Potencialidades e desafios da simulação virtual na perspectiva do ensino em saúde e enfermagem

revisão integrativa

Autores

  • Larissa Fernanda de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Graziela Alvarez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Couto Carvalho Barra Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Simulação por Computador. Treinamento por simulação. Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade. Segurança do Paciente. Tecnologia Educacional.

Resumo

A simulação virtual é uma alternativa inovadora que promove a aprendizagem ativa. O objetivo do estudo foi analisar publicações nacionais e internacionais, quanto às potencialidades e aos desafios a partir do uso de simulação virtual no ensino em saúde e enfermagem. Realizada uma revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/Medline, Scopus, CINAHL e LILACS, no período de 2018 a 2021. Foram incluídos 21 artigos para análise. Predominaram estudos na enfermagem com a utilização de pacientes virtuais. A simulação virtual promove aprendizagem centrada no estudante, autêntica e segura, em diferentes situações. Destaca-se o desafio da escassez de internet rápida. Os resultados ampliam do conhecimento sobre a aplicação de simulações virtuais na educação em saúde, especialmente na enfermagem.

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Biografia do Autor

Larissa Fernanda de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista PIBIC. ORCID http://www.orcid.org/0000-0003-0176-5921

Ana Graziela Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-líder do LAPETEC/GIATE/UFSC. ORCID http://www.orcid.org/0000-0002-3943-9884

Daniela Couto Carvalho Barra, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do LAPETEC/GIATE/UFSC. ORCID http://orcid.org/0000-0003-4560-7706

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-01-02

Como Citar

Oliveira, L. F. de, Alvarez, A. G., & Couto Carvalho Barra, D. (2024). Potencialidades e desafios da simulação virtual na perspectiva do ensino em saúde e enfermagem: revisão integrativa. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024004. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/842