Estimulação precoce em crianças durante a pandemia da covid-19

uma pesquisa-ação

Autores

  • Milena Alícia da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Lindynês Amorim de Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Rillary Caroline de Melo Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Carolina Santana Vieira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Pandemia da covid-19. Desenvolvimento Infantil. Atividades de Estimulação Precoce. Ambiente Escolar.

Resumo

Diante da necessidade de isolamento social causada pela covid-19, surgiu a preocupação com o impacto no desenvolvimento infantil. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças de zero a 36 meses, planejando e implementando atividades de estimulação precoce para regredir ou prevenir atrasos. Diante disso, tratou-se de uma pesquisa-ação, em que participaram 16 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Heloísa Marinho de Gusmão, em Maceió, Alagoas, sendo identificado que todas apresentaram atraso no desenvolvimento após o término do distanciamento social. Entretanto, com as atividades de estimulação, percebeu-se que os atrasos foram minimizados.

 

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Biografia do Autor

Milena Alícia da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Campus A.C. Simões. Membro do grupo de pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente - AISCA/CNPq/UFAL. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8377-8680

Lindynês Amorim de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Campus A.C. Simões. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), vinculado a Escola de Enfermagem (EENF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente - AISCA/CNPq/UFAL. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9749-7938

Rillary Caroline de Melo Silva, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Campus A.C. Simões. Membro do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (AISCA/Cnpq/EENF/UFAL). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1488-1887

Ana Carolina Santana Vieira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Enfermagem (UFAL). Enfermeira (UFAL). Professora adjunta da Escola de Enfermagem da UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (AISCA/Cnpq/EENF/UFAL). Coordenadora do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (PEPPI/UFAL). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7273-1414

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Santos, M. A. da S., Almeida, L. A. de, Silva, R. C. de M., & Vieira, A. C. S. (2024). Estimulação precoce em crianças durante a pandemia da covid-19: uma pesquisa-ação. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024015. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/936