Formação e identidade docente
um estado da arte do gt 08 da anped (2017-2021)
Palavras-chave:
Formação continuada, Formação de professores, Itinerários formativos, Identidade profissional, Trabalho docenteResumo
Analisa-se como os pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT) 08 da ANPEd abordam a formação e identidade docente nos Anais das três últimas edições. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de Estado do Conhecimento e análise de conteúdo. Os resultados apontam que a identidade docente é cultivada pela formação inicial e continuada, pelas experiências e ressignificação de suas práticas, no entanto as políticas educacionais engessam o professor tornando-o produtor de práticas mecanicistas de ensino. Assim, a identidade docente é constituída de conteúdos formativos que desconsideram a trajetória do professor no ensino.
Downloads
Referências
AMARO, Amanda Martins; SILVESTRE, Magali Aparecida. A constituição da identidade profissional de professores formadores de um curso de pedagogia. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
ASTORI, Fernanda B. da Silva. Potencialidades das pesquisas interventivas e das práticas de colaboração em formação continuada nos GTS da ANPED: 2008 a 2019. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.
BARROS, Conceição de Maria Pinheiros; DIAS, Ana Maria Iorio. A formação pedagógica de docentes bacharéis em Educação Superior: construindo o Estado da questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 54, n.40, p.42-74, jan./abr.2016.
BAZZO, Vera.; SCHEIBE, Leda. De volta para o futuro...retrocessos na atual política de formação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1038 Acesso em 23 set. 2022.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência Universitária: formação ou improvisação? Revista Educação, Santa Maria, v.36, n.3, p. 441-453, set./dez.2011.
BENINCÁ, Elli. O senso comum pedagógico: práxis e resistência. Dissertação. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
BRASIL. Lei n. 9.394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 2 de julho de 2019. Altera o Art. 22 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2019. Brasília, DF: Presidência da República, 2019a.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015. Brasília, DF: Presidência da República, 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: Presidência da República, 2019b.
BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01, de 18 de Fevereiro de 2002 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília/BR: Diário Oficial da União, 09 Abr. 2002, Seção 1, p.31.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 8-12, 02 jul. 2015.
BRZEZINSKI, Iria. Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/Anped: travessia histórica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 71–94, 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/6. Acesso em: 28 jan. 2023.
CARVALHO, Raquel Aparecida; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Uma visão da pesquisa sobre formação de professores no Brasil presente em periódicos da área de educação: análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 e 2017. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, vol. 5, n. 3, 2018.
CRUZ, Shirleide P. da Silva. O ciclo de vivência profissional: apontamentos do espaço-tempo de trabalho no Distrito Federal. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
DOURADO, Luiz; SIQUEIRA, Romilson. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva. Textura. v. 24 n. 59 p. 55-77 jul./set. 2022
FALCÃO, Giovana M.; OLIVEIRA, Genira F. O estado da arte sobre a formação de professores no programa alfabetização na idade certa. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati; TREVISOL, Marcio Giusti. Diretrizes curriculares nacionais para a formação continuada dos professores da educação básica: análise comparada dos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Perspectiva (UFSC) (ONLINE), v. 38, p. 1-18, 2020.
FÁVERO, Altair Alberto; PASINATO, Darciel. O docente universitário como profissional pesquisador de sua própria prática. In: Revista Contrapontos – Eletrônica, v.13, n.3, p.195-206, set./dez, 2013.
FERRARO, Alceu Ravanello. A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 47-69, 2005.
FERREIRA, Felipe da Silva; CRUZ, Giseli Barreto da. Narrativas de professores não licenciados na educação básica: sentidos de docência. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
FRANCO, Maira Vieira Amorim; DANTAS, Otília M. A. N. A. A padronização da prática dos professores alfabetizadores: uma análise da formação do PNAIC. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2003. 96 p.
GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr., 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130/217. Acesso em: 25 mai. 2022.
GATTI, Bernardete. Análise das políticas públicas para a formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008.
GOIS, Andréa de Souza; PAIM, Marilane M. W. Formação continuada do/a professor/a alfabetizador/a: um estado do conhecimento. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
JARDIM, Nayara Macedo de Lima; FERENC, Alvanize Valente Fernandes. Formação do docente universitário: dialogando sobre perfis estudantis e as ações dos docentes diante dos sujeitos da aprendizagem. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
LARCHERT, Jeanes Martins. A (re)construção da docência na escola prisional. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
MACHADO, Juliana Brandão. A pesquisa aplicada na formação de professores: reflexões sobre a experiência de um mestrado profissional em educação. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 109-131, 9 maio 2009.
MARTINS, Elcimar Simão; COSTA, Elisangela André da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena. Formação contínua de professores: reflexões a partir de cartas pedagógicas em um ateliê autobiográfico. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
ROMANOWSKI, Joana Paulin.; ENS, Romilda Teodora. s pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 6, n. 19, p. p. 37–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 28 jan. 2023.
PUCCI, Renata H. P.; FERREIRA, Luciana Haddad. Formação, autoria e resistência: a escuta de professoras no tempo-espaço da pandemia da COVID-19. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
REIS, Claudia de Jesus Tietsche; GIRARDELLO, Gilka E. P. Re-união de professores: o compartilhamento narrativo de práticas pedagógicas como ação coletiva de formação continuada. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
SANTOS, Lorene dos. Inserção profissional de professores egressos do PIBID. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
SANTOS, Priscila Bastos Braga. Parâmetros dos documentos oficiais do CERI/ODCE sobre a inovação pedagógica na formação de professores. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. A constituição do ser social professor na materialidade do trabalho docente. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
SILVA, Cláudia Santos da; SILVA, Leonardo Santos; BOSSONI, Larissa Guirao. Diálogo entre formação de professores em continuum e autonomia escolar: reflexão a partir de estudos sobre trabalho docente. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
SOUZA, Aline C. O.; SANAVRIA, Claudio Z. Pressupostos de uma formação continuada de professores e suas contribuições para o entendimento da educação profissional e tecnológica. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 13, p. 05-24, 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n13/n13a02.pdf. Acesso em: 29 mai. 2022.
TREVISOL, Marcio. SCHOENARDIE, Davi Alexandre. Panorama da teoria das competências no ensino superior: análise do banco de teses e dissertações da Capes. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 41, p. 85-107, 2022. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1179. Acesso em: 20 jan. 2023.
ZIEDE, Mariangela K.L.; ARAGÓN, Rosane; LOPES, Daniel de Queiroz. (Re)construindo caminhos de formação docente no estágio curricular. 40ª Reunião Nacional da ANPEd, Online, 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.