About the Journal
Foco e Escopo
ISSN 2359-232X
A Revista Brasileira de Iniciação Científica é uma publicação da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), que tem por objetivo promover a divulgação da produção acadêmica de alunos envolvidos em Programas de Iniciação Científica.
A Revista tem como público-alvo alunos participantes de Programas de Iniciação Científica de instituições de ensino.
Mas também aceita trabalhos feitos por alunos de ensino técnico e de graduação, desde que orientados por professor
Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual.
Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações
Políticas de Seção
Artigos
Política padrão de seção
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
EDITORIAL
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
RESENHAS
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os artigos após submissão são, inicialmente, avaliados quanto ao enquadramento ao escopo da RBIC, o cadastro completo dos autores, as normas e diretrizes informados nas diretrizes aos autores e pela verificação de plágio. Caso não correspondam às diretrizes para submissão, os manuscritos são devolvidos, indicando-se as solicitações requeridas. Essa triagem é realizada pelos editores do periódico. Nosso prazo médio para esta tarefa é de 15 dias, dependendo do fluxo de artigos submetidos à RBIC.
Após TRÊS submissões fora dos padrões a avaliação é arquivada é não mais será avaliada.
Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em duas etapas de avaliação. A primeira por membros do Conselho Consultivo Nacional e a segunda por membros do Conselho Científico Nacional, especialistas na temática do artigo. Na primeira, são avaliados os seguintes itens: adequação ao formato; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template do periódico; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo. Para esta segunda etapa o tempo médio é de 2 meses.
Na segunda etapa de avaliação, o artigo é distribuído aos membros do Conselho Científico Nacional ou Internacional, respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.
Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, 3 meses.
No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.
O processo de avaliação pode ter várias rodadas de avaliação, conforme as avaliações dos pareceristas e correções realizadas pelos autores.
Os artigos que forem para a segunda etapa podem ser:
- Rejeitados. A rejeição sugerida pelos avaliadores será baseada na análise do conteúdo, com foco na metodologia e na validade dos dados, devendo também considerar a fundamentação teórica que embasa o trabalho e o cotejamento da fundamentação teórica com os resultados obtidos.
- Aceitos para publicação. Quando existem apenas pequenas correções que não precisem de outras rodadas de avaliação.
- Aceitos com modificações. Os artigos aprovados com modificações serão reencaminhados aos autores com as considerações dos revisores. Após as correções, o autor reenvia o artigo à revista para verificação do editor e dos revisores, caso estes últimos assim determinarem.
Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos aprovados ficam então disponíveis para publicação em ordem de sequência.
Qualis/CAPES
Qualis/CAPES Avaliação/Evaluation (2017-2020) A4
Diretrizes para submissão
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final.
O número total de autores é TRÊS. Sendo 1 aluno de curso técnico/graduação e 1 professor/orientador; OU 2 alunos técnico/graduação) e 1 professor/orientador OU 1 aluno de curso técnico/graduação, 1 aluno de pós-graduação (mestrando ou doutorando) e 1 professor/orientador.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A RIBC não cobra taxas e não há cobrança de custos de processamento de artigos e envio de artigos (taxas de processamento de artigos (APCs) / cobranças de envio de artigos).
Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices
Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.
ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS
O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 674/2022
http://conselho.saude.gov.br/
Art. 26 São dispensadas de apreciação, pelo Sistema CEP/Conep, as pesquisas que se enquadrem exclusivamente nas seguintes situações:
I - Pesquisa de opinião pública com participantes não identificáveis;
II - Pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011;
III - Pesquisa que utilize informações de domínio público;
IV - Pesquisa censitária realizada por órgãos do governo;
V - Pesquisa realizada exclusivamente com informações ou dados já disponibilizados de forma agregada, sem possibilidade de identificação individual;
VI - Pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;
VII - Pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o indivíduo;
VIII - Atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino, extensão ou treinamento, sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.
- a) não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, Monografias e similares, devendo-se, nesses casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao Sistema CEP/Conep;
- b) caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino, extensão ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao Sistema CEP/Conep.
IX - Pesquisas de mercado;
X - Pesquisas científicas realizadas com células, tecidos, órgãos e organismos de origem não humana, incluindo seus produtos biológicos, desde que não haja interação com participantes de pesquisa ou impliquem a coleta ou o uso de material biológico humano para obtenção deles;
XI - Atividade cuja finalidade seja descrever ou analisar o processo produtivo ou administrativo para fins, exclusivamente, de desenvolvimento organizacional.
A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.
É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP.
Política anti-plágio
Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.
A revista utiliza o programa CopySpider.
A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.
Direitos autorais
Política de Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil,
e-ISSN: 2359-232X
Ano de fundação: 2014