Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Artigo discute algumas questões importantes sobre a ética nas pesquisas da área de Educação e Ensino

    O artigo “Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo professor Ivan Fortunato e pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Publicado na seção temática "Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica", no vol. 41 (2023) da revista Horizontes (Webqualis/CAPES A2); trata-se de um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

    Aborda o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino, mencionando a importância basilar da Resolução CNS 510/2016. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em  relação  às  suas  pesquisas  com  seres  humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta  de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não  há  o  cuidado  da  submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação  dos  registros  de consentimento e  assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos  de  técnicas  estatísticas. Quanto aos periódicos, há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.
    Os autores são editores dos periódicos do IFSP, campus de Itapetininga, os quais adotam o sistema CEP/CONEP como condição indispensável para submissão de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos. 



    O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

    https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639
  • O número total de autores é TRÊS. Artigos com 2 autores devem obrigatoriamente ter um aluno de curso técnico ou graduação e 1 professor/orientador. Já os artigos com 3 autores obrigatoriamente devem ter 2 alunos de cursos técnicos/graduação ou 1 aluno de curso técnico/graduação e 1 aluno de pós-graduação (especialização, mestrando ou doutorando) e 1 professor/orientador.
  • ATENÇÃO AO SUBMETER SEU TEXTO PARA A REVISTA!

    Os trabalhos que não cumprirem as DIRETRIZES PARA AUTORES (ENVIO DE ARTIGOS), bem como, o preenchimento dos METADADOS, tais como: Título apenas a primeira letra em maiúsculo (NÃO INSERIR EM MAIÚSCULO TOTAL); palavras-chave, dados de todos os autores e os demais campos de indexação, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. Submissões que não usarem o MODELO DE ARTIGOS disponível na página da RBIC terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. É obrigatório a inclusão do histórico escolar do aluno/autor. Todo trabalho que não seguir rigorosamente as normas de submissão, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS!
  • IMPORTANTE! Após TRÊS submissões fora dos padrões a avaliação é arquivada e não mais será avaliada.
  • O sistema não está enviando comprovante de submissão. Os editores, em hipótese alguma, emitem declarações e/ou certificados de submissão ou aprovação de trabalhos. Favor não insistir!
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Também não aceitamos textos que tenham sido publicados em eventos científicos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O artigo submetido deve ter os dados dos autores (Orcid, biografia, IES)
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está fonte Times New Roman tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado, recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • As submissões podem ser feitas continuamente. Os trabalhos submetidos devem ser artigos técnico-científicos, elaborados por estudantes de cursos técnicos ou alunos de graduação, sendo obrigatória a participação de professor/orientador como autor. Deve-se incluir como documento suplementar histórico escolar do/a primeiro/a autor/a
    Caso a submissão seja feita por egresso de curso técnico ou superior, esta somente poderá ser feita até 4 meses após a conclusão do curso.
  • Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final. O número total de autores é TRÊS, sendo um aluno de curso técnico ou graduação, 1 professor/orientador e 1 doutorando ou mestrando. Portanto, artigos com 2 autores devem obrigatoriamente ter um aluno de curso técnico ou graduação e 1 professor/orientador. Já os artigos com 3 autores obrigatoriamente devem ter 2 alunos de cursos técnicos/graduação ou 1 aluno de curso técnico/graduação e 1 aluno de pós-graduação (mestrando ou doutorando) e 1 professor/orientador.
  • Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.
    Trabalhos enviados no idioma (inglês ou espanhol) precisam, no ato da submissão, apresentarem declaração de revisão de profissional especializado em revisões na língua específica. É obrigatório incluir o diploma de graduação do profissional, em documentos suplementares.
  • Todos os autores do artigo devem ser identificados no ato da submissão. Em NENHUMA hipótese serão acrescentados nomes após o início da avaliação. A inclusão ou exclusão de autores depois da primeira submissão é motivo para rejeição e arquivamento do artigo .
  • Será respeitado o prazo de 12 meses para que seja publicado outro artigo do mesmo autor. Essa regra vale para alunos e professores.
  • A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 19. nov. 2015.
  • O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.

    De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução. 

    A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

    É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

    É obrigatório incluir em documentos suplementares o documento de aprovação da pesquisa pelo CEP.

