Trabalho e informalidade a função social dos trabalhadores ambulantes no espaço urbano

Autores

  • Maria Julia Batista de Oliveira Ries PUC-RIO
  • Inez Stampa PUC-RIO

Palavras-chave:

Informalidade. Trabalho. Função Social. Relações Sociais

Resumo

Este artigo do desenvolvido a partir do projeto de pesquisa “Transporte ferroviária urbano em questão: Análise das políticas públicas em pauta e as consequências para os trabalhadores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”. Na pesquisa o universo se resume ao trabalho dos ambulantes do ramal Santa Cruz nos trens cariocas, é nesse contexto que este artigo promove uma reflexão sobre a função social dos trabalhadores ambulantes dos trens e seus desdobramentos no espaço urbano.  O objetivo do artigo é analisar a partir das Ciências Sociais, o que categorizamos de função social, para dialogar com a informalidade do mercado de trabalho nos trens cariocas, tendo em vista uma sociedade excludente. Compreendemos que a pesquisa que desencadeou nesse artigo proporciona uma analise sobre as relações sociais e possui uma grande relevância social, sobretudo por ser uma análise baseada em informações vindas dos próprios trabalhadores a partir dos instrumentos metodológicos de pesquisa.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

ARAUJO, A. M. C.; LOMBARDI, M. R. Trabalho Informal: gênero e raça no Brasil do inicio do século XXI. Cadernos de Pesquisa. V. 43, 2013.

CACCIAMALI, M. C. Setor informal urbano e formas de participação na produção. São Paulo: USP/IPE/FEA, 1983 (Tese de Doutorado).

GOMES. M.F.C.M., e REGINENSI. C. Vendedores ambulantes no Rio de Janeiro: experiências urbanas e conflito pelo uso do espaço. Colóquio (Inter) Nacional sobre comércio e cidade: Uma relação de origem. 2015.

GOMES M.F.C.M., REGINENSI, C. Vendeurs ambulants à Rio de Janeiro: expériences citadines et défi des pratiques urbaines. Cybergéo, n°368, 2007. Disponível em: . Acesso em 10 jun. 2017.

HART, K. Informal Income Opportunities and Urban Employment in Ghana. The Journal of Modern African Studie. Cambridge University Press. 1973, p. 61-89.

KREIN, J. D.; PRONI, M. W. Economia informal: aspectos conceituais e teóricos. Brasília: OIT- Brasil, 2010. (Trabalho decente no Brasil; Documento de trabalho, n. 4).

NORONHA, E. G. “Informal”, Ilegal, Injusto: percepções do mercado de trabalho no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 18 nº. 53. 2003, p.111- 129

PAMPLONA. João Batista. Mercado de trabalho, informalidade e comercio ambulante em São Paulo. Revista Brasileira de Estudos de População. São Paulo, 2013.

RAMOS, A. M. T.; THOMASI, T. Z. Função Social do Homem na Contemporaneidade. Congresso Internacional de Filosofia: Debates de ideias e cidadania. RS. 2008.

SALVITTI. A.; VIÉGAS, L. de S.; MORTADA, S. P.; TAVARES. D. S. O trabalho do camelô: trajetória profissional e cotidiano. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. São Paulo, 1999.

SOUZA FILHO, A. Trabalho na sociedade contemporânea: trabalho informal. Belo Horizonte: FNH, 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-13

Como Citar

Ries, M. J. B. de O., & Stampa, I. (2017). Trabalho e informalidade a função social dos trabalhadores ambulantes no espaço urbano. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 4(7), 102–120. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1005