Uma proposta de trabalho com o gênero discursivo conto de fadas nas aulas de língua portuguesa para alunos(as) dos anos iniciais do ensino fundamental a partir das relações étnico-raciais

Autores

  • Ariane Claudia Bonfim da Hora Universidade de Pernambuco - UPE
  • Jonathas de Paula Chaguri Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Conto de Fadas. Relações Étnico-Raciais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é didatizar o gênero discursivo conto de fadas nas aulas de língua portuguesa no 2º ano das séries iniciais do ensino fundamental. A problemática que configura esta pesquisa centra-se da seguinte forma: De que modo os contos de fadas nas aulas de língua portuguesa podem contribuir para a formação humana da criança? Como resultado final, os dados analisados resultaram na elaboração de uma proposta de intervenção didático-pedagógica com o gênero conto de fadas a partir da temática das relações étnico-raciais nas aulas de língua portuguesa para alunos(as) do 2º ano das séries iniciais do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Ariane Claudia Bonfim da Hora , Universidade de Pernambuco - UPE

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7920-9741

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. É associado da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, produção didático-pedagógica, historiografia da educação pública e intelectuais. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7525-9653

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-02

Como Citar

Hora , A. C. B. da, & Chaguri, J. de P. (2022). Uma proposta de trabalho com o gênero discursivo conto de fadas nas aulas de língua portuguesa para alunos(as) dos anos iniciais do ensino fundamental a partir das relações étnico-raciais . Revista Brasileira De Iniciação Científica, 9, e022009. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/595