Enxame de partículas aplicado a uma rede neural como backpropagation para otimização de tempo de jogo

Autores

  • Ana Paula Capeletti Ramos Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Evandro Alves Nakajima Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Aprendizado de máquina., Particle swarm optimization., Jogo do Chrome.

Resumo

Este trabalho explora o algoritmo enxame de partículas como backpropagation de uma rede neural, baseando-se no jogo offline do Google Chrome, que é um endless runner (jogo onde o personagem corre automaticamente e continuamente para a direita), com o objetivo de maximizar o tempo de jogo. Para otimizar a rede foi utilizado o Particle Swarm Opmization (PSO) que é uma técnica de backpropagation criada para simular comportamento de um bando de pássaro. Pode-se concluir que o algoritmo PSO foi eficiente para o processo de otimização uma vez que os jogadores conseguiram atingir o tempo máximo estipulado em apenas 4 rodadas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Capeletti Ramos Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduanda. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orcid: 0000-0002-1992-4575

Evandro Alves Nakajima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2013). Doutorando em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é professor assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Matemática e Engenharia Química. Orcid: 0000-0003-4758-9505.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-03

Como Citar

Almeida, A. P. C. R., & Alves Nakajima, E. (2022). Enxame de partículas aplicado a uma rede neural como backpropagation para otimização de tempo de jogo. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021050. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/420