Formação inicial de professores

há lugar para a diversidade na docência

Autores

  • Joceane Santos Dornelles Universidade Federal de Santa Maria
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Bittencourt Reginaldo Universidade Federal de Santa Maria
  • Tania Micheline Miorando Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Imaginários, Formação Inicial de Professores, Diversidade

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa “Imaginários, formação e políticas de democratização da educação”, que a partir do mapeamento realizado de cursos, no Sul do Brasil, como Pedagogia, licenciaturas em Química, Matemática, Física e Ciências Biológicas - de Institutos e Universidades Federais -  temos por objetivo apresentar as perspectivas formadoras de currículos que acolheram as orientações das Diretrizes 2/2015 (BRASIL, 2015) e abriam espaço para a diversidade na formação inicial das licenciaturas. A metodologia utilizada é quanti-qualitativa, detendo-se na Análise Documental e de Conteúdo, sobre as DCNs de 2015; questionários e entrevistas, realizadas com os coordenadores, docentes e discentes dos cursos supramencionados. Os resultados indicam que nos documentos e falas dos professores há o reconhecimento acerca da importância da diversidade para a formação inicial de professores, entretanto, ainda há o receio em aprofundar as discussões em disciplinas que se dediquem ao estudo que paute este tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joceane Santos Dornelles, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista da Pesquisa

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Coordenadora da Pesquisa . Líder do GEPEIS.  (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social)

Cristiane Bittencourt Reginaldo, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista da Pesquisa

Tania Micheline Miorando, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Pesquisadora do GEPEIS, vice-líder do grupo.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em 16 de maio de 2022.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 16 de maio de 2022.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 21 de junho de 2021.

CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto III – o mundo fragmentado. Tradução de Rosa Maria Boaventura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987b.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de

Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva: a posição da filosofia na sociedade. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ : Vozes, 2007.

JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. 2. ed. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFNR, 2010.

KESSLER, Cláudia Samuel; SOARES, Josiane Martins e BORGES, Zulmira Newlands. “Curso de Formação Continuada em Gênero e Diversidade”: um espaço de ensino e de aprendizagem conjunta. In: MACHADO, Gabriella Eldereti e OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. (Orgs.) Temas Emergentes à Educação: docências em movimento no contexto atual. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. v.1.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NÓVOA, António. Conhecimento Profissional Docente e Formação de Professores. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd: Revista Brasileira de Educação. V.27. e. 270129, 2022.

PINEAU, Gaston. Histórias de Vida e Alternância. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org.) Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011.

PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Amanhã vai ser maior. O que aconteceu com o Brasil e possíveis rotas de fuga para a crise atual. São Paulo: Planeta do Brasil. 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Dornelles, J. S., Oliveira, V. M. F. de, Reginaldo, C. B., & Miorando, T. M. (2023). Formação inicial de professores: há lugar para a diversidade na docência. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023012. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/905