EQUAÇÕES MATEMÁTICAS E CONCEITOS FÍSICOS APLICADOS A UMA TURBINA EÓLICA VERTICAL DE PEQUENO PORTE
Palavras-chave:
Turbina eólica. Equações matemáticas. Energia renovável.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas equações matemáticas e conceitos físicos aplicados a uma turbina eólica vertical de pequeno porte. A partir dos dados contidos no Instituto Nacional de Meteorologia, como velocidade do vento e densidade do ar, foi possível avaliar se a implementação de uma turbina eólica do tipo Savonius é uma opção viável em algumas cidades dispostas em diferentes regiões do Brasil. As cidades consideradas neste estudo foram Florianópolis, Natal, Goiânia, Manaus e Sorocaba. Com os dados em mãos, equações matemáticas e conceitos físicos esclarecidos, e por meio da ferramenta Microsoft Excel foram obtidas as potências elétricas e os gráficos correspondentes a cada uma das cidades. A escolha das cidades foi feita de forma aleatória para retratar a grandiosidade e a diversidade do Brasil. Os resultados demonstram que as cidades que não pertencem a costa litorânea não apresentam ser uma opção viável para a instalação de turbinas verticais do tipo Savonius, já as cidades da costa litorânea, sobretudo aquelas pertencentes à região nordeste do Brasil mostram ser interessantes para a implementação da turbina Savonius.
Downloads
Referências
BDMEP. Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal/>. Acesso em: 30 mar. 2014.
BRASIL. Potencial eólico. Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito. Ministério de Minas e Energia. Disponível em:
<http://www.cresesb.cepel.br/publicacoes/download/atlas_eolico/mapas_1a.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2014.
ESTADÃO. Relógios de luz. 2010. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/advogado-de-defesa/novo-relogigio-reduz-conta-de-luz/>.
Acesso em: 25 mai. 2014.
LEITE, A. C. G. M. A sustentabilidade empresarial, social e as fontes de energias. Núcleo de Estudo do Futuro. Boletim de Inovação e Sustentabilidade. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuariais. Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo, São Paulo. 2013. Disponível em: <http://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/
programas/administracao/bisus/bisus-2s-2013-v1.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2015.
JACOBI, P. R. Educar na sociedade de risco: o desafio de construir alternativas. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v.2, n.2, p. 49-65, 2007.
MELO, M. S. M. Energia Eólica: aspectos técnicos e econômicos. Dissertação de Mestrado, Planejamento Energético, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012, 137 f. Disponível em:
<http://www.ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/marcelo_melo.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2014.
ÔLO, C. D. V. Projeto de uma Turbina Savonius com utilização de componentes em Fim-de-Vida, 2012, 64 f. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2012. Disponível em:
<http://run.unl.pt/bitstream/10362/8876/1/Olo_2012.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2014.
PEREIRA, M. M. Um estudo do aerogerador de velocidade variável e sua aplicação para fornecimento de potência elétrica constante, 2004, 85 f. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2004. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ppee/files/2008/12/211037.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2014.
REUK. What is a Savonius Wind Turbine, 2006. Disponível em: <http://www.reuk.co.uk/Savonius-Wind-Turbines.html>. Acesso em: 23 mai. 2014.
UOL. How Stuff Works, 2006. Disponível em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/energiaeolica1.htm>. Acesso em: 15 mai. 2014.
UWM. Siłownie Wiatrowe O Pionowej Osi Obrotu. Disponível em: <http://www.uwm.edu.pl/kolektory/silownie/pionowe.html>. Acesso em: 23 mai. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.