    RESOLUÇÃO Nº 510, 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde
    Art. 1 o Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Parágrafo único.
    Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:
    I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados;
    II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011;
    III – pesquisa que utilize informações de domínio público;
    IV - pesquisa censitária;
    V - pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;
    VI - pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;
    VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;
    VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.
    § 1 Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP;
    § 2 Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP.
  • É obrigatória a inclusão do histórico escolar atualizado (disciplinas que o alunos está matriculado no semestre da submissão) de todos os alunos. No caso dos alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) se for o caso, devem incluir declaração de matrícula atual. Ambos documentos devem ser inseridos no sistema, em documento suplementar.
  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

    Todos os artigos antes de serem enviados para avaliação dos pareceristas são verificados no CopySpider.
  • O índice de similaridade aceitável pela RBIC é de 3%. Textos que forem revisados pelo CopySpider e tiverem índice de similaridade superior a 3% serão arquivados.
  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados. 

    Importante frisar que os autores devem incluir o orcid com a seguinte configuração
    https://orcid.org/0000-0000-0000-0000

    O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único e gratuito que distingue um acadêmico/pesquisador.

    Faça seu cadastro em https://orcid.org/
  • O arquivo da submissão está no MODELO DE ARTIGO da RBIC, disponível na página da revista
  • Tabelas são permitidas desde que não ultrapassem 1 página. Tabelas maiores ao longo do texto não serão aceitas.
  • Gráficos não podem ser inseridos como figuras.
  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.
  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.
  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.
  • Professores/orientadores que tenham artigos em processo de revisão, em que foram solicitadas alterações por parte dos pareceristas e que essas alterações não foram realizadas num prazo de no máximo dois meses, sem explicação, não poderão realizar nova submissão até regularização da submissão anterior. Todas as novas submissões do professor/orientador nesse caso serão arquivadas até a conclusão das revisões.
  • Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados, em qualquer idioma, deverão arcar com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. O artigo após aprovação deverá ter revisão profissional ortográfica, gramatical e de normas da ABNT realizada por profissional de revisão e formação em Letras, e ser inserido em documento suplementar, enviado juntamente com a versão final do trabalho (para baixar o modelo, clique aqui). https://docs.google.com/document/d/1fwg9A7c8KWhAX1Cc0dl0WBH27esydIsA/edit?usp=share_link&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=true
  • O artigo deve ter entre 4000 e 6000 palavras. Na contagem não se deve incluir títulos, resumos, agradecimentos, referências ou quaisquer textos que não sejam parte do artigo.
  • O primeiro autor do artigo deve obrigatoriamente ser o aluno de curso técnico ou de graduação. Trabalhos que não tenham o aluno como primeiro autor no metadados e no arquivo serão arquivados.
  • Cabe aos autores acompanharem o processo de submissão e avaliação do artigo, via sistema. Os editores não respondem questionamentos sobre andamento das avaliações.
  • Os editores não fornecem informações sobre o processo avaliativo. Não adianta enviar email solicitando informações que os editores não responderão. Sempre que há uma posição sobre o andamento da avaliação do artigo os editores enviam email aos autores.

Diretrizes para Autores

FAVOR LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO

 

WAGER, Elizabeth  e  KLEINERT, Sabine. Publicação responsável de pesquisa: padrões internacionais para autores. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.151 [citado  2020-08-03], pp.219-226. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000100012&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142845.

 

Cad. Pesqui. vol.44 no.151 São Paulo jan./mar. 2014

https://doi.org/10.1590/198053142845 

ESPAÇO PLURAL

 

Publicação responsável de pesquisa: padrões internacionais para autores

 

 

Elizabeth WagerI; Sabine KleinertII

IPresidente do Committee on Publication Ethics - Cope liz@sideview.demon.co.uk
IIVice-presidente do Committee on Publication Ethics - Cope sabine.kleinert@lancet.com

 

 


RESUMO

 A pesquisa relatada deve ter sido conduzida de forma ética e responsável e deve cumprir toda a legislação pertinente.
 Pesquisadores devem apresentar os resultados obtidos de forma clara, honesta e sem fabricação, falsificação ou manipulação inapropriada de dados.
 Pesquisadores devem se esforçar para descrever de forma clara e inequívoca os métodos utilizados, a fim de que os resultados possam ser confirmados por outros.
 Pesquisadores devem cumprir requisitos de publicação de que o trabalho apresentado é original, não é plágio e não foi publicado anteriormente.
 Autores devem assumir a responsabilidade coletiva por trabalhos submetidos e publicados.
 A autoria das publicações de pesquisa deve refletir com precisão as contribuições de indivíduos para o trabalho desenvolvido e seu relato.
 Fontes de financiamento e conflitos de interesse relevantes devem ser divulgados.


