Descrédito no sistema eleitoral brasileiro
as narrativas em disputas no Twitter e os influenciadores digitais nas eleições de 2022
Palavras-chave:
Extrema direita. Twitter. Democracia. Bolsonarismo. Disputa de Narrativas. Eleições 2022.Resumo
A pesquisa visa responder quais são as narrativas em torno do descrédito no sistema eleitoral brasileiro em disputa no Twitter nas eleições de 2022 e quem são os influenciadores que fazem com que essa disputa ganhe alcance nas redes sociais de internet. A partir de dados coletados pela API do Twitter, no período de agosto até 02 de novembro de 2022, foi realizada, a partir de uma catalogação, uma análise qualitativa e quantitativa do conteúdo das 100 mensagens mais compartilhadas. Os resultados confirmam que existem narrativas com ataques sistemáticos às instituições, que aumentam a desconfiança na democracia liberal participativa, colocando em xeque o processo democrático e possibilitando a ascensão da extrema direita e discurso de ódio.
Downloads
Referências
AGUIAR, L.; BARRETO DE SOUSA, D. L. A figura do influencer: Uma reflexão sobre o bolsonarismo e a campanha do deputado André Fernandes. Revista Brasileira de Estudos da Mídia, Natal, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevisBraEstudoMidia/article/view/31997. Acesso em: 26 jul. 2024.
ARAÚJO, M. C. Capital Social. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BALBE, R. O Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão Pública: Exemplos no Governo Federal. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 61, n.2, p. 189 - 209, Abr/Jun, 2010. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1613. Acesso em: 08 dez. 2023
CASERO-RIPOLLÉS, A. Influencers in the Political Conversation on Twitter: Identifying Digital Authority with Big Data. Sustainability, Basel, v. 13, n. 5, p. 2851, 6 mar. 2021.
CASTELLS, M. Communication Power. 2.ed. New York: Oxford University Press, 2009.
CASTELLS, M. A Ruptura: A crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
CAVALCANTE, S. Classe média e ameaça neofascista no Brasil de Bolsonaro. Crítica Marxista, Campinas, n.50, p.121-130, 2020. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=536937>. Acesso em: 08 dez. 2023
CESARINO, L. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, São Paulo, v.1, n. 1, fevereiro, p.91-120, 2020. Disponível em: <https://www.academia.edu/download/62205827/numero1_volume1_fev2020_cesarino20200226-14293-ugynyh.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023
COSTA, R.; VENANCIO, R. Pluralismo democrático e o horário gratuito de propaganda eleitoral. Aurora, São Paulo, v. 6, n.17, p. 16-31, 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/aurora/article/view/14844>. Acesso em: 08 dez. 2023
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo editorial, 2017.
DIAS DOS SANTOS, P.; LUIS DE CAMARGO PENTEADO, C.; DAMACENO DE ALMEIDA, L.; HIDEKO GOYA, D. Democracia sob ataque: polarização política e produção de conteúdos hostis no Twitter nas eleições de 2022. Revista Debates, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 41–62, 2023. DOI: 10.22456/1982-5269.129776. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/129776. Acesso em: 08 dez. 2023.
