Fluidos magnéticos e suas aplicações para o ensino básico

uma proposta de mediação organizada a partir de um levantamento de atividades experimentais

Autores

  • Bruno Marques Pereira de Souza Universidade de Brasília
  • Priscilla Coppola de Souza Rodrigues Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Fluidos Magnéticos, Experimentação, Ensino Básico, Ensino de Ciências, CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente)

Resumo

Os fluidos magnéticos estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas, seja em sistemas de refrigeração de dispositivos eletrônicos, na limpeza de águas poluídas com óleo ou até no transporte de drogas no corpo humano com fins terapêuticos. Em contrapartida, ainda fazem parte de uma gama de conhecimentos que muitas vezes só são apresentados à cidadãos em processo de formação científica. Buscando colaborar com a construção de uma educação socialmente justa esse trabalho teve como objetivo elencar pesquisas e vídeos de atividades experimentais sobre fluidos magnéticos que possam auxiliar o professor no desenvolvimento dessa temática nas aulas de Ciências.

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Biografia do Autor

Bruno Marques Pereira de Souza, Universidade de Brasília

Licenciado. Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5381-5033

Priscilla Coppola de Souza Rodrigues , Universidade de Brasília

Professora adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade UnB - Planaltina, atuando nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo. Possui doutorado em Química pela Universidade de Brasília (2016) e Mestrado em Química pela Universidade de Brasília (2010). Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Fluidos Complexos, atuando principalmente nos temas: síntese e caracterização de nanocoloides magnéticos. E experiência na área de Ensino de Ciências e de Química para a Educação do Campo.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6165-7733

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Souza, B. M. P. de, & Rodrigues , P. C. de S. (2023). Fluidos magnéticos e suas aplicações para o ensino básico: uma proposta de mediação organizada a partir de um levantamento de atividades experimentais. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023010. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/657