ESTUDO DE CASO DE SELO DE EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Gabriela dos Santos Rodolfo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ricardo Nagamine Costanzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

certificação ambiental, selo caixa azul, edificação sustentável, construção civil

Resumo

O uso de certificações ambientais para edificações tem sido utilizado para permitir ações práticas de sustentabilidade no setor de construção civil. O selo Azul da Caixa permite o uso de critérios para analisar o grau de sustentabilidade de uma edificação. Este selo é dividido em seis categorias: Qualidade Urbana; Projeto e Conforto; Eficiência Energética; Conservação de Recursos  Materiais; Gestão da Água e Práticas Sociais. A edificação de estudo foi uma edificação voltada para fins educacionais. Adaptações e exclusões da metodologia selo Azul foram realizadas em alguns critérios para permitir a classificação de sustentabilidade para instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Gabriela dos Santos Rodolfo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluno da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Ricardo Nagamine Costanzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Referências

ABNT. NBR 7212. Execução de concreto dosado em central. Rio de Janeiro, 1984.

ABNT. NBR 15220 - 1 – Desempenho térmico de edificações 5 partes. Rio de Janeiro, 2005.

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ABNT. NBR 15575. - Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 5: requisitos para os sistemas de coberturas. Rio de Janeiro, 2008.

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Shen L.-Y., Lu W.-S., Yao H., Wu D.-H. (2005). "A computer-based scoring method for measuring the environmental performance of construction activities". Automation in Construction 14:297-309.

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Publicado

2025-09-04

Como Citar

Rodolfo, G. dos S., & Costanzi, R. N. (2025). ESTUDO DE CASO DE SELO DE EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 2(3), PDF. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2515

Edição

Seção

Artigos

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