A pandemia e os professores alfabetizadores

um olhar para a rede pública no sul do Brasil

Autores

  • Gabriel Pôrto César Universidade La Salle
  • Helena Oliveira Santiago Universidade La Salle
  • Karine Isabel Schafer de Brum Universidade La Salle
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle - Unilasalle

Palavras-chave:

Alfabetização. Pandemia. Professores Alfabetizadores. Ensino Público. Desigualdade Social

Resumo

Este trabalho é sobre o impacto da pandemia nos anos iniciais da educação básica. O objetivo consiste em apresentar o ponto de vista e vivências de professores alfabetizadores da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre durante a pandemia. A pesquisa é qualitativa e utiliza um questionário online para obter dados. Os resultados demonstram: a) a desigualdade social é fator determinante ao desenvolvimento das crianças, pois menos da metade acompanha as aulas remotas; b) a importância do apoio familiar à aprendizagem, buscando a autonomia; c) a possibilidade de interação entre professores e estudantes é uma preocupação docente.

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Biografia do Autor

Gabriel Pôrto César, Universidade La Salle

Graduando em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8929-0224  E-mail: gabriel.201311345@unilasalle.edu.br.

Helena Oliveira Santiago, Universidade La Salle

Graduanda em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9452-6163. E-mail: helena.201920228@unilasalle.edu.br.

Karine Isabel Schafer de Brum, Universidade La Salle

Graduanda em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas. ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2811-1792  Email: karine.201810601@unilasalle.edu.br.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade La Salle. Pesquisadora e docente permanente do PPG Educação da Unilasalle

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-13

Como Citar

Pôrto César, G., Oliveira Santiago, H., Isabel Schafer de Brum, K., & Jung, H. S. (2021). A pandemia e os professores alfabetizadores: um olhar para a rede pública no sul do Brasil. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e21015. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/423