 

 

A PUBLICAÇÃO É A FASE FINAL DA PESQUISA e, portanto, responsabilidade de todos os pesquisadores. Espera-se que publicações acadêmicas forneçam um registro detalhado e duradouro da pesquisa. Devido ao fato de que as publicações formam a base tanto para novas pesquisas como para aplicação dos resultados, elas podem afetar não apenas a comunidade de pesquisa, mas também, indiretamente, a sociedade em geral. Assim, os pesquisadores têm a responsabilidade de assegurar que suas publicações são honestas, claras, precisas, completas e equilibradas, e devem evitar relatórios enganosos, seletivos ou ambíguos. Editores de periódicos também têm responsabilidades para assegurar a integridade da literatura de pesquisa, como se estabelece em diretrizes correlatas.1

Este documento visa a estabelecer padrões internacionais para autores de publicações de pesquisa acadêmica e a descrever práticas responsáveis de relatórios de pesquisa. Espera-se que essas normas sejam endossadas por instituições de pesquisa, financiadores e sociedades profissionais, sejam promovidas por editores e companhias editoras, e que ajudem na formação para a integridade na pesquisa.

 

PUBLICAÇÃO RESPONSÁVEL DE PESQUISA

1. CONSISTÊNCIA E CONFIABILIDADE

1.1. A pesquisa relatada deve ter sido conduzida de forma ética e responsável e deve respeitar toda a legislação relevante. [Ver também a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, disponível em inglês em: <www.singaporestatement.org>]

1.2. A pesquisa relatada deve ser sólida e cuidadosamente executada.

1.3. Pesquisadores devem usar métodos adequados de análise de dados e visualização (se necessário, devem buscar e seguir conselhos de especialistas sobre o tema).

1.4. Autores devem assumir a responsabilidade coletiva pelo seu trabalho e pelo conteúdo de suas publicações. Pesquisadores devem checar suas publicações cuidadosamente em todas as etapas para assegurar que métodos e resultados sejam relatados com precisão. Os autores devem verificar cuidadosamente os manuscritos, cálculos, apresentações de dados, submissões e provas.

2. HONESTIDADE

2.1. Pesquisadores devem apresentar os resultados de forma honesta e sem fabricação, falsificação ou manipulação inapropriada de dados. Imagens de pesquisa (por exemplo, micrografias, raios-X, imagens de géis de eletroforese) não devem ser modificadas de forma enganosa.

2.2. Pesquisadores devem se esforçar para descrever seus métodos e apresentar seus resultados de forma clara e inequívoca. Os pesquisadores devem seguir as diretrizes aplicáveis de elaboração de relatórios. Publicações devem fornecer detalhes suficientes para permitir que experimentos sejam repetidos por outros pesquisadores.

2.3. Relatórios de pesquisa devem ser completos. Não devem omitir resultados ou conclusões inconvenientes, inconsistentes ou inexplicáveis que não corroborem as hipóteses ou interpretações de autores ou patrocinadores.

2.4. Financiadores e patrocinadores da pesquisa não devem ter o poder de vetar a publicação de resultados que não favoreçam seu produto ou posição. Os pesquisadores não devem aceitar contratos que permitam ao patrocinador da pesquisa vetar ou controlar a publicação dos resultados (salvo se houver circunstâncias excepcionais, como a pesquisa ser classificada pelos governos como de segurança nacional).

2.5. Autores devem alertar o editor tão logo descubram um erro em qualquer trabalho submetido, aceito ou publicado. Os autores devem cooperar com os editores na divulgação de correções ou retratações, quando necessário.

