Indicadores da aprendizagem colaborativa na educação a distância
recursos digitais utilizados nos ambientes virtuais
Palavras-chave:
Ensino. Educação a distância. Ambientes virtuais. Recursos digitais. Aprendizagem colaborativa.Resumo
Este estudo analisou como e quais recursos digitais têm sido indicados nos estudos caracterizados como propostas para aprendizagem colaborativa na educação a distância. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo bibliométrica. A análise de dados deu-se de modo quantitativo e qualitativo, organizada em eixos temáticos construídos a partir da análise dos 30 trabalhos. Os resultados das análises explicitaram os seguintes indicadores promotores da aprendizagem colaborativa na educação a distância, sendo eles: tipos de interações, recursos digitais utilizados para proposta colaborativa de aprendizagem, nível de ensino e mediação pedagógica. Desse modo, muitas TDIC integradas na educação a distância podem promover interações por colaboração entre os participantes durante sua aprendizagem, mas dependendo do tipo de interação requer combinações distintas das mídias e tecnologias digitais.
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