Formação de professores e narrativas digitais

tendências de investigação e enfoques metodológicos

Autores

  • Nathália Meloni Custódio Universidade Federal de itajubá
  • Alessandra Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
  • Mikael Frank Rezende Junior Universidade Federal de itajubá

Palavras-chave:

Tecnologia educativa, Formação docente, Narrativas digitais

Resumo

Este trabalho, de caráter qualitativo, discute os resultados de uma revisão integrativa sobre as narrativas digitais na formação de professores buscando mapear possibilidades e limites do uso deste tipo de narrativa como um instrumento de coleta de dados. A revisão indica que há uma tendência em usar as narrativas digitais em pesquisas qualitativas bem de associá-las com outros instrumentos/procedimentos de coleta de dados. Há necessidade de mais aprofundamento sobre as possibilidades metodológicas das narrativas digitais tendo em vista seu potencial discursivo multissemiótico para a produção de dados em estudos no campo da educação e da formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Meloni Custódio, Universidade Federal de itajubá

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Itajubá. Bolsista de iniciação científica pelo CNPq (2020), e pela Fapemig (2021 e 2022). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5476-2260

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Letras, tem especialização em Língua Portuguesa e Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. É professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei. Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). Realiza estágio de pós-doutoramento na Universitat de Barcelona em 2023. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5161-9792

Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de itajubá

Graduado em Física, mestre em Educação e doutor em Educação Cientifica e Tecnológica, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Titular da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências nessa instituição. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4622-1998

Referências

ARAÚJO, José Augusto Faria de. Usos e potencialidades das narrativas digitais na formação de professores de geografia - uma experiência no estágio supervisionado. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128783>. Acesso em: 13 out. 2022.

ARGUELHO, Miriam Brum. Aprendi fazendo!: enquanto aprendia, ensinava: formação continuada de professores mediada pelo scratch. 2018. 218f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2018. Disponível em: < https://docplayer.com.br/191532435-Miriam-brum-arguelho-aprendi-fazendo-enquanto-aprendia-ensinava-formacao-continuada-de-professores-mediada-pelo-scratch.html>. Acesso em: 13 out. 2022.

CANANI, Carlos Eduardo. Narrativas digitais de professores: perspectivas educominucativas para as práticas pedagógicas. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Planalto Catarinense, Lages/SC, 2018. Disponível em: <https://data.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/dissertacoes/a1af9441263e40d829e2d651257d1a03.pdf>. Acesso em: 15 out. 2022.

CASTELANO, Karine Lobo. Escrita e autoria escolar: criação e produção de narrativas digitais na

formação de professores. 2017. 128 f. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2017. Disponível em: <http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/2017_karine_010220191644.pdf>. Acesso em: 15 out. 2022.

ERCOLE, Flávia; MELO, Laís Samara; ALCOFORADO, Carla Lúcia. Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. Revista Mineira de Enfermagem. v. 18, n. 1, p. 12-14, jan./mar., 2014. Disponível em: <http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140001>. Acesso em: 30 mar. 2023.

DE PAULO MOURA, K. M. Narrativas digitais na formação de professores: revisão de literatura das produções. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, p. 1-24, jan./dez., 2023. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2029>. Acesso em: 13 out. 2022.

KAPUCU, Munise Seckin; AVCI, Zeynep Yurtseven. The Digital Story of Science: Experiences of Pre-Service Science Teachers Journal of Education in Science, Environment and Health, v. 6, n. 2, p. 148-168, 2020. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1250882>. Acesso em: 05 nov. 2021.

ROBIN, Bernard R. Digital Storytelling: a powerful technology toll for the 21st century classroom.

Theory Into Pratice, n. 47, p. 220-228, 2008. Disponível em: .

Acesso em: 20 jul. 2022.

RODRIGUES, Alessandra. Narrativas digitais e Experiência: exploração de conceitos e implicações para a educação em uma perspectiva humanista. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 18, p. 692-714, 2020. DOI: <https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p692-714>. Acesso em: 02 mar. 2023.

RODRIGUES, Alessandra. Mídias, efeitos de sentido e práticas de leitura e escrita: o que nos contam as narrativas digitais? Leitura: teoria & prática, v. 37, p. 101-113, 2019a. Disponível em: <https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/750>. Acesso em: 12 fev. 2023.

RODRIGUES, Alessandra. A autoria e a narrativa digital na formação de professores de Ciências mediada pelas tecnologias: entrelaçando possibilidades pela escritura de si. Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, p. 276-304, 2019b. Disponível em: <http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/5423>. Acesso em: 13 fev. 2023.

RODRIGUES, Alessandra. Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese. 2017. 274 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20196>. Acesso em: 13 out. 2022.

RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Narrativas digitais na educação e na formação de professores: uma revisão sistemática de literatura. Cadernos de Educação – UFPEL (online), p. 107-130, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/7945>. Acesso em: 10 jan. 2023.

RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, p. 61-83, 2017. DOI: <https://doi.org/10.21814/rpe.8871>. Acesso em: 20 fev. 2023.

RUPPERT, Nancy; ADCOCK, Lee T.; CRAVE, Jared. Digital Storytelling: A Tool for Identifying and Developing Cultural Competence with Preservice Teachers in an Introduction to Middle Level Education Course. Current Issues in Middle Level Education, v. 22, n. 1, p. 31-36, 2017. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1151670>. Acesso em: 20 jan. 2022.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da modernidade. São Paulo: Paulus, 2007.

TOQUETÃO, Sandra Cavaletti. Narrativas digitais multimodais na formação de professores da educação infantil. 2018. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21418>. Acesso em: 15 out. 2022.

WALTERS, Lynne M.; GREEN, Martha R.; WANG, Liangyan; WALTERS, Timothy.

From Heads to Hearts: Digital Stories as Reflection Artifacts of Teachers' International Experience.

Issues in Teacher Education, v. 20, n. 2, p.37-52, fall 2011. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ954570>. Acesso em: 25 jan. 2023.

ULUSOY, Mustafa. Pre-Service Teachers as Creators and Students as Viewers of Children's Literature-Related Digital Stories: A Formative Experiment. International Journal of Progressive Education, v. 16, n. 6, p. 365-389, 2020. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1279898>. Acesso em: 05 nov. 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-10

Como Citar

Meloni Custódio, N., Rodrigues, A., & Rezende Junior, M. F. (2023). Formação de professores e narrativas digitais: tendências de investigação e enfoques metodológicos. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023042. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/924