2.6. Autores devem mencionar o trabalho de outras pessoas com precisão em referências e citações.

2.7. Autores não devem copiar referências de outras publicações, caso não tenham lido a obra citada.

3. EQUILÍBRIO

3.1. Novos resultados devem ser apresentados no contexto das pesquisas anteriores. O trabalho de outras pessoas deve ser mencionado de maneira justa. Revisões de literatura e sínteses acadêmicas de pesquisas existentes devem ser completas, equilibradas e devem incluir os resultados independentemente de corroborarem a hipótese ou a interpretação que está sendo proposta. Editoriais ou artigos de opinião que apresentem um único ponto de vista ou argumento devem ser claramente diferenciados de revisões acadêmicas.

3.2. As limitações do estudo devem ser abordadas nas publicações.

4. ORIGINALIDADE

4.1. Os autores devem cumprir os requisitos de publicação de que o trabalho apresentado é original e não foi publicado anteriormente em outro idioma. O trabalho não deve ser submetido simultaneamente a mais de uma publicação, a menos que os editores tenham concordado com a coedição. Se os artigos forem coeditados, tal fato deve ser esclarecido aos leitores.

4.2. Leis e convenções aplicáveis sobre direitos autorais devem ser respeitadas. Material protegido (por exemplo, tabelas, figuras ou citações extensas) deve ser reproduzido apenas com a devida permissão e agradecimento.

4.3. Trabalhos relevantes e publicações anteriores, tanto de outros pesquisadores como de própria autoria, devem ser devidamente reconhecidos e referenciados. A literatura primária deve ser citada, quando possível.

4.4. Dados, textos, figuras ou ideias originadas de outros pesquisadores devem ser devidamente reconhecidos e não devem ser apresentados como se fossem de autoria própria. Redação original, tomada diretamente de publicações de outros pesquisadores, deve aparecer entre aspas com as citações devidas.

4.5. Autores devem informar aos editores se os resultados tiverem sido publicados anteriormente, ou se vários relatórios ou múltiplas análises de um único conjunto de dados estiverem sendo avaliados para publicação em outro periódico. Os autores devem fornecer cópias de publicações relacionadas ou trabalhos submetidos a outros periódicos.

4.6. Várias publicações resultantes de um único projeto de pesquisa devem ser claramente identificadas como tal e a publicação primária deve ser referenciada. Traduções e adaptações para diferentes públicos devem ser claramente identificadas como tais, devem reconhecer a fonte original e respeitar as convenções relevantes de direitos autorais e requisitos de permissão. Em caso de dúvida, os autores devem solicitar a autorização da editora original antes de republicar qualquer trabalho.

5. TRANSPARÊNCIA

5.1. Todas as fontes de financiamento da pesquisa, incluindo apoio financeiro direto e indireto, fornecimento de equipamentos ou materiais e outros tipos de apoio (tais como especialista em estatística ou assistência na redação), devem ser divulgadas.

5.2. Autores devem revelar o papel de financiador(es) ou patrocinador(es) da pesquisa, se houver, em relação a concepção, execução, análise, interpretação e elaboração de relatórios da pesquisa.

5.3. Autores devem revelar interesses e relações financeiras e não financeiras relevantes que possam ser considerados susceptíveis de afetar a interpretação de seus resultados, ou que possam razoavelmente interessar a editores, avaliadores ou leitores. Isso inclui qualquer relação com o periódico, por exemplo, caso os editores publiquem suas pesquisas em sua própria revista. Além disso, os autores devem respeitar os requisitos institucionais e do periódico para a divulgação de interesses conflitantes.

6. AUTORIA E AGRADECIMENTOS APROPRIADOS

6.1. A literatura de pesquisa serve como um registro não apenas do que foi descoberto, mas também de quem fez a descoberta. A autoria de publicações de pesquisa deve refletir com precisão as contribuições dos indivíduos para o trabalho e sua comunicação.

6.2. Nos casos em que os principais colaboradores são listados como autores, enquanto aqueles que fizeram contribuições menos substanciais, ou puramente técnicas, para a pesquisa ou para a publicação são listados em uma seção de agradecimento, os critérios de autoria e reconhecimento devem ser previamente combinados no início do projeto. O ideal é que critérios de autoria sobre um tema particular sejam combinados, publicados e consistentemente aplicados por instituições de pesquisa, associações profissionais e acadêmicas, e também por financiadores. Enquanto editores de periódicos devem publicar e promover critérios de autoria aceitos e apropriados para seu campo, não se pode esperar que os editores solucionem disputas de autoria. A responsabilidade pela correta atribuição de autoria recai sobre os próprios autores, que trabalham sob as diretrizes de sua instituição. As instituições de pesquisa devem promover e manter os padrões justos e aceitos de autoria e agradecimento. Quando necessário, as instituições devem julgar disputas de autoria e garantir que as decisões sejam respeitadas.

