CORPORIFICAÇÃO DAS ARTES: INVESTIGAÇÃO DO CORPO E DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO ÂMBITO DAS ARTES E VIDA CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
criação. corpo. banner. dançaResumo
Este trabalho tem como objetivo a investigação teórico-prática da relação entre diferentes áreas das artes, como dança , artes visuais, teatro e musica acerca de seus processos de criação sobre o tratamento do corpo na arte e vida contemporânea assim como da criação de estratégias pedagógicas voltadas a tais. A partir desta investigação, e da proposta de inserir nossa pesquisa artística em espaços de apresentação de trabalhos acadêmicos, onde predominam os formatos de comunicação oral e o banner, chegamos a uma estrutura de trabalho que denominamos de CORPOSTER.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. M. e CUNHA, A. P. da (orgs). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
FELDENKRAIS, M. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1977.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: O sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
____________________. Princípios em movimento na pesquisa somático-performativa. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP: São Paulo, 2015.
FORTIN, S. Educação Somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Salvador, Cadernos do Cepe-Cit , n, 2, p.40-55, 1999.
JÚNIOR, J. F. D. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar, 2001.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2008.
HANNA, E. C. What is Somatics? Somatics Educational Resources. Disponível em: <http://www.somatcsed.com/whatIs.html>. Acesso em 10 jun. 2019.
RENGEL, L. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2005.
VIGARELLO, G. e COURTINE, J. (orgs.). História do corpo - as mutações do olhar: o século XX. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
ZAMBONI, S. Pesquisa em arte. Campinas: Autores Associados, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.