DOS SANTOS JUNIOR, M. A. Plataformização da comunicação política: governança algorítmica da visibilidade entre 2013 e 2018. E-Compós, Brasília, v. 24. 2021. Disponível em: <https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2101>. Acesso em: 30 out. 2023
DOURADO, T.; GOMES, W. O que são, afinal, fake news, enquanto fenômeno de comunicação política?. COMPOLÍTICA, 8. Anais. Brasília, 2018 Disponível em: <http://compolitica.org/novo/anais/2019_gt6_Dourado.pdf>. Acesso em: 24 set. 2023
FABRO, C. O que é API e para que serve? Cinco perguntas e respostas, Techtudo, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/06/o-que-e-api-e-para-que-serve-cinco-perguntas-e-respostas.ghtml. Acesso em: 08 dez. 2023
FONTES, F. L. de L.; MENEZES, M.; LAVOR, L.; LIMA, I. C.; LIMA, L. S.; MOURA, E. G. A.; ARAUJO, M. L. A. de. From participatory democracy to de-democratization in Brazil: institutions of participation in crisis. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 5, p. e48911528534, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28534. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28534. Acesso em: 08 dez. 2023
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. 5.ed. São Paulo: Editora Unesp, 1991
HENRIQUES, M. (Des)Confiança Institucional e Públicos Vulneráveis em Situação de Emergência. Revista Dispositiva, Belo Horizonte, v.12, n. 21, p. 5-19, 2023. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/dispositiva/article/view/29420. Acesso em: 25 jul. 2023
HJARVARD, S. (2014). Da Mediação à Mediatização: A Institucionalização das Novas Mídias. Parágrafo, São Paulo, v. 3, n. 2, julho-dezembro, 2015. Disponível em: <https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/331>. Acesso em: 19 fev. 2023
JACOB, J.; FONSECA, M. Aspectos históricos do processo de criação da Justiça Eleitoral no Brasil: Republicanismo, Tenentismo e Coronelismo. Revista Brasileira de Pesquisas Jurídicas (Brazilian Journal of Law Research), Avaré, v. 2, n. 1, p. 143-173, 2021. Disponível em: <https://www.academia.edu/download/86179972/26.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2023.
LACLAU, E. On Populist Reason. Londres: Verso, 2005.
LEVITSKY, S.; ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
LOUREIRO, J. V. Experiência Democrática na Ponta dos Dedos: Digitalização, riscos e desafios contemporâneos. INTERSEÇÕES, Rio de Janeiro, v. 24 n. 2, p.326-345, out, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/70831. Acesso em: 08 dez. 2023
MUHAMMAD, M.; NIRWANDY, N. A Study on Donald Trump Twitter Remark: A Case Study on the Attack of Capitol Hill. Centre for Media and Information Warfare Studies, Faculty Communication and Media Studies, Selangor, v. 14, n. 2, p. 75-104, 2021. Disponível em: https://ir.uitm.edu.my/id/eprint/46937/1/46937.pdf. Acesso em: 08 dez. 2023
NÓBREGA, F.; RODRIGUES, A.; SILVA, L. A desconfiança no sistema eleitoral como fator de comprometimento do capital social eleitoral: a descredibilidade que retrocede nos avanços democráticos. REJUR - Revista Jurídica da UFERSA, Mossoró, v. 5, n. 10, jul./dez. 2021, p. 85-106, ISSN 2526-9488, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/rejur/article/view/11028. Acesso em: 29 maio. 2023
OLIVEIRA, S.; TEZZI, M. O papel dos influenciadores digitais na formação da opinião pública, Revista do Instituto de Ciências Humanas, Belo Horizonte, v.17, n.27, 2021- ISSN:2359-0017, 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/27809. Acesso em: 08 dez. 2023
PENTEADO, C. L. de C.; CRUZ JUNIOR, B. G. Ação política na internet na era das redes sociais. Ponto-e-Vírgula, São Paulo, n. 26, p. 109–122, 2020. DOI: 10.23925/1982-4807.2019i26p109-122. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/51518. Acesso em: 31 jul. 2024.
PENTEADO, C. L. de C.; GOYA, D. H.; DOS SANTOS, P. D.; JARDIM, L. Populismo, desinformação e Covid-19: comunicação de Jair Bolsonaro no Twitter. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 22, n.40, p. 239-260, 2022. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/10255. Acesso em: 08 dez. 2023
RECUERO, R. #FraudenasUrnas: estratégias discursivas de desinformação no Twitter nas eleições 2018. Rev. Bras. Linguíst. Apl., Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 383-406, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/vKnghPRMJxbypBVRLYN3YTB/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2022
RECUERO, R; ZAGO, G. Em busca das redes que importam: redes sociais e capital social no twitter. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 81-94, dez. de 2009. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/498. Acesso em: 08 dez. 2023
ROGERS, R. Digital methods. Cambridge, Massachusetts: The Mit Press, 2013.
SILVA, D. SILVA, D. P. Junho de 2013: crítica e abertura da crise da democracia representativa brasileira. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, n. 18, p. 83–110, 2018. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica, 2017. Acesso em: 08 dez. 2023
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.