6.3. Os pesquisadores devem assegurar que apenas aqueles que cumpram os critérios de autoria (isto é, que deram uma contribuição substancial para o trabalho) sejam recompensados com a autoria e que autores merecedores não sejam omitidos. Instituições e editores de periódicos devem incentivar práticas que previnam autoria convidada, premiada e autoria fantasma.

Nota:

  • autores convidados são aqueles que não cumprem os critérios de autoria aceitos, mas são listados como autores devido a sua antiguidade, reputação ou suposta influência;
  • autores premiados são aqueles que não satisfazem os critérios de autoria aceitos, mas são incluídos como um favor pessoal ou em troca de pagamento;
  • autores fantasmas são aqueles que satisfazem os critérios de autoria, mas não estão listados.

6.4. Todos os autores devem concordar em serem incluídos e devem aprovar as versões apresentadas e aceitas da publicação. Qualquer alteração na lista de autores deve ser aprovada por todos os autores, inclusive por qualquer um que tenha sido removido da lista. O autor correspondente deve agir como um ponto de contato entre o editor e os demais autores, e deve manter os coautores informados e envolvê-los nas principais decisões sobre a publicação (por exemplo, ao responder os comentários dos revisores).

6.5. Autores não devem utilizar os agradecimentos enganosamente para implicar uma contribuição ou aprovação por indivíduos que, de fato, não tenham se envolvido com o trabalho ou não tenham dado seu aval.

7. PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADE

7.1. Todos os autores devem ter lido e estar familiarizados com o trabalho relatado e devem assegurar que as publicações sigam os princípios estabelecidos nestas diretrizes. Na maioria dos casos, os autores deverão assumir a responsabilidade conjunta para a integridade da pesquisa e de sua comunicação. No entanto, se os autores assumem a responsabilidade apenas para certos aspectos da pesquisa e seu relatório, isso deve ser indicado na publicação.

7.2. Autores devem trabalhar com o preparador de texto ou editor para corrigir seu trabalho rapidamente se erros ou omissões forem descobertos após a publicação.

7.3. Autores devem respeitar as convenções, requisitos e regulamentos pertinentes para disponibilizar materiais, reagentes, software ou conjunto de dados para outros pesquisadores que os solicitem. Pesquisadores, instituições e financiadores devem ter políticas claras para lidar com tais solicitações. Os autores também devem seguir os padrões relevantes do periódico. Embora seja esperado o agradecimento adequado, pesquisadores não devem exigir autoria como condição para compartilhar materiais.

7.4. Autores devem responder adequadamente aos comentários após a publicação e às correspondências publicadas. Devem procurar responder às perguntas dos correspondentes e fornecer esclarecimento ou detalhes adicionais, quando necessário.

8. ADESÃO À REVISÃO POR PARES E NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

8.1. Autores devem atender às exigências das editoras de que o trabalho não seja submetido para consideração a mais de uma publicação ao mesmo tempo.

8.2. Autores devem informar o editor se retirarem seu trabalho da avaliação, ou optarem por não responder aos comentários dos avaliadores depois de receber um aceite condicional.

8.3. Autores devem responder aos comentários dos avaliadores e revisores de maneira profissional e em tempo hábil.

8.4. Os autores devem respeitar as solicitações dos editores para restrições de publicação e, de modo geral, não devem permitir que seus resultados sejam noticiados na imprensa se foram aceitos (mas ainda não publicados) em uma publicação científica. Autores e suas instituições devem colaborar e cooperar com as editoras para coordenar as atividades de mídia sobre a publicação (por exemplo, press releases e conferências de imprensa). Press releases devem refletir fielmente o trabalho e não devem incluir declarações que vão além dos resultados da pesquisa.

