Formação inicial de professores
há lugar para a diversidade na docência
Palavras-chave:
Imaginários, Formação Inicial de Professores, DiversidadeResumo
Este trabalho é parte da pesquisa “Imaginários, formação e políticas de democratização da educação”, que a partir do mapeamento realizado de cursos, no Sul do Brasil, como Pedagogia, licenciaturas em Química, Matemática, Física e Ciências Biológicas - de Institutos e Universidades Federais - temos por objetivo apresentar as perspectivas formadoras de currículos que acolheram as orientações das Diretrizes 2/2015 (BRASIL, 2015) e abriam espaço para a diversidade na formação inicial das licenciaturas. A metodologia utilizada é quanti-qualitativa, detendo-se na Análise Documental e de Conteúdo, sobre as DCNs de 2015; questionários e entrevistas, realizadas com os coordenadores, docentes e discentes dos cursos supramencionados. Os resultados indicam que nos documentos e falas dos professores há o reconhecimento acerca da importância da diversidade para a formação inicial de professores, entretanto, ainda há o receio em aprofundar as discussões em disciplinas que se dediquem ao estudo que paute este tema.
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