Custo de diferenciação de produtos em um duopólio de Cournot com demandas de Lancaster por produtos diferenciados
Palavras-chave:
Organização industrial. Microeconomia. Duopólio de Cournot. Diferenciação de produtos. Custos de diferenciação.Resumo
O objetivo do presente artigo é introduzir custos de diferenciação de produtos em um duopólio de Cournot a fim de responder a seguinte pergunta, que inspira esta pesquisa: custos de diferenciação geram equilíbrios com diferenciação parcial de produtos, fato observado em mercados reais? Do ponto de vista metodológico adotamos uma modelagem microeconômica de duopólio associada à demanda de Lancaster por produtos diferenciados. Como resultados mostramos que existe um valor crítico para o custo máximo de diferenciação de produtos de forma que, se tais custos são menores do que tal valor crítico, o modelo prevê lucro máximo com diferenciação total dos produtos; já se tais custos são maiores do que tal valor crítico pode haver diferenciação nula, se o custo de diferenciar aumentar rapidamente com o grau de diferenciação, ou diferenciação parcial de produtos, se o custo de diferenciar aumentar mais lentamente com o grau de diferenciação de produtos.
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