Potencialidades e desafios da simulação virtual na perspectiva do ensino em saúde e enfermagem
revisão integrativa
Palavras-chave:
Simulação por Computador. Treinamento por simulação. Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade. Segurança do Paciente. Tecnologia Educacional.Resumo
A simulação virtual é uma alternativa inovadora que promove a aprendizagem ativa. O objetivo do estudo foi analisar publicações nacionais e internacionais, quanto às potencialidades e aos desafios a partir do uso de simulação virtual no ensino em saúde e enfermagem. Realizada uma revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/Medline, Scopus, CINAHL e LILACS, no período de 2018 a 2021. Foram incluídos 21 artigos para análise. Predominaram estudos na enfermagem com a utilização de pacientes virtuais. A simulação virtual promove aprendizagem centrada no estudante, autêntica e segura, em diferentes situações. Destaca-se o desafio da escassez de internet rápida. Os resultados ampliam do conhecimento sobre a aplicação de simulações virtuais na educação em saúde, especialmente na enfermagem.
Downloads
Referências
AFONSO, G. et al. Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação. Revista Intersaberes, v. 15, n. 34, p. 52-71, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1800. Acesso em 15 de agosto de 2022.
AKSOY, E. Comparing the Effects on Learning Outcomes of Tablet-Based and Virtual Reality-Based Serious Gaming Modules for Basic Life Support Training: Randomized Trial. JMIR Serious Games, v. 7, n. 2, e13442, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.2196/13442. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
AKSOY, E. et al. Performance Monitoring via Functional Near Infrared Spectroscopy for Virtual Reality Based Basic Life Support Training. Front Neurosci, v. 12, n. 13, p. 1336, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fnins.2019.01336. Acesso em: 20 de março de 2022.
BARROS, M. M. A. F. et al. Tecnologias digitais de informação e comunicação como suporte ao Estágio em Odontologia. Revista da Abeno, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 117-126, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.670. Acesso em: 20 de março de 2022.
BOOTH, R. et al. Evaluating a Serious Gaming Electronic Medication Administration Record System Among Nursing Students: Protocol for a Pragmatic Randomized Controlled Trial. JMIR Res Protoc, v. 7, n. 5, p. e138, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.2196/resprot.9601. Acesso em: 20 de março de 2022.
CANT, R. et al. What’s in a name? Clarifying the nomenclature of virtual simulation. Clinical Simulation in Nursing, v. 27, p. 26-30, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.003. Acesso em: 20 de março de 2022.
CASSIANI, S. H. B. et al. The situation of nursing education in Latin America and the Caribbean towards universal health. Rev. LatinoAm. Enfermagem, v. 25, p. E2913, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2232.2913. Acesso em: 20 de março de 2022.
COSTA, R. R. O. et al. Percepções de estudantes de enfermagem acerca das dimensões estruturais da simulação clínica. Sci Med., v. 29, n. 1, e32972, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.1.32972. Acesso em: 20 de junho de 2022.
CUNHA, D. et al. Simulação imersiva virtual na formação contínua em Enfermagem. NURSID: Congresso internacional de investigação, inovação e desenvolvimento em enfermagem. Escola Superior de Enfermagem do Porto. 2017. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/22506. Acesso em: 10 de maio de 2022.
FERREIRA, G.F. et al. O gerenciamento de uma Liga Acadêmica no contexto do distanciamento social: um relato de experiência. Raízes e Rumos, v. 8, n. 2, p. 275-284, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.275-284. Acesso em: 10 de maio de 2022.
FUNG, J. T. C. et al. Evaluation of students' perceived clinical competence and learning needs following an online virtual simulation education programme with debriefing during the COVID-19 pandemic. Nurs Open, v. 8, n. 6, p.3045-54, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1002/nop2.1017. Acesso em: 20 de março de 2022.
KIM, Y. J.; AHN, S. Y. Factors Influencing Nursing Students' Immersive Virtual Reality Media Technology-Based Learning. Sensors (Basel), v. 21, n 23, p. 8088, 2021. Disponível em: http://doi.org.br/10.3390/s21238088. Acesso em: 20 de março de 2022.
LANGFORD, D. J. et al. Evaluation of the Impact of an Online Opioid Education Program for Acute Pain Management. Pain Med. v. 21, n.1, p. 55-60, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1093/pm/pny300. Acesso em: 20 de março de 2022.
LAPUM, J. et al. Design and creation of virtual gaming simulations in nursing education. In: Gordon R., McGonigle D. (Eds.). Virtual Simulation in Nursing Education, p.127-141, 2018. Disponível em: https://connect.springerpub.com/content/book/978-0-8261-6964-8. Acesso em: 20 de março de 2022.
LEE, Y.; KIM, S. K.; EOM, M. R. Usability of mental illness simulation involving scenarios with patients with schizophrenia via immersive virtual reality: A mixed methods study. PLoS One, v. 15, n, 9, p. e0238437, 2020. Disponível em: http://orcid.org/10.1371/journal.pone.0238437. Acesso em: 20 de março de 2022.
MACEDO, A. C.; GÓES, A. R. T. A integração da realidade aumentada em sala de aula: a pesquisa aplicada em colégios públicos do litoral paranaense. Renote, v. 17, n. 1, p. 1-10, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.95655. Acesso em: 20 de março de 2022.
