Indicadores da aprendizagem colaborativa na educação a distância

recursos digitais utilizados nos ambientes virtuais

Autores

  • Alessandro Aguiar de Paula UNOPAR
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Anna Carolyne Batistella Bianchini Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sarah Emily Alves da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Ensino. Educação a distância. Ambientes virtuais. Recursos digitais. Aprendizagem colaborativa.

Resumo

Este estudo analisou como e quais recursos digitais têm sido indicados nos estudos caracterizados como propostas para aprendizagem colaborativa na educação a distância. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo bibliométrica. A análise de dados deu-se de modo quantitativo e qualitativo, organizada em eixos temáticos construídos a partir da análise dos 30 trabalhos. Os resultados das análises explicitaram os seguintes indicadores promotores da aprendizagem colaborativa na educação a distância, sendo eles: tipos de interações, recursos digitais utilizados para proposta colaborativa de aprendizagem, nível de ensino e mediação pedagógica. Desse modo, muitas TDIC integradas na educação a distância podem promover interações por colaboração entre os participantes durante sua aprendizagem, mas dependendo do tipo de interação requer combinações distintas das mídias e tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Alessandro Aguiar de Paula, UNOPAR

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias. Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7829-1037

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-doutora em Psicologia e Sociedade - Psicologia escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3523-2752

Anna Carolyne Batistella Bianchini, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Direito pela Faculdade Arthur Thomas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7998-6807

Sarah Emily Alves da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0889-0816

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-02-14

Como Citar

Paula, A. A. de, Bianchini, L. G. B., Bianchini, A. C. B., & Silva, S. E. A. da. (2023). Indicadores da aprendizagem colaborativa na educação a distância: recursos digitais utilizados nos ambientes virtuais. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023004. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/862