Impacto da produção bibliográfica dos Institutos Federais do Rio de Janeiro

Levantamento na base Scopus dos líderes de grupos de pesquisa

Autores

  • Arthur Azevedo Battisaco Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Vitor Yoshihara Miano Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Arthur Gebhard Martins dos Santos Instituto Federal Fluminense (IFF)

Palavras-chave:

Impacto acadêmico. Institutos federais. Grupos de pesquisa.

Resumo

Na última década os Institutos Federais no Estado do Rio de Janeiro (RJ) apresentaram uma grande expansão em seus grupos de pesquisa, simultaneamente ao crescimento de pesquisadores e artigos em bases de pesquisa. Cabe averiguar se essa expansão foi acompanhada de um maior impacto acadêmico. Foram feitas consultas na base Scopus, para aquisição de indicadores específicos por autor (Líderes de grupos de pesquisa), sendo eles número de artigos e índice-h, visando alcançar os objetivos desta pesquisa. Ao analisar os indicadores, é possível perceber que a ligação entre impacto e o número de grupos de pesquisa é pequena, ou seja, não necessariamente maior número significa maior relevância acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Azevedo Battisaco, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Bacharelando em Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal Fluminense - Macaé. Bolsista e voluntário no Instituto Federal Fluminense.

Vitor Yoshihara Miano, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Administração pela UFF na linha de pesquisa "Estado, Organizações e Sociedade" com titulação obtida em 2013. Professor do IF Fluminense no Campus Macaé nas graduações de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica. Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente de 2014 a 2016. Diretor de Inovação, Pesquisa e Extensão do campus Macaé, de 2016 a 2018. Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Fluminense de 2016 até 2018, como representante dos integrantes da Câmara de Pesquisa e Extensão. Vice-líder do Núcleo de Tecnologia e Trabalho: efeitos sociais, históricos e jurídicos em uma sociedade globalizada do IF Fluminense; pesquisador do Grupo de Pesquisa Programa de Estudos em Reforma do Estado e Governança do PPGAD/ UFF

Arthur Gebhard Martins dos Santos, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Bacharelando em Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal Fluminense - Macaé. Técnico em Automação Industrial através do SENAI - Macaé/RJ. Bolsista e voluntário no Instituto Federal Fluminense.

Referências

BARRETO, M. L.; ARAGÃO, E.; DE SOUZA; L. E. P. F.; SANTANA T. M. & BARATA, R. B. Diferenças entre as medidas do índice-h geradas em distintas fontes bibliográficas e engenho de busca. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 231-238, Apr. 2013.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Diretório de Grupos de Pesquisa.. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp>. Acesso em: 01 mar. 2019.

Elsevier at a glance. Elsevier. Disponível em: < https://www.elsevier.com/about/this-is-elsevier >Acesso em: 01 mar. 2019.

FARTES, V. L. B. A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas? Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 44, p. 850-874, 2014.

MATOS, L. B. O Crescimento do Instituto Federal de Brasília com Interesse no Progresso da Pesquisa Tecnológica Institucional. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, 2014.

MEHO, L. I.; YANG, K. Impact of Data Sources on Citation Counts and Rankings of LIS Faculty: Web of Science vs. Scopus and Google Scholar. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.58, n.13, 2007

MIANO, V. Y.; DO COUTO, C. L. P.; DA ROCHA, G. N. M.; BEZERRA, S. N. Grupos de Pesquisa dos Institutos Federais no RJ - crescimento do eixo Pesquisa e suas áreas. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, p. 57-67, 2017.

MIANO, V. Y.; COUTO, C. L. P; RAMOS, A. R. Atipicidades em Grupos de Pesquisa dos Institutos Federais do Rio de Janeiro em 2018. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2018, Loja - Equador. Colóquio Internacional de Gestão Universitária - Gestión de laGobernanza y laEstrategia orientadas al DesarrolloSustentable. Florianópolis - SC: UFSC, 2018.

MONTGOMERY, D.C.; RUNGER, G.C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2012 (5ª Edição).

MOTA, L. M.; CARDOSO, E.A.; SANTOS, L.S. Uma Imagem atual da atividade de pesquisa na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. In: V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Anais. Maceió: IFAL, 2010.

DE LIMA, R. A.; VELHO, L. M. L. S.; DE FARIA, L. I. L. Bibliometria e "avaliação" da atividade científica: um estudo sobre o índice h.Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 03-17, Sept. 2012.

PERUCCHI, V.; GARCIA, J. C. R. Indicadores de produção dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 8, p. 51-64, 2012.

SANTANA, G. A.; SILVA, F. M.; SOBRAL, N. V.; FERREIRA, M. H. W..Indicadores dos grupos de pesquisa da área de Gestão da Informação na Região Nordeste: Um enfoque para a colaboração em artigos de periódicos. Em Questão, v. 20, p. 229-252, 2014.

PINTO, A.C; DE ANDRADE, J.B. Fator de impacto de revistas cientificas: qual o significado deste parâmetro? Quím. Nova, v. 22, p. 448-453, 1999.

THOMAZ, P. G.; ASSAD, R. S.; MOREIRA, L. F. P. Uso do Fator de impacto e do índice H para avaliar pesquisadores e publicações. Arq. Bras. Cardiol., v. 96, p. 90-93, 2011.

MORETTIN P. A.; BUSSAB , W. O. Estatística Básica. Saraiva educação S.A., 2010.

HUNTER, J. D. Matplotlib: A 2D Graphics Environment. Computing in Science & Engineering, v. 9, p. 90-95, 2007.

WASKOM, M. & Seaborn development team. Mwaskom/seaborn. Zenodo, latest v. 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Battisaco, A. A., Yoshihara Miano, V., & Gebhard Martins dos Santos, A. (2021). Impacto da produção bibliográfica dos Institutos Federais do Rio de Janeiro: Levantamento na base Scopus dos líderes de grupos de pesquisa. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021020. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/438