A pesquisa em formação de professores em educação ambiental no Brasil

análise das dissertações e teses defendidas no período de 1981-2020

Autores

  • Vanessa Souto Silvestre IFSP Itapetininga
  • Alexandre Shigunov Neto IFSP Itapetininga

Palavras-chave:

Educação ambiental. Formação de professores. Estado da arte.

Resumo

Esta pesquisa pretende apresentar o mapeamento das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação e disponibilizadas no banco de teses e dissertações brasileiras em educação ambiental (BT&D/EA) sobre a temática da Formação de Professores em Educação Ambiental. Entre os anos de 1981 e 2020 foram defendidas 45 dissertações de mestrado profissional, 673 dissertações de mestrado acadêmico e 64 teses sobre a formação de professores em Educação Ambiental. Metodologicamente utilizamos uma pesquisa do tipo “estado da arte” para mapear as 782 defesas de dissertações e teses sobre Formação de Professores em Educação Ambiental ocorridas nos programas de pós-graduação do Brasil. As pesquisas foram divididas em cinco categorias: políticas públicas e currículo, formação continuada de professores, formação inicial de professores, trabalho docente e estado da arte. Evidencia-se que a categoria mais investigada nas teses e dissertações defendidas até 2020 foi Trabalho Docente com 32,73% do total de pesquisas.

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Biografia do Autor

Vanessa Souto Silvestre, IFSP Itapetininga

Estudante de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Doutoranda em Educação pela UFSCar-Sorocaba. Servidora do IFSP Campus Itapetininga. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1646-9033.

Alexandre Shigunov Neto, IFSP Itapetininga

Doutor em Educação. Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP Campus Itapetininga, IFSP. Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec), ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0633-5237

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Silvestre, V. S., & Shigunov Neto, A. (2024). A pesquisa em formação de professores em educação ambiental no Brasil: análise das dissertações e teses defendidas no período de 1981-2020. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024024. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1705