Formação de professores(as) de Educação Física nos Institutos Federais

perspectivas baseadas no currículo

Autores

  • Rebeka Martins Florêncio de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Federal Institutes. Teacher Training. School Physical Education.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender os principais saberes problematizados nos cursos de Licenciaturas em Educação Física nos Institutos Federais, procurando analisar as principais características do(a) professor(a) formado(a) nessas instituições educativas. Trata-se de pesquisa documental. Constatamos a oferta da formação de professores(as) em Educação Física em 11 Institutos Federais, distribuídos em 14 campi. Lemos nas plataformas oficiais das instituições os respectivos Projetos Pedagógicos do Curso, os quais foram submetidos a análise temática. Os saberes relacionados à didática são enfatizados, o que condiz com o objetivo da Licenciatura. A diversidade de conteúdo, porém, não impede que o ensino permaneça tradicional, visando preparação e inserção instrumental do(da) licenciando(a) no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Rebeka Martins Florêncio de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal da Paraíba. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8740-5024

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física. Pós-Doutor em Educação. Professor de Educação Física do Instituto Federal de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0420-6490.

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

SOUSA, R. M. F. de; MALDONADO, D. T. Formação de professores(as) de Educação Física nos Institutos Federais: perspectivas baseadas no currículo. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024018, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1803. Acesso em: 5 dez. 2024.