Práticas de produção de textos argumentativos para o Enem em plataformas digitais de informação e comunicação

Autores

  • Beatriz Justus Monteiro Oliveira Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal
  • Sílvio Rodrigo de Moura Rocha Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Produção de textos, Enem, Letramentos digitais, Ensino remoto

Resumo

Este artigo originou-se a partir da observação do processo de escrita de textos dissertativos-argumentativos, com foco voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em plataformas digitais. A metodologia utilizada envolve pesquisa qualitativa e quantitativa, analisando a evolução da escrita através da comparação das notas obtidas entre os alunos do terceiro ano do ensino médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf). Nesse sentido, é abordada uma experiência do uso da tecnologia, em contexto pandêmico, na produção de textos argumentativos, focando em uma metodologia interativa de produção e correção de textos utilizada na disciplina de Língua Portuguesa. 

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Biografia do Autor

Beatriz Justus Monteiro Oliveira, Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal

Estudante do curso técnico em Hospedagem da Cedaf, escola vinculada à UFV. Bolsista CNPq. ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0001-8539-3277.

Sílvio Rodrigo de Moura Rocha, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas. Professor da UFV Campus Florestal. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2164-5257

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Oliveira, B. J. M., & de Moura Rocha, S. R. (2023). Práticas de produção de textos argumentativos para o Enem em plataformas digitais de informação e comunicação. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023015. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/660