Análise sobre educação ambiental abordada em artigos de divulgação científica

Autores

  • Mariane Grando Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Bruna Luiza Besen Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Juliana Alves da Silva Ubinski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Divulgação da Ciência. Meio Ambiente. Ensino de Ciências.

Resumo

O artigo visa discutir sobre Educação Ambiental, tendo como premissa a diversidade de correntes teóricas e conceituações com que ela é apresentada nos diferentes espaços de divulgação. Neste contexto, há, por exemplo, as revistas de divulgação científica, que são instrumentos de formação de opinião e encontram-se inseridas também no âmbito da educação formal, haja vista serem adotadas nas escolas por professores. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo verificar como a Educação Ambiental é abordada em artigos de Divulgação Científica. Para tanto, foram analisados textos de duas revistas científicas em edições publicadas a partir de 2010, ficando evidente a maior ênfase em conceitos antropocêntricos. Isso pode resultar, ao contrário do que se espera para o ensino de ciências, em um maior distanciamento entre os alunos e as problemáticas socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Grando Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmica de Pedagogia. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Bruna Luiza Besen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmica de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Juliana Alves da Silva Ubinski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação. Brasília, v.25, n. 3, p. 396-404, dez. 1996 <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639> Acesso em: 20 mai. 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições70, 1977.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Brasília, DF, 3ª Edição, 2005. <http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/pronea3.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2018.

BENASSI, C. B. P.; UBINSKI, J. A. S.; ENISWELER, K. C.; PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V.. Divulgação Científica em Educação Ambiental: Possibilidades e Dificuldades. Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 9, n. 17, p. 05-16, jul./dez. 2015.<http://intranet.uniamerica.br/ site/revista/index.php/pleiade/article/view/286> Acesso em: 20 mai. 2017.

BERNARDES, A.O. Poluição Luminosa. Física na Escola. v.12, n.1, p.34-36. mai. 2011.< http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol12-Num1/poluicao1.pdf> Acesso em: 01 jun. 2018.

BUENO, W.C. (2010). Comunicação Científica e Divulgação Científica: Aproximações e Rupturas Conceituais. Inf.Inf, Londrina, v.15, p.1-12, dez. 2010. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/6585/6761 Acesso em: 01 Jun. 2018.

CARVALHO, L.M. (2001). A Educação Ambiental e a formação de professores. In Brasil (org). Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2001, p.55-63.

DANTAS, T. B. Desenvolvimento sustentável versus decrescimento: Educação Ambiental, cidadania ambiental e o modelo técnicopedagógico de agenda ambiental escolar da Secretária de Educação do Município de Manaus. 2011. 203 f. Dissertação (Mestrado Ciências Jurídicas) - Universidade Federal da Paraí¬ba, João Pessoa, 2011.

DIAS, A. M. M.; NOVIKOFF, C.; SOUZA, L. E.S. Laboratórios de aprendizagem de física: resultados de uma experiência pedagógica sustentável. A Física na Escola. v. 12, n.2, p.12-14, out. 2011. < http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol12-Num2/a041.pdf> Acesso em : 01 jun. 2018

ENCARNAÇÃO, B.; ABREU, C.; FERNANDES, T. (Ed.). Revista Ciência Hoje. 2018. Disponível em: <http://www.cienciahoje.org.br/>. Acesso em: 26 mar. 2018.

IRACET, Ê. E.; GIERING, M. E. Divulgação científica para crianças: Narrar para Explicar. Notas de Pesquisa, Santa Maria, v. 1, n. 0, p. 100-103, dez. 2011.<https://periodicos.ufsm.br/nope/article/download/4004/2370> Acesso em: 20 mai. 2017.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, 343p.

LOUREIRO, C. F. B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação. Rio Grande, v.8, n.1, p.37-54, anual. 2003. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897> Acesso em: 26 mar. 2018.

MEGID-NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. 1999 114 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1999.

MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2009.204p.

MORIN, E. O Método: a natureza da natureza. Portugal: Publicações Europa América, 1977. 363p.

NEVES, J. G. A educação ambiental e a questão conceitual. Educação Ambiental em Ação. Novo Hamburgo, s/v, n. 15, dez/fev. 2006. <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=369 > Acesso em: 01 Jun.2018.

REIGOTA, M.O que é Educação Ambiental. São Paulo: Editora Brasiliense, 2009. 71p.

REIGOTA, M. Fundamentos teóricos para a realização da educação ambiental popular. Em Aberto, Brasília, v. 10, n. 49, p. 34-41, jan/mar. 1991.

SPAZZIANI, M. L.; MOURA, R. H. T. A. Educação e divulgação: contribuições para produtos de pesquisas em educação ambiental. Revista Simbio-Logias, v.1, n.1, p. 1-16, mai. 2008. < http://www.ibb.unesp.br/#!/departamentos/educacao/publicacoes-e-produtos-academicos/simbio-logias/revistas/v1---nr1---2008/ >Acesso em: 20 mai. 2017.

SATO, M. Um breve itinerário sobre a Educação Ambiental. In: SANTOS, J. E.; SATO, M. A contribuição da Educação Ambiental à esperança de Pandora. 3ª Edição. São: Carlos, Sp: Editora Rima. 2006. p. 1-10.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p.317-322, mai/ago. 2005. <http://www.foar.unesp.br/Home/projetoviverbem/sauve-ea-possibilidades-limitacoes-meio-ambiente---tipos.pdf > Acesso em: 01 Jun. 2018.

SAUVÉ, L.Una cartografía de corrientes em educación ambiental.In: SATO, Michèle; CARVALHO, I. (Orgs). A pesquisa em educação ambiental: cartografias de uma identidade narrativa em formação. Porto Alegre, Artmed, 2004, p. 17-44.

STUDART, N. et al (Ed.). Revista Física na Escola. 2018. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/fne/>. Acesso em: 26 mar. 2018.

THOMAS, S. Educação Ambiental participativa na promoção da cidadania: Experiência das comunidades urbanas do eixo-forte na cidade de Santarém - PA. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano) - Universidade da Amazônia, Belém, 2010.

UBINSK, J. A. S.. Análise de atividades de complementação curricular na área de Educação Ambiental e suas contribuições à Alfabetização Científica. 2016. 207 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

VELASCO, S. L. Ética argumentativa da libertação e epistemologia da Educação Ambiental problematizadora. Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v.13, s/n, p 64-91, jul/dez. 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Ferreira, M. G., Besen, B. L., Ubinski, J. A. da S., & Strieder, D. M. (2017). Análise sobre educação ambiental abordada em artigos de divulgação científica. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 5(4), 3–17. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1260

Edição

Seção

Artigos