Utilização de amortecedor sintonizados por massa para redução de vibração em fuselagem de um helicóptero Esquilo

Autores

  • Carolina Santos Oliveira Embraer
  • Marcelo Greco Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Amortecedores sintonizados por massa. Fuselagem. Elementos Finitos. Análise dinâmica.

Resumo

A modelagem em elementos finitos da fuselagem de um helicóptero AS350-B2 Esquilo é aplicada para simular a aplicação do amortecedor sintonizado por massa na cabine da aeronave. O objetivo é avaliar como os parâmetros que definem o sistema passivo de controle influenciam na redução da amplitude de vibração vertical. A análise modal é empregada para a extração dos modos de vibração e das frequências naturais nas condições livre e de pouso do helicóptero. Posteriormente, a análise dinâmica é realizada para comparar as curvas de resposta em frequência da estrutura com e sem a presença do atenuador de vibração.

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Biografia do Autor

Carolina Santos Oliveira, Embraer

Graduação em Engenharia Aeroespacial. Universidade Federal de Minas Gerais. ORCID 0000-0002-0708-5911

Marcelo Greco, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Engenharia de Estruturas. Universidade Federal de Minas Gerais. ORCID 0000-0001-5500-0225

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Santos Oliveira, C., & Greco, M. (2023). Utilização de amortecedor sintonizados por massa para redução de vibração em fuselagem de um helicóptero Esquilo. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023020. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/822