Diálogos investigativos sobre as percepções da Terra e da Lua na perspectiva de estudantes com deficiência visual

Autors/ores

  • Fábio Matos Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"
  • Éder Pires de Camargo Universidade Estadual Paulista, campus de Ilha Solteira
  • Rodolfo Langhi Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru

Paraules clau:

Deficiência Visual, Percepção, Astronomia, Diálogo, Modelo

Resum

A presente pesquisa faz parte de um estudo mais amplo de doutorado intitulado: O céu como Tema Gerador para a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual, onde analisamos as percepções e representações de estudantes com deficiência visual sobre os objetos celestes e seus movimentos. Os resultados apontaram que o diálogo é fundamental para perceber as condições de produção dos sujeitos frente ao desafio de construir modelos que fizessem sentido para si mesmos, além de apresentarem elementos subjetivos e outros impostos pela cultura majoritariamente vidente em sala de aula sobre o fenômeno discutido.

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Biografies de l'autor/a

  • Fábio Matos Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"

    Doutor. Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”

  • Éder Pires de Camargo, Universidade Estadual Paulista, campus de Ilha Solteira

    Livre Docente. Universidade Estadual Paulista, campus de Ilha Solteira

  • Rodolfo Langhi, Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru

    Doutor. Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho

Referències

ALMEIDA, Tamires. S. E ARAÚJO, Filipe. V. Diferenças experienciais entre pessoas com cegueira congênita e adquirida: uma breve apreciação. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Ano 1, v. 1, n.3, jun, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2010.

BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília – DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 29 jun. 2017.

BISCH, S. M. Astronomia no ensino fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e professores. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, USP, 1998.

CAMARGO, E. P. de. Ensino de física e deficiência visual. São Paulo: Plêiade, 2008.

CAMARGO, E. P. de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Ed. Paz e Terra, 1978.

GONZÁLEZ, E. (org.) Necessidades educacionais específicas: intervenção psicoeducacional. Porto Alegre: Artmed, 2007, p.102.

MORTIMER, E.F.; SCOTT, P. Atividade Discursiva nas Salas de Aulas de Ciências: Uma Ferramenta Sociocultural para Analisar e Planejar o Ensino. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre - RS, v.7, n. 3, p. 01-24, 2002.

MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa crítica, Atas do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa (Peniche), 2000, p 7.

RODRIGUES, F. M. O Céu como Tema Gerador para a Educação Inclusiva: desafios e possibilidades a partir da cosmopercepção de estudantes com deficiência visual. 21 de fev. de 2020. 411 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIGOTSKI, L. S. (1997). La colectividad como factor de desarrollo del nino deficiente. Em L. S. Vygotski (ed.), Obras Escogidas: V Fundamentos de Defectología, 2ª Edição (pp. 213-234). Madrid: Visor.

Publicat

2021-02-27

Com citar

Diálogos investigativos sobre as percepções da Terra e da Lua na perspectiva de estudantes com deficiência visual. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021006, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/343. Acesso em: 19 feb. 2026.