Educação antirracista na formação de trabalhadores

as possibilidades apresentadas pelos ciclos de estudos sobre histórias e culturas africana, afro-brasileira e indígena

Autores

  • Helena Soares Cardoso
  • Roselene Moreira Gomes Pommer Universidade Federal de Santa Maria
  • Zípora Rosauro Araújo

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Racismo, Educação Étnico Racial

Resumo

As leis 10. 639/2003 e 11.645/2008 ampliaram os debates em torno da história e da cultura indígena, africana e afro-brasileira promovendo, no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, desde 2010, atividades pedagógicas com fins antirracistas. Este texto reflete sobre a pertinência dessas atividades desenvolvidas com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. As atividades referem-se aos Ciclos de Estudos sobre História e Culturas Africanas, Afro-Brasileiras e Indígenas, evento anual que visa refletir sobre o racismo estrutural e institucional e a falta de representatividade vivenciada pelas(os) estudantes negras(os) naquele espaço que pretende ser de educação integral, igualitária e humanística.

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Biografia do Autor

Helena Soares Cardoso

Estudante do Curso Técnico em Eletrotécnica. CTISM/UFSM. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7314-3211

Roselene Moreira Gomes Pommer, Universidade Federal de Santa Maria

Drª em História. CTISM/UFSM. ORCID https://orcid.org/0000-0001-9380-7003

Zípora Rosauro Araújo

Acadêmica do Curso de Ciências Sociais. UFSM. ORCID https://orcid.org/0000-0001-9879-095X

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Soares Cardoso, H., Pommer, R. M. G., & Araújo, Z. R. (2022). Educação antirracista na formação de trabalhadores: as possibilidades apresentadas pelos ciclos de estudos sobre histórias e culturas africana, afro-brasileira e indígena. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021047. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/594