MDLETSHE, S.; OLIVEIRA, M. The Development of a Computer-Based Teaching Simulation Tool to Aid Medical Imaging Educators in Teaching Pattern Recognition. International Journal of Morphology, v. 38, n. 5, p. 1258-1265, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0717-95022020000501258. Acesso em: 20 de março de 2022.
MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, v. 17, n. 4, p.758-64, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 20 de março de 2022.
NEW, K.; EDWARDS, C.; NORRIS, H. Meeting our students’ educational needs during a global pandemic: creating online clinical learning experiences. Teaching And Learning in Nursing. v. 17, n. 1, p. 126-129, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.teln.2021.07.006. Acesso em: 20 de março de 2022.
OLIVEIRA, S.N.; MARTINI, J.G.; CARAVACA-MOREIRA, J.Á. Producción científica sobre la simulación clínica: revisión integrativa de las tesis y disertaciones brasileñas. Simulación Clínica. v. 1, n. 1, p. 45-54, 2019. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/simulacion/rsc-2019/rsc191h.pdf. Acesso em: 20 de março de 2022.
PASKLINSKY, N. et al. Real-time decision-making in chronic illness branching simulation. Mhealth, v.7, p.14, 2021. Disponível em: http://org.br/10.21037/mhealth-19-215. Acesso em: 20 de março de 2022.
REBELO, L. M. B.; SILVA, M. L. A.; NASCIMENTO, A. P. M. O desafiante cenário educacional com a Covid-19: metodologias ativas e tecnologias digitais em debate. Pesquisa e ensino, v. 1, p. e202039, 2020. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/717/965. Acesso em: 20 de março de 2022.
SCHMIDT, C. L.; SOUZA, A. O.; SILVA, L. O uso de metodologias ativas e tecnologias para a educação inovadora na área da saúde: revisão integrativa. Conjecturas, [S.L.], v. 22, n. 5, p. 753-767, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.53660/conj-1009-n02. Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.
SCHNEIDER, M.; HUANCA, C. As contribuições do uso de Ambientes Imersivos para um ensino por competências na Educação Básica: uma revisão integrativa. Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/maryana_schneider.pdf. Acesso em: 10 de abril de 2022.
SOUSA, L.M.M. et al. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Rev Port Enf Reab, 2018; v. 1, n. 1, p. 45-54. Disponível em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/20. Acesso em: 10 de maio de 2022.
VERKUYL, M. et al. Virtual Simulation: An Educator’s Toolking. Canada: Open Library, 2022. Disponível em: https://openlibrary-repo.ecampusontario.ca/jspui/bitstream/123456789/1487/3/VirtualSimEducatorsToolkit-PDFDigital.pdf. Acesso em: 20 de março de 2022.
VERKUYL, M. et al. Comparison of Debriefing Methods after a Virtual Simulation: an experiment. Clinical Simulation In Nursing, v. 19, p. 1-7, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2018.03.002. Acesso em: 20 de março de 2022.
VERKUYL, M. et al. Comparison of Self-Debriefing Alone or in Combination With Group Debrief. Clinical Simulation In Nursing, v. 37, p. 32-39, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2019.08.005. Acesso em: 20 de março de 2022.
VERKUYL, M. et al. Curricular uptake of virtual gaming simulation in nursing education. Nurse Education in Practice, v. 50, p. 102967, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2021.102967. Acesso em: 20 de março de 2022.
VERKUYL, M. et al. Designing Virtual Gaming Simulations. Clinical Simulation in Nursing, v. 32, p. 8-12, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2019.03.008. Acesso em: 20 de março de 2022.
VERKUYL, M. et al. Virtual Gaming Simulation: Evaluating Players' Experiences. Clinical Simulation in Nursing. v. 63;16-22, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2021.11.002. Acesso em: 20 de março de 2022.
VERKUYL, M. et al. Exploring Debriefing Combinations After a Virtual Simulation. Clinical Simulation in Nursing, v. 40, p. 36-42, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2019.12.002. Acesso em: 20 de março de 2022.
VERKUYL, M; HUGHES, M. Virtual Gaming Simulation in Nursing Education: a mixed-methods study. Clinical Simulation in Nursing, v. 29, p. 9-14, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2019.02.001. Acesso em: 20 de março de 2022.
VERKUYL, M.; ROMANIUK, D.; MASTRILLI, P. Virtual gaming simulation of a mental health assessment: a usability study. Nurse Education in Practice, v. 31, p. 83-87, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2018.05.007. Acesso em: 20 de março de 2022.
VIEIRA, I. V. et al. Use of virtual reality equipment to assess the manual dexterity of applicants for ophthalmology residency. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 83, n. 4, p. 294-298, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.20200050. Acesso em: 20 de março de 2022.
ZHANG D. et al. Effect of virtual reality simulation training on the response capability of public health emergency reserve nurses in China: a quasi-experimental study. BMJ Open, v. 11, n. 9, p. e048611, 2021. Disponível em: http://orcid.org/10.1136/bmjopen-2021-048611. Acesso em: 20 de março de 2022.
ZUCATTI, A. P. N. et al. Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, p. e181204, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017. Acesso em: 10 de maio de 2022.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.