Custo de diferenciação de produtos em um duopólio de Cournot com demandas de Lancaster por produtos diferenciados

Autores

Palavras-chave:

Organização industrial. Microeconomia. Duopólio de Cournot. Diferenciação de produtos. Custos de diferenciação.

Resumo

O objetivo do presente artigo é introduzir custos de diferenciação de produtos em um duopólio de Cournot a fim de responder a seguinte pergunta, que inspira esta pesquisa: custos de diferenciação geram equilíbrios com diferenciação parcial de produtos, fato observado em mercados reais? Do ponto de vista metodológico adotamos uma modelagem microeconômica de duopólio associada à demanda de Lancaster por produtos diferenciados. Como resultados mostramos que existe um valor crítico para o custo máximo de diferenciação de produtos de forma que, se tais custos são menores do que tal valor crítico, o modelo prevê lucro máximo com diferenciação total dos produtos; já se tais custos são maiores do que tal valor crítico pode haver diferenciação nula, se o custo de diferenciar aumentar rapidamente com o grau de diferenciação, ou diferenciação parcial de produtos, se o custo de diferenciar aumentar mais lentamente com o grau de diferenciação de produtos.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Schneider Ortiz , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharelando em Ciências Econômicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). ORCID: https://orcid.org/0009-0007-8260-9213

João Plínio Juchem Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Matemática Aplicada. Professor no Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7640-6539

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Publicado

2025-07-16

Como Citar

Schneider Ortiz , P. H., & Juchem Neto, J. P. (2025). Custo de diferenciação de produtos em um duopólio de Cournot com demandas de Lancaster por produtos diferenciados. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e025018. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2214

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