Panorama das publicações sobre o ensino de física e astronomia com foco nas pessoas com deficiências visuais
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Pesquisa Bibliográfica, Ensino de Ciências, Metodologias de EnsinoResumo
Este trabalho teve como objetivo principal realizar uma ampla pesquisa bibliográfica (Estado da Arte) a fim de conhecer as pesquisas produzidas no ensino de Física e Astronomia para pessoas com deficiência visual, e produzir um banco de dados para facilitar o acesso a estas pesquisas para professores e pesquisadores. Durante a realização desta pesquisa bibliográfica foram encontrados sobre o tema: 5 livros, 137 artigos, 6 teses e 34 dissertações. Para a análise do material coletado foi utilizada a Análise de Conteúdo. O trabalho evidenciou que há poucas pesquisas nestas áreas de pesquisa, o que torna o ensino brasileiro pouco inclusivo.
Downloads
Referências
BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. BDTD, 2002. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 20 out. 2018.
BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição (Org.). Experimentos para inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física:uma contribuição dos licenciando da UERJ – 2014. Rio de Janeiro: Rede Sirius, 2013. Disponível em:https://www.researchgate.net/profile/Andre_Barbosa22/publication/308740271_Experimentos_para_inclusao_de_alunos_com_deficiencia_visual_em_aulas_de_Fisica_uma_contribuicao_dos_licenciandos_da_UERJ/links/57ed9cf308ae2df364033853/Experimentos-para-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-visual-em-aulas-de-Fisica-uma-contribuicao-dos-licenciandos-da-UERJ.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.
BARCELLOS, Marcília Elis. Conhecimento Físico e Currículo: Problematizando a Licenciatura em Física. 2013. 257 p. Tese (doutorado) – Universidade de São Paulo “Júlio Mesquita Filho”. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, São Paulo, SP. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15052013-104838/publico/Marcilia_Elis_Barcelos.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
BARCELLOS, Marcília Elis; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Licenciatura em física: as novas tendências e a pesquisa em ensino. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Florianópolis, SC, 2009. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis, SC, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1071.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: EDIÇÔES 70, 1977, 229 p.
BASTOS, Fernando (Org.). Ensino de ciências e matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2010. 214 p. Disponível em: http://books.scielo.org/id/3nwyv/pdf/bastos-9788579830860.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.
BORTOLETTO, Adriana et al. Pesquisas em Ensino de Física (2000 – 2007): Áreas temáticas em eventos e revistas nacionais. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Florianópolis, SC, 2007. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis, SC, 2007. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p570.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
BRASIL. Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 out. 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7853.htm. Acesso em: 25 out. 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 30 out. 2018.
BRETONES, Paulo Sergio; MEGID NETO, Jorge. Tendências de Teses e Dissertações sobre Ensino de Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 23, n. 1, p. 7, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/252539762_Tendencias_de_teses_e_dissertacoes_sobre_ensino_de_astronomia_no_Brasil. Acesso em: 21 nov. 2020.
BRETONES, Paulo Sergio; MEGID NETO, Jorge. Tendências de Teses e Dissertações sobre Educação de Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 24, n. 2, p. 35-43, 2005. Disponível em: http://www.paulobretones.com.br/Artigo%20SAB%20v24_n2_2005_Bretones-Megid.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
BRETONES, Paulo Sergio; MEGID NETO, Jorge. A Educação em Astronomia nos Trabalhos das Reuniões Anuais da Sociedade Astronômica Brasileira. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 26, n. 2, p. 55-72, 2006. Disponível em: http://www.paulobretones.com.br/Artigo%20SAB%20v26_%20n2_2006_Bretones-Megid-Canalle.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
CAIXETA, Francisco Carlos Távora de Albuquerque. O direito nazista. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/110484188/26200-26202-1-PB. Acesso em: 10 set. 2018.
CAMARGO, Eder Pires de. O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de Física para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252902. Acesso em: 29 jan. 2019.
CAMARGO, ÉDER PIRES DE. Inclusão e necessidade educacional Especial: compreendendo identidade e diferença por meio do ensino de Física e da deficiência visual. São Paulo: Livraria da Física, 2016. 268 p.
CAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes mobilizados nos contextos da formação em licenciatura em Física e dos estudantes com e sem deficiência visual. 2016. 490 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, SP. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/143042. Acesso em: 29 jan. 2019.
CAMARGO, Eder Pires; NARDI, Roberto; ANJOS, Paola Trama Alves dos. Ensino de Física e Ciências para alunos com deficiência visual e outras deficiências: processo de implantação de nova linha de pesquisa. São Paulo: Editora UNESP, 2010. 89 p. Disponível em: http://books.scielo.org/id/3nwyv/pdf/bastos-9788579830860-04.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.
