Inovações em tempos de pandemia
Facebook como possibilidade para a construção de recursos educacionais - tempos estranhos
Palavras-chave:
Recursos Educacionais, Tecnologias, Aprendizagem Interativa, Processo ColaborativoResumo
Este artigo apresenta uma experiência realizada em contexto pandêmico, na disciplina de Educação e Infância (Pedagogia/UFSM). Compartilhamos o trabalho referente ao uso do Facebook como ferramenta educacional, o qual culminou na criação de um perfil elaborado a partir do referencial vygotskyano. Os conteúdos publicados expõem resultados parciais de grande interação e diálogo para/com aqueles que mantêm acesso à referida rede social. Portanto, a utilização das tecnologias na construção de recursos educacionais se constitui como potente ferramenta de construção de aprendizagem e como possibilidade concreta à formação inicial de professores.
Downloads
Referências
BUNZ, Mercedes. The Need for a Dialogue with Technology. In: SCHAFER, Mirko Tobias; ES, Karin van. (eds). Datafied Society: Studying Culture Through Data. Amsterdan University Press, 2017, p. 249-253.
FLUSSER, Vilém. O Universo das Imagens Técnicas. São Paulo: Annablume, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967
______. Extensão ou comunicação. 8. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. Biblioteca digital da UFP
______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. A educação como prática de liberdade. Paz e Terra, 2014.
KAPLÚN, Mario. Una pedagogia de La comunicación. Madri, Ediciones de La Torre, 1998. Disponível em < http://www.scribd.com/doc/6881539/Mario-Kaplun-Una-Pedagogia-de-la-comunicacion#scribd> Acesso em: 21 de novembro de 2021
______. Processos Educativos e canais de comunicação. In: Comunicação & Educação. São Paulo. 1999. p 68-75
______. Uma pedagogia da comunicação. In: APARICI, Roberto. (org.). Educomunicação: para além do 2.0. Trad. Luciano Menezes Reis. São Paulo: Paulinas, 2014. p. 59 – 78.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro: ensar la educación desde lá comunicación. Revista Nómadas, n.5, Bogotá, setembro, 1996.
MORIN, EDGAR. Ciência com Consciência. Bertrand Brasil, 2000
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1995.
SARTORI, Ademilde Silveira et al. Desenho animado. Blogs e Youtube: Elemento para pensar práticas pedagógicas educomunicativas. In: SARTORI, Ademilde Siveira (org.). Educomunicação e a criação de ecossistemas comunicativos : diálogos sem fronteiras.– Florianópolis: DIOESC, 2014. p. 67 – 86.
SCREMIN, Raquel; ROSA, Rosane. Reflexões sobre possíveis experiências de leitura dos jovens por meio da função lista do Whatsapp. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson (Orgs). Educomunicação: Caminhos entre a pesquisa e a formação, no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação. São Paulo: ABPEDUCOM: Instituto Palavra Aberta, 2021.
SOARES, I. de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, I. de Oliveira. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. In Revista FGV Online. Pp 18-37, 2014. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/revfgvonline/article/view/41468>. Acesso em 20 de novembro de 2021.
SPINELLI, Egle Müller. Tipos de inovação nas empresas informativas e a relevância da dimensão social. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura. V. 15, Nº1. Pp. 64-80, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/21502/14434> Acesso em 21 de novembro de 2021.
VYGOTSKY, L. S. (1988). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo, Ícone e EDUSP.
_______(1991a). A Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes.
_______(1993b). Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.