Bebeteca

importância de um espaço estruturado para a formação de pequenos leitores

Autores

Palavras-chave:

Bebeteca. Desenvolvimento. Infância. Literatura Infantil. Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da bebeteca para o desenvolvimento da criança na primeira infância, à luz dos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, enquanto espaço para humanização, aprendizagem e desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Este artigo expressa um estudo bibliográfico, de campo e qualitativo que se fundamenta em autores da Teoria Histórico-Cultural e outros teóricos contemporâneos, para respaldar uma análise crítica em um espaço bebeteca de uma cidade no interior do Estado do Paraná, evidenciando as implicações da organização deste espaço mediante uma estrutura adequada para atender as crianças em suas especificidades. Os resultados alcançados a partir desta pesquisa evidenciam a importância do espaço bebeteca para o desenvolvimento da criança bem pequena. Concluímos que é necessário a organização da bebeteca com livros, móveis, piso e objetos que apresentem segurança para os bebês e que oportunizem o seu pleno desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Laura Goncales Santana, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Pedagogia. Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-6414-9915

Bruna Thais Rodrigues Furyama , Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação - Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação - UEM. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Membro do grupo de estudos "Grupo de Estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil" - GEFOPPEI (UEM). Membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-4541-8211

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e pós doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (2019). Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1061-5933

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

Goncales Santana, L., Rodrigues Furyama , B. T., & Irie Saito, H. T. (2025). Bebeteca: importância de um espaço estruturado para a formação de pequenos leitores. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e025028. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2315

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