Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Artigo discute algumas questões importantes sobre a ética nas pesquisas da área de Educação e Ensino
O artigo “Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo professor Ivan Fortunato e pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Publicado na seção temática "Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica", no vol. 41 (2023) da revista Horizontes (Webqualis/CAPES A2); trata-se de um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.
Aborda o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino, mencionando a importância basilar da Resolução CNS 510/2016. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em relação às suas pesquisas com seres humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não há o cuidado da submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação dos registros de consentimento e assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos de técnicas estatísticas. Quanto aos periódicos, há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.
Os autores são editores dos periódicos do IFSP, campus de Itapetininga, os quais adotam o sistema CEP/CONEP como condição indispensável para submissão de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos.
O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639 -
O número total de autores é TRÊS. Artigos com 2 autores devem obrigatoriamente ter um aluno de curso técnico ou graduação e 1 professor/orientador. Já os artigos com 3 autores obrigatoriamente devem ter 2 alunos de cursos técnicos/graduação ou 1 aluno de curso técnico/graduação e 1 aluno de pós-graduação (especialização, mestrando ou doutorando) e 1 professor/orientador.
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ATENÇÃO AO SUBMETER SEU TEXTO PARA A REVISTA!
Os trabalhos que não cumprirem as DIRETRIZES PARA AUTORES (ENVIO DE ARTIGOS), bem como, o preenchimento dos METADADOS, tais como: Título apenas a primeira letra em maiúsculo (NÃO INSERIR EM MAIÚSCULO TOTAL); palavras-chave, dados de todos os autores e os demais campos de indexação, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. Submissões que não usarem o MODELO DE ARTIGOS disponível na página da RBIC terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. É obrigatório a inclusão do histórico escolar do aluno/autor. Todo trabalho que não seguir rigorosamente as normas de submissão, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS! -
IMPORTANTE! Após TRÊS submissões fora dos padrões a avaliação é arquivada e não mais será avaliada.
- O sistema não está enviando comprovante de submissão. Os editores, em hipótese alguma, emitem declarações e/ou certificados de submissão ou aprovação de trabalhos. Favor não insistir!
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Também não aceitamos textos que tenham sido publicados em eventos científicos.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
- O artigo submetido deve ter os dados dos autores (Orcid, biografia, IES)
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está fonte Times New Roman tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado, recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
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As submissões podem ser feitas continuamente. Os trabalhos submetidos devem ser artigos técnico-científicos, elaborados por estudantes de cursos técnicos ou alunos de graduação, sendo obrigatória a participação de professor/orientador como autor. Deve-se incluir como documento suplementar histórico escolar do/a primeiro/a autor/a
Caso a submissão seja feita por egresso de curso técnico ou superior, esta somente poderá ser feita até 4 meses após a conclusão do curso. - Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final. O número total de autores é TRÊS, sendo um aluno de curso técnico ou graduação, 1 professor/orientador e 1 doutorando ou mestrando. Portanto, artigos com 2 autores devem obrigatoriamente ter um aluno de curso técnico ou graduação e 1 professor/orientador. Já os artigos com 3 autores obrigatoriamente devem ter 2 alunos de cursos técnicos/graduação ou 1 aluno de curso técnico/graduação e 1 aluno de pós-graduação (mestrando ou doutorando) e 1 professor/orientador.
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Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.
Trabalhos enviados no idioma (inglês ou espanhol) precisam, no ato da submissão, apresentarem declaração de revisão de profissional especializado em revisões na língua específica. É obrigatório incluir o diploma de graduação do profissional, em documentos suplementares. - Todos os autores do artigo devem ser identificados no ato da submissão. Em NENHUMA hipótese serão acrescentados nomes após o início da avaliação. A inclusão ou exclusão de autores depois da primeira submissão é motivo para rejeição e arquivamento do artigo .
- Será respeitado o prazo de 12 meses para que seja publicado outro artigo do mesmo autor. Essa regra vale para alunos e professores.
- A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 19. nov. 2015.
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O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.
De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução.
A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.
É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP.
É obrigatório incluir em documentos suplementares o documento de aprovação da pesquisa pelo CEP.
RESOLUÇÃO Nº 510, 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde
Art. 1 o Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Parágrafo único.
Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:
I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados;
II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011;
III – pesquisa que utilize informações de domínio público;
IV - pesquisa censitária;
V - pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;
VI - pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;
VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;
VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.
§ 1 Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP;
§ 2 Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP.
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É obrigatória a inclusão do histórico escolar atualizado (disciplinas que o alunos está matriculado no semestre da submissão) de todos os alunos. No caso dos alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) se for o caso, devem incluir declaração de matrícula atual. Ambos documentos devem ser inseridos no sistema, em documento suplementar.
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Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.
Todos os artigos antes de serem enviados para avaliação dos pareceristas são verificados no CopySpider. - O índice de similaridade aceitável pela RBIC é de 3%. Textos que forem revisados pelo CopySpider e tiverem índice de similaridade superior a 3% serão arquivados.
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É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados.
Importante frisar que os autores devem incluir o orcid com a seguinte configuração
https://orcid.org/0000-0000-0000-0000
O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único e gratuito que distingue um acadêmico/pesquisador.
Faça seu cadastro em https://orcid.org/
- O arquivo da submissão está no MODELO DE ARTIGO da RBIC, disponível na página da revista
- Tabelas são permitidas desde que não ultrapassem 1 página. Tabelas maiores ao longo do texto não serão aceitas.
- Gráficos não podem ser inseridos como figuras.
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A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.
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A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.
- A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.
- Professores/orientadores que tenham artigos em processo de revisão, em que foram solicitadas alterações por parte dos pareceristas e que essas alterações não foram realizadas num prazo de no máximo dois meses, sem explicação, não poderão realizar nova submissão até regularização da submissão anterior. Todas as novas submissões do professor/orientador nesse caso serão arquivadas até a conclusão das revisões.
- Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados, em qualquer idioma, deverão arcar com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. O artigo após aprovação deverá ter revisão profissional ortográfica, gramatical e de normas da ABNT realizada por profissional de revisão e formação em Letras, e ser inserido em documento suplementar, enviado juntamente com a versão final do trabalho (para baixar o modelo, clique aqui). https://docs.google.com/document/d/1fwg9A7c8KWhAX1Cc0dl0WBH27esydIsA/edit?usp=share_link&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=true
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O artigo deve ter entre 4000 e 6000 palavras. Na contagem não se deve incluir títulos, resumos, agradecimentos, referências ou quaisquer textos que não sejam parte do artigo.
- O primeiro autor do artigo deve obrigatoriamente ser o aluno de curso técnico ou de graduação. Trabalhos que não tenham o aluno como primeiro autor no metadados e no arquivo serão arquivados.
- Cabe aos autores acompanharem o processo de submissão e avaliação do artigo, via sistema. Os editores não respondem questionamentos sobre andamento das avaliações.
- Os editores não fornecem informações sobre o processo avaliativo. Não adianta enviar email solicitando informações que os editores não responderão. Sempre que há uma posição sobre o andamento da avaliação do artigo os editores enviam email aos autores.
- A RBIC aceita trabalhos de "estado da arte", "estado do conhecimento", "revisão sistemática" desde que justifiquem claramente o banco de dados utilizado para coleta de dados e o período analisado. Não são aceitos trabalhos que analisem período menor a 10 anos.
- É proibido utilizar referências nas considerações finais do texto
- ATENÇÃO. O sistema está com problemas e não está enviando nova senha. Por isso guarde bem seus dados de acesso, pois se perder terá que criar um novo cadastro utilizando outro login e email.
- O ORIENTADOR E/OU ORIENTADORA DO ARTIGO DEVE TER AVALIADO PELO MENOS UM ARTIGO PARA RBIC NO ANO CORRENTE OU SE COMPROMETER A AVALIAR ARTIGO NO ANO SUBSEQUENTE AO MOMENTO DA SUBMISSÃO. O ORIENTADOR DEVE ESCREVER EM "COMENTÁRIOS AO EDITOR" QUE SE COMPROMETE A AVALIAR ARTIGO QUANDO SOLICITADO.
- Obrigatório incluir declaração de que o artigo é inédito e que não está em avaliação por nenhum outro periódico, livro e anais de congresso. Todos os autores deverão assinar declaração, por meio de assinatura em meio digital a partir da conta gov.br
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