O discurso sobre o uso do cinema para educar crianças

uma análise arqueológica na revista Cinearte (1926-1942)

Autores

  • William Ferreira da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Evelyn Fernandes Azevedo Faheina Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Discurso. Cinema. Educação de crianças. Arqueologia. Cinearte.

Resumo

Este texto comunica os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o uso do cinema na educação de crianças a partir de incursões investigativas na revista Cinearte (1926-1942). A análise das 561 edições da revista, que se encontram disponíveis no acervo digital da Biblioteca Nacional e que foram analisadas com base na abordagem arqueológica do discurso, indicou, de modo geral, a necessidade de selecionar filmes adequados às especificidades do público infantil.

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Biografia do Autor

William Ferreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduando no Curso de Licenciatura em Pedagogia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0483-4534

Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8233-2102

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Ferreira da Silva, W., & Faheina, E. F. A. (2023). O discurso sobre o uso do cinema para educar crianças: uma análise arqueológica na revista Cinearte (1926-1942). Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023024. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/874