9. DIVULGAÇÃO RESPONSÁVEL DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS OU ANIMAIS

9.1. Antes do início da pesquisa, devem ser obtidos aprovação, autorização ou registro apropriados e os detalhes devem ser fornecidos no relatório (por exemplo, Conselho de Revisão Institucional, aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, autoridades nacionais para autorização de uso de animais).

9.2. Caso seja solicitado pelos editores, os autores devem fornecer provas de que a pesquisa relatada recebeu a devida aprovação e foi realizada de forma ética (por exemplo, cópias de autorizações, licenças, formulários de consentimento dos participantes).

9.3. Os pesquisadores não devem, por via de regra, publicar ou compartilhar dados individuais identificáveis coletados no curso da pesquisa sem o consentimento específico do indivíduo (ou de seu representante). Pesquisadores devem ter em consideração que muitos periódicos científicos estão agora disponíveis gratuitamente na internet, portanto devem estar atentos para não causar dano ou aborrecimento a leitores não usuais (por exemplo, os participantes da pesquisa ou seus familiares que se reconheçam a partir de estudos de caso, descrições, imagens ou pedigrees).

9.4. As análises estatísticas apropriadas devem ser determinadas no início do estudo e um plano para a análise de dados para resultados previamente especificados deve ser preparado e cumprido. Análises secundárias ou posteriores devem ser diferenciadas de análises primárias e daquelas estabelecidas no plano de análise de dados.

9.5. Pesquisadores devem publicar todos os resultados significativos da pesquisa que possam contribuir para o entendimento. Em especial, há uma responsabilidade ética de publicar os resultados de todos os ensaios clínicos. A publicação de estudos ou experimentos malsucedidos que rechaçaram a hipótese pode ajudar a evitar que outras pessoas percam tempo e recursos em projetos semelhantes. Se os resultados de pequenos estudos e daqueles que não conseguiram atingir resultados estatisticamente significativos puderem ser combinados para produzir informações mais úteis (metanálise, por exemplo), tais resultados devem ser publicados.

9.6. Se solicitado, os autores devem fornecer os protocolos de pesquisa para editores de periódicos (por exemplo, quanto a ensaios clínicos), de modo que os avaliadoress e editores possam comparar o relatório de pesquisa com o protocolo para verificar se foi realizada conforme o planejado e se detalhes relevantes não foram omitidos. Os pesquisadores devem cumprir os requisitos relevantes para registro de ensaios clínicos e devem incluir o número de registro de ensaio em todas as publicações decorrentes.

 

 

TRADUÇÃO AKEMI KAMIMURA
Do original em inglês: WAGER, E.; KLEINERT, S. Responsible research publication: international standards for authors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. In: MAYER, T.; STENECK, N. (Ed.). Promoting research integrity in a global environment. Singapore: Imperial College Press / World Scientific Publishing, 2011. Chapter 50, p. 309-316. (ISBN 978-981-4340-97-7). Disponível em: <\\publicationethics.org/resources/international-standards>. Acesso em: dez. 2013.
1 Ver "Publicação responsável de pesquisa: padrões internacionais para editores", de Kleinert e Wager, nesta edição, p. 207-218.

 

 

 

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

ATENÇÃO AO SUBMETER SEU TEXTO PARA A REVISTA!

Os trabalhos que não cumprirem as DIRETRIZES PARA AUTORES (ENVIO DE ARTIGOS), bem como, o preenchimento dos METADADOS, tais como: Título apenas a primeira letra em maiúsculo (NÃO INSERIR EM MAIÚSCULO TOTAL); palavras-chave, dados de todos os autores e os demais campos de indexação, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. Submissões que não usarem o MODELO DE ARTIGOS disponível na página da RBIC terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. É obrigatório a inclusão do histórico escolar do aluno/autor. Todo trabalho que não seguir rigorosamente as normas de submissão, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS!

As submissões podem ser feitas continuamente. Os trabalhos submetidos devem ser artigos técnico-científicos, elaborados por estudantes de ensino médio, cursos técnicos ou alunos de graduação, sendo obrigatória a participação de professor/orientador como autor. Deve-se incluir como documento suplementar histórico escolar de todos os alunos (médio, graduação ou pós-graduação).

Caso a submissão seja feita por egresso de curso técnico ou superior, esta somente poderá ser feita até 4 meses após a conclusão do curso. 

Somente são aceitos artigos inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos.

