Desvelando Frankensteins
interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física
Palavras-chave:
Currículo – Estudos Culturais – Formação de Professores.Resumo
Diante da constatação de representações distorcidas sobre a docência na Educação Física em um grupo de professores recém-formados, procuramos investigar os currículos que acessaram a fim de averiguar a existência de relações entre a experiência formativa e as identidades docentes. Recorrendo à bricolagem de métodos de pesquisa e aos Estudos Culturais, enquanto referencial teórico, as interpretações realizadas sinalizam que os cursos de Licenciatura são os principais responsáveis pela polifonia e confusão conceitual inicialmente constatadas.
Downloads
Referências
APPLE, M. W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez/IPF, 2003.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico. Classes, Códigos e Controle. Petrópolis: Vozes, 1998.
GARCIA, R. L. e MOREIRA, A. F. B. Começando uma conversa sobre currículo. In: Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2008. p.7- 39.
BRACHT, V. Identidade e crise da Educação física: um enfoque epistemológico. In: BRACHT, V. e CRISÓRIO, R. (coords.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003
FORMOSINHO, J. O currículo uniforme pronto-a-vestir de tamanho único. Mangualde, Portugal: Edições Pedago, 2007.
GARCIA, M. M. A., HYPOLITO, Á. M. e VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, Jan./Mar. 2005, vol.31, no.1, p.45-56.
GARCIA, R. L. e MOREIRA, A. F. B. Começando uma conversa sobre currículo. In: Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2008. p.7- 39.
HALL, S. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
KINCHELOE, J. L. e STEINBERG, S. R. Repensar el multiculturalismo. Barcelona: Octaedro, 1999.
___________. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
NEIRA, M. G. O currículo multicultural da Educação Física: uma alternativa ao neoliberalismo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, nº 2, 2006. p. 75-83.
NELSON, C; TREICHLER, P. A. e GROSSBERG, L. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.) Os alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
PACHECO, J. A. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
PARO, V. H. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
POPKEWITZ, T. S. Uma perspectiva comparativa das parcerias, do contrato social e dos sistemas racionais emergentes. In: TARDIF, M. e LESSARD, C. O ofício do professor. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 244-245.
SILVA, T. T. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. São Paulo: Vozes, 1996.
___________. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TARDIF, M. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
TORRES SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.