedoteca hospitalar

o brincar como processo de humanização das crianças pré-escolares

Autores

  • Cristina Maiyumi Ardenghi Yoshimoto Universidade Estadual de Maringá
  • Darlene Novacov Bogatschov Universidade Estadual de Maringá
  • Luana Graziela da Cunha Campos Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Organização do ensino., Desenvolvimento do psiquismo., Educação infantil, Jogos de papéis.

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre a atuação do pedagogo em brinquedotecas hospitalares intencionando o desenvolvimento do psiquismo das crianças hospitalizadas. Muitas crianças permanecem um longo período internadas e ficam afastadas das atividades escolares, justifica-se essa investigação pela importância de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento psíquico de crianças hospitalizadas. Para tanto, expressa-se o quantitativo de brinquedotecas hospitalares na região noroeste do estado do Paraná e à luz da teoria Histórico-Cultural discute-se aspectos sobre a atuação do pedagogo nas brinquedotecas. Conclui-se que a ação planejada do(a) pedagogo(a) na brinquedoteca hospitalar é fundamental na continuidade do desenvolvimento da criança hospitalizada.

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Biografia do Autor

Cristina Maiyumi Ardenghi Yoshimoto, Universidade Estadual de Maringá

[1]Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6750-4639

Darlene Novacov Bogatschov, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Pedagogia / Campus de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6072-2174.

Luana Graziela da Cunha Campos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Pedagogia / Campus de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5128-7855.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Ardenghi Yoshimoto, C. M., Novacov Bogatschov, D., & Campos, L. G. da C. (2023). O pedagogo(a) na brinquedoteca hospitalar : o brincar como processo de humanização das crianças pré-escolares. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023009. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/870