Formação e identidade docente

um estado da arte do gt 08 da anped (2017-2021)

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Davi Alexandre Schoenardie Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rogerio Augusto Bilibio Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

Formação continuada, Formação de professores, Itinerários formativos, Identidade profissional, Trabalho docente

Resumo

Analisa-se como os pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT) 08 da ANPEd abordam a formação e identidade docente nos Anais das três últimas edições. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de Estado do Conhecimento e análise de conteúdo. Os resultados apontam que a identidade docente é cultivada pela formação inicial e continuada, pelas experiências e ressignificação de suas práticas, no entanto as políticas educacionais engessam o professor tornando-o produtor de práticas mecanicistas de ensino. Assim, a identidade docente é constituída de conteúdos formativos que desconsideram a trajetória do professor no ensino.

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Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai). Membro da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas, Processos de Educação Superior (RIEPPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior (GEPPES) da Região Sul. Membro institucional do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6127-1750

Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduando em Publicidade e Propaganda, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Bolsista da Matriz de Oportunidades de Projetos Inovadores, da Plataforma das Instituições Comunitárias de Santa Catarina, da Rede ACAFE. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2800-4081

Rogerio Augusto Bilibio, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduado em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Foi Secretário de Educação do Município de Herval D’Oeste, em Santa Catarina, entre 2009 e 2010. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0590-9793

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-03-09

Como Citar

Trevisol, M. G., Schoenardie, D. A., & Bilibio, R. A. (2023). Formação e identidade docente: um estado da arte do gt 08 da anped (2017-2021). Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023007. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/836