CAMARGO, Eder Pires. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física. São Paulo: Editora UNESP, 2012. 274 p. Disponível em:http://books.scielo.org/id/zq8t6/pdf/camargo-9788539303533.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.
CAPES. Catálogo de Teses e Dissertações, 2016. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 25 out. 2018.
CARVALHO, Júlio Cesar Queiroz de. Ensino de Física e deficiência visual: possibilidades do uso do computador no desenvolvimento da autonomia de alunos com deficiência visual no processo de inclusão escolar. 2015. 256 p. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015 Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21082015-173525/publico/Julio_Cesar_Queiroz_de_Carvalho.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.
CARVALHO, L.M. et al. A educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica – teses e dissertações. CNPq: Relatório Científico. Rio Claro, UNESP – Rio Claro, UNICAMP, USP – Ribeirão Preto, 2012.
CARVALHO, Raquel Aparecida de; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Estado da Arte do Ensino de Astronomia no Brasil: o que dizem as pesquisas. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, Itapetininga, SP, 2018. Anais eletrônicos [...]. Itapetininga, SP, 2018. Disponível em https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/VI_IC/VI_IC/paper/viewFile/1347/571. Acesso em: 21 nov. 2020.
CARVALHO, Raquel Aparecida de; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Panorama da pesquisa sobre formação de professores no Brasil presente me periódicos da área da educação: análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 e 2016. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n. 4, p. 106-118.
COSTA, Luciano Gonsalves. Apropriação tecnológica e ensino: as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de Física para pessoas com deficiência visual. 2004. 154 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/13754. Acesso em: 29 jan. 2019.
DOMÍNIO PÚBLICO. Biblioteca digital, 2004. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp. Acesso em: 23 out. 2018.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, [S.l.], ano 23, n. 79, p. 257- 272, ago. 2002.
GARCIA, Vera. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade - Parte 1. 2012. Disponível em:https://www.deficienteciente.com.br/a-pessoa-com-deficiencia-e-sua-relacao-com-a-historia-da-humanidade-parte-1.html. Acesso em: 03 set. 2018.
GARCIA, Vera. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade - Parte Final. 2012. Disponível em:https://www.deficienteciente.com.br/a-pessoa-com-deficiencia-e-sua-relacao-com-a-historia-da-humanidade-parte-final.html. Acesso em: 03 set. 2018.
GIL, Marta (Org.). Deficiência Visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. 80 p.
GOOGLE, INC. Google. Disponível em: https://www.google.com/. Acesso em: 10 nov. 2018.
GOOGLE, INC. Google Acadêmico. Disponível em: https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR. Acesso em: 10 nov. 2018.
IANCHE, Gustavo; NARDI, Roberto. Algumas Tendências das Publicações Relacionadas à Astronomia em Periódicos Brasileiro de ensino de física nas Últimas Décadas. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 225-238, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v12n2/1983-2117-epec-12-02-00225.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino de astronomia no Brasil: Educação formal, Informal, Não Formal e Divulgação Científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 14, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172009000400014&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 21 nov. 2020.
LANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90856. Acesso em: 21 nov. 2020.
LOBO, Eduardo. Educação inclusiva: o Brasil está Preparado?.Notícias da Câmara dos Deputados. 03 abr. 2017 Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/510882-educacao-inclusiva-o-brasil-esta-preparado/. Acesso 15: out. 2018.
MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. 365 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252565. Acesso em: 10 maio 2020.
MELLO, Humberto de; MACHADO, Sídio. A Formação Histórica da Educação para Cegos no Brasil: Uma análise Contextualizada das Leis do Império à República. In: SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o ensino e a aprendizagem em discussão, 1., Porto Alegre, RS, 2017. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: RS, 2017. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/assets/artigos/eixo-1/completo-2.pdf. Acesso em: 19 set. 2018.
MOREIRA, Marco Antonio. Ensino de Física no Brasil: Retrospectiva e Perspectivas. Revista Brasileira de ensino de Física, v. 22, n. 1, 2000. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v22a13.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
MOSQUERA, Carlos Fernando França. Deficiência visual na escola inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2012. 164 p.
NARDI, Roberto (Org.). Ensino de Ciências e Matemática, I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. Disponível em: http://books.scielo.org/id/g5q2h/pdf/nardi-9788579830044.pdf#page=111 Acesso: 29 jan. 2019.
NARDI, Roberto. Memórias da Educação em Ciências no Brasil: A pesquisa em Ensino de Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, 2005, pp. 66-101. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/523/319. Acesso em: 21 nov. 2020.
NASCIMENTO, Bruna Laís Campos do, et al. Uso das novas tecnologias no processo ensino- aprendizagem e na divulgação científica. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S.l], v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2128. Acesso em 4 mar. 2019.
