Evaluación de las condiciones de accesibilidad e inclusión de la biblioteca de Ifsul - câmpus Sapucaia do Sul
proyecto de biblioteca accesible
Palabras clave:
Accesibilidad, Inclusión, BibliotecasResumen
El presente artículo tiene como objetivo evaluar las condiciones de accesibilidad e inclusión de la biblioteca del Instituto Federal Sul-rio-grandense - câmpus Sapucaia do Sul para la atención de personas con discapacidad. Es una sección de la investigación de iniciación científica "Biblioteca Acessível". Se realizó una investigación exploratoria de carácter descriptivo, y de abordaje mixta, mediante revisión de literatura e investigación de campo. La recolección de datos ocurrió a través del instrumento de evaluación de las condiciones de accesibilidad en bibliotecas puesto a disposición por la Federación Brasileña de Asociaciones de Bibliotecarios (2018). Las conclusiones se dirigen a la mejora de la accesibilidad de la biblioteca.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 4. ed. Rio de Janeiro, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15599: acessibilidade - comunicação na prestação de serviços. Rio de Janeiro, 2008.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 19 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 5296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 12 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 6949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF: Presidência da República, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 19 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 7559, de 1º de setembro de 2011. Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm. Acesso em: 19 out. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_te
cnico_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 02 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios
básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com
mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 23 fev. 2014.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da
Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da
República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 19 out. 2022.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Cartilha do Censo 2010 - Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://inclusao.enap.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/cartilha-censo-2010-pessoas-com-deficienciareduzido-original-eleitoral.pdf. Acesso em: 20 out. 2022.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.ufpb.br/lacesse/contents/documentos/legislacao-internacional/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-2007.pdf/view. Acesso em: 10 jan. 2023.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS. Instrumento de avaliação das condições de acessibilidade em bibliotecas (checklist). 2018. Disponível em: https://www.acoesfebab.com/checkliston. Acesso em: 2 abr. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MAIS DIFERENÇAS. Fortalecimento de bibliotecas acessíveis e inclusivas: manual orientador. São Paulo: Mais Diferenças, 2016.
MARUYAMA, Aparecida Tapia; SAMPAIO, Paulo Ricardo Souza; REHDER, José Ricardo Lima. Percepção dos professores da rede regular de ensino sobre os problemas visuais e a inclusão de alunos com baixa visão. Revista Brasileira de Oftalmologia, v. 68, n. 2, p. 73–75, mar. 2009.
MEZZARI, Vanessa Caroline. A LIBRAS como elemento de acessibilidade informacional para o surdo no mercado de trabalho. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/37983/R%20-%20D%20-%20VANESSA%20CAROLINE%20MEZZARI.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 out. 2022.
NICOLETTI, Tamini Farias. Checklist para bibliotecas: um instrumento de acessibilidade para todos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, RS, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/28114. Acesso em: 2 abr. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes. 1975. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_def.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.
PUPO, Deise Tallarico; MELO, Amanda Meincke; FERRÉS, Sofia Pérez. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: São Paulo, 2006.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Workshop Tecnologia Assistiva na Biblioteca: Operação e Uso. São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/AcessibilidadeemBibliotecasP%C3%BAblicasTecnologia-AssistivanaBiblioteca.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Educação Profissional: Desenvolvendo Habilidades e Competências. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES, 3, 2006, Brasília. Anais [...] Brasília, 2006.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 4. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.