Desvelando Frankensteins

interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física

Autores

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Currículo – Estudos Culturais – Formação de Professores.

Resumo

Diante da constatação de representações distorcidas sobre a docência na Educação Física em um grupo de professores recém-formados, procuramos investigar os currículos que acessaram a fim de averiguar a existência de relações entre a experiência formativa e as identidades docentes. Recorrendo à bricolagem de métodos de pesquisa e aos Estudos Culturais, enquanto referencial teórico, as interpretações realizadas sinalizam que os cursos de Licenciatura são os principais responsáveis pela polifonia e confusão conceitual inicialmente constatadas.

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Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, é coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar.
(www.gpef.fe.usp.br).

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

NEIRA, M. G. Desvelando Frankensteins: interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 189–211, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1131. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARQUEOLOGIA DO SABER

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