PEREIRA, Viviane Antunes; BRISSI, Deidimar Alves. Banco de Dados obre o Ensino de Física e Astronomia para Deficientes Visuais. Disponível em: http://institutopindorama.com.br/cegos/. Acesso em: 12 nov. 2019.
PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/MEC. CAPES, Brasília, 2000. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2018.
REZENDE, Flavia; OSTERMANN, Fernanda; FERRAZ, Gleice. Ensino-aprendizagem de Física no Nível Médio: o estado da arte da produção acadêmica no século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/98779/000707627.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 nov. 2020.
RICARDO, Erick Elisson H. et al. Tendências na Pesquisa em ensino de Física: o estado da arte das publicações no encontro de pesquisa em ensino de Física (EPEF) de 2006 a 2014. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - SNEF, Rio de Janeiro, RJ, 2017. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro, RJ, 2017. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0685-1.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set. /dez. 2006.
SALEM, Sonia. Perfil, evolução e perspectivas da Pesquisa em Ensino de Física no Brasil. 2012. 385 p. Tese (doutorado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo, SP. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13082012-110821/publico/Sonia_Salem.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
SALEM, Sonia; KAWAMURA, Maria Regina D. Ensino de Física no Brasil: Dissertações e Teses (1972 -1992) – Catálogo Analítico. São Paulo: USP, 1992. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342490870_ENSINO_DE_FISICA_NO_BRASIL_CATALOGO_ANALITICO_DE_DISSERTACOES_E_TESES. Acesso em: 21 nov. 2020.
SALEM, Sonia; KAWAMURA, Maria Regina D. Estado da Arte dos Estados da Arte da Pesquisa em Ensino de Física. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, Florianópolis, SC, 2009. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis, SC, 2009. Disponível em: http://docplayer.com.br/47004145-Estado-da-arte-dos-estados-da-arte-da-pesquisa-em-ensino-de-fisica-state-of-the-art-of-the-sates-of-the-art-in-physics-education-research.html. Acesso em: 21 nov. 2020.
SAYÃO, Luís Fernando; SALES, Luana Farias. Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre. Revista Eletrnica de Comunicação Informática & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 76-92, 2014. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/611. Acesso: 4 mar. 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007, 154 p.
SHIGONOV NETO, Alexandre; SILVA, André Coelho da. Pesquisa em Ensino de Física Análise da Publicação em Periódico Internacional entre os anos de 2006 e 2017. Educere et Educare (Versão Eletrônica), v. 13, p. 10, 2019.
SHIGUNOV NETO, A. O que se pesquisa em educação em astronomia: uma análise do periódico Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia no período compreendido de 2004 a 2019. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021002, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/336. Acesso em: 8 abr. 2021.
SILVA, Jéferson Pereira da; TOLEDO, Thiago Andrade de; CARBO, Leandro. Estado da Arte: Utilização do método investigativo na disciplina de Física no Período de 2013-2018. Revista Prática Docente, v. 5, n.1, p. 344-359, 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/622/274. Acesso em: 21 nov. 2011.
SIMÃO, Lucas Emanuel Paulino; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Estado da Arte da Formação de Professores de Física. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, Itapetininga, SP, 2018. Anais eletrônicos [...]. Itapetininga, SP, 2018. Disponível em https://eventos.itp.ifsp.edu.br/index.php/VI_IC/VI_IC/paper/viewFile/1347/571. Acesso em: 21 nov. 2020.
SCIENTIFIC ELETCTRONIC LIBRARY ONLINE. SCIELO, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso#about. Acesso em: 15 out. 2018.
SOUZA, Juciene Teixeira de, et al. Um Ensaio para o Estado da Arte: História da ciência no Processo de Ensino Aprendizagem, da Física. Revista da rede amazônica de educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, jan/jun 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332892081_ESTADO_DA_ARTE_HISTORIA_DA_CIENCIA_NO_PROCESSO_DE_ENSINO_APRENDIZAGEM_DA_FISICA. Acesso em: 21 nov. 2020.
TORRES, Josiane Pereira; SANTOS, Vivian. Conhecendo a deficiência visual em seus aspectos legais, históricos e educacionais. Educação, Batatais, v. 5, n. 2, p. 33-52, 2015.
ULIANA, Marcia Rosa. Formação de professores de Matemática, Física e Química na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual: análise de uma intervenção realizada em Rondônia. 2015. 315 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3560867. Acesso em: 29 jan. 2019.
UPTODOWN. KompoZer. Disponível em: https://kompozer.br.uptodown.com/windows. Acesso em: 03 mar. 2019.
VIVEIROS, Edval Rodrigues de. Miniwaresemótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de Física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador. 2013. 487 p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Faculdade de Engenharia, Bauru, SP. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102073. Acesso em: 29 jan. 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.