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final. O número total de autores é TRÊS. Artigos com 2 autores devem obrigatoriamente ter um aluno de curso técnico ou graduação e 1 professor/orientador. Já os artigos com 3 autores obrigatoriamente devem ter 2 alunos de cursos técnicos/graduação ou 1 aluno de curso técnico/graduação e 1 aluno de pós-graduação (especialização, mestrando ou doutorando) e 1 professor/orientador.

Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. 
 
Todos os autores do artigo devem ser identificados no ato da submissão. Em NENHUMA hipótese serão acrescentados nomes após o início da avaliação. A inclusão ou exclusão de autores depois da primeira submissão é motivo para rejeição e arquivamento do artigo .
 
Será respeitado o prazo de 12 meses  para que seja publicado outro artigo do mesmo autor.  No caso de professor/orientador é possível publicar no máximo 2 artigos por ano.
 
Cabe exclusivamente aos autores verificarem, via sistema, o status do artigo. Os editores não respondem emails sobre o andamento das avaliações. 

A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 19. nov. 2015.

 

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pd

 

FORMATO

Deve-se submeter um trabalho somente em *.doc ou *.docx de acordo com o MODELO DE ARTIGO disponível no site.

Para editar o artigo, você deve fazer o download do TEMPLATE para seu computador

https://docs.google.com/document/d/1aHrpOYxdTAYZgVt-olAXQpEV4L2Ui2VD/edit?usp=sharing&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=true

 

 

A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) passará a adotar a partir de 2021 a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Esta questão já vinha sendo analisada há algum tempo pelos editores, no sentido de agilizar a publicação dos artigos aprovados. Esperamos, que juntamente com outras medidas possamos elevar a nossa classificação perante o Qualis.

A publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados.

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações

Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados, em qualquer idioma, deverão arcar com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. O artigo teve revisão profissional ortográfica, gramatical e de normas da ABNT realizada por profissional de revisão (formado em Letras), e consta em documento suplementar, enviado juntamente com o trabalho final (para baixar o modelo, clique https://docs.google.com/document/d/1fwg9A7c8KWhAX1Cc0dl0WBH27esydIsA/edit?usp=share_link&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=trueaqui). 

 

PREENCHIMENTO DOS METADADOS DE SUBMISSÃO

  • Ao se cadastrar e submeter o manuscrito, solicitamos atenção para o preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês /espanhol), os dados desses idiomas deverão também ser preenchidos nestes idiomas.
  • Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.
  • Não colocar o texto em caixa alta, bem como as palavras-chave.
  • Adicione informações adicionais para sua submissão, no caso as palavras-chave. Pressione 'Enter' depois de cada termo.
  • Os metadados e exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:

o   Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.

o   Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 100 palavras.

o   Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Educação).

o   Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Separadas. Por. Ponto. Máximo. Cinco.).

o   Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.2020/000000).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1- A contribuição é original e inédita, e NÃO foi publicado em outro veículo (revista, periódico, sites, jornal eletrônico, anais de congresso, dentre outros).

2 - O arquivo da submissão está no MODELO DE ARTIGO.

3 - O arquivo submetido está em *.doc, *.docx. O arquivo não pode estar em PDF.

4 - Os autores leram o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 19. nov. 2015.

 
5 - Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Brasileira de Iniciação Científica e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRAÇÃO.

6 - O número total de autores é TRÊS. Artigos com 2 autores devem obrigatoriamente ter um aluno de curso técnico ou graduação e 1 professor/orientador. Já os artigos com 3 autores obrigatoriamente devem ter 2 alunos de cursos técnicos/graduação ou 1 aluno de curso técnico/graduação e 1 aluno de pós-graduação (especialização, mestrando ou doutorando) e 1 professor/orientador.

Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. .

7 - Inclui neste sistema o nome completo, email, instituição de todos os autores.

8 - O título do trabalho no metadados não pode estar em caixa alta.

9 - O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

  • Todo e qualquer projeto de pesquisa, que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas. Todo e qualquer projeto de pesquisa, que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme definido na Resolução 466/2012. Incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.

 

  • RESOLUÇÃO Nº 510, 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde

    Art. 1 o Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Parágrafo único.

    Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:

    I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados;

    II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011;

     III – pesquisa que utilize informações de domínio público;

     IV - pesquisa censitária;

    V - pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;

    VI - pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;

    VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;

    VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.

    • 1 Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP;
    • 2 Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP

10 - Será incluido o histórico escolar atualizado de todos os alunos em documento suplementar

11 - Caso a submissão seja feita por egresso de curso técnico ou superior, esta somente poderá ser feita até 4 meses após a conclusão do curso. 

12 - Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento, análise e interpretação dos dados e da redação final.

13 - Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Trabalhos enviados no idioma (inglês ou espanhol) precisam, no ato da submissão, apresentarem declaração de revisão de profissional especializado em revisões na língua específica.

14 - Todos os autores do artigo devem ser identificados no ato da submissão. Em NENHUMA hipótese serão acrescentados nomes após o início da avaliação. A inclusão ou exclusão de autores depois da primeira submissão é motivo para rejeição e arquivamento do artigo .

15 - Será respeitado o prazo de 12 meses  para que seja publicado outro artigo do mesmo autor.

16 - A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista

17 - A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor. 

18 - A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto publicado são da responsabilidade do autor. 

19 - Estou ciente dos termos da “Declaração de ética e boas práticas da publicação" descritos na seção Políticas da revista.

20 - A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

21 - Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

22 - Todos os artigos antes de serem enviados para avaliação dos pareceristas são verificados no CopySpider.

23 - É obrigatório a inclusão ORCID de todos os autores. O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único e gratuito que distingue um acadêmico/pesquisador. Faça seu cadastro em https://orcid.org/. Para inclusão do endereço de ORCID é obrigatório incluir da seguinte forma https://orcid.org/0000-0000-0000-0000

24 - Professores/orientadores que tenham artigos em processo de revisão, em que foram solicitadas alterações por parte dos pareceristas e que essas alterações não foram realizadas num prazo de no máximo dois meses, sem explicação, não poderão realizar nova submissão até regularização da submissão anterior. Todas as novas submissões do professor/orientador nesse caso serão arquivadas até a conclusão das revisões.

25 - As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução e editável, sendo um critério de impedimento de avaliação. Devem ser inseridas no texto do documento principal, marcadas com seu número de pedido em algarismos arábicos. Um máximo de 6 figuras/tabelas podem ser incluídas em cada documento. Os dados apresentados nas tabelas devem ser comentados, mas não repetidos no texto. Um breve título descritivo deve ser fornecido para cada figura / tabela.  

26. A formatação do manuscrito, as referências bibliográficas e as mensões de autores no texto subordinar-se-ão às Normas da ABNT 2024. 

 

Processo e tempo da Avaliação: Os originais submetidos passam por três fases de  avaliação. A primeira consiste na triagem realizada pelos editores que examina se o texto segue as normas estipuladas nas “Diretrizes para Autores”, se foi incluído o histórico escolar atualizado dos alunos; se foi feita a inclusão da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), nos casos obrigatórios; se foi feito o correto preenchimento do Metadados da Submissão – qualquer incoerência nesta etapa já é motivo para o arquivamento do texto submetido. A segunda, uma avaliação preliminar feita pelo Comitê Editorial que visa identificar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. A terceira fase é uma avaliação duplo-cega que avalia a contribuição e a qualidade do artigo para a área do conhecimento. A decisão final volta ao Comitê Editorial. Em média o processo de avaliação dura 8 meses.

 

ATENÇÃO AO SUBMETER SEU TEXTO PARA A REVISTA!

Cabe aos autores acompanharem o processo de submissão e avaliação do artigo, via sistema. Os editores não respondem questionamentos sobre andamento das avaliações.

 

Os trabalhos que não cumprirem as DIRETRIZES PARA AUTORES (ENVIO DE ARTIGOS), bem como, o preenchimento dos METADADOS, tais como: Título apenas a primeira letra em maiúsculo (NÃO INSERIR EM MAIÚSCULO TOTAL); palavras-chave, dados de todos os autores e os demais campos de indexação, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. Submissões que não usarem o MODELO DE ARTIGOS disponível na página da RBIC terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS. É obrigatório a inclusão do histórico escolar do aluno/autor. Todo trabalho que não seguir rigorosamente as normas de submissão, terão seus TRABALHOS ARQUIVADOS!

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.