Panorama das publicações sobre o ensino de física e astronomia com foco nas pessoas com deficiências visuais

Autores

  • Viviane Antunes Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui
  • Lidiane Aparecida Longo e Garcia Gonçalves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui
  • Deidimar Alves Brissi Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Pesquisa Bibliográfica, Ensino de Ciências, Metodologias de Ensino

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal realizar uma ampla pesquisa bibliográfica (Estado da Arte) a fim de conhecer as pesquisas produzidas no ensino de Física e Astronomia para pessoas com deficiência visual, e produzir um banco de dados para facilitar o acesso a estas pesquisas para professores e pesquisadores. Durante a realização desta pesquisa bibliográfica foram encontrados sobre o tema: 5 livros, 137 artigos, 6 teses e 34 dissertações. Para a análise do material coletado foi utilizada a Análise de Conteúdo. O trabalho evidenciou que há poucas pesquisas nestas áreas de pesquisa, o que torna o ensino brasileiro pouco inclusivo.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-06

Como Citar

Antunes Pereira, V., Longo e Garcia Gonçalves, L. A. ., & Alves Brissi, D. (2021). Panorama das publicações sobre o ensino de física e astronomia com foco nas pessoas com deficiências visuais. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021024. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/464