Os jogos no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com autismo

uma revisão integrativa

Autores

  • Francisco José Ferreira Filho Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Kaline Oliveira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria Amélia Lopes Martins Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • José Ferreira Lima Júnior Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Jogos experimentais. Habilidades sociais.

Resumo

Conforme o Ministério da Educação, atualmente, há um aumento significativo de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, sendo fundamental novas intervenções para essa população. Objetivou-se realizar uma revisão integrativa de literatura, incluindo apenas ensaios clínicos que abordassem os efeitos dos jogos no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA. Um estudo apontou benefícios em jogo específico. Embora outros trabalhos não tenham relatado diferenças relevantes entre os grupos intervenção e controle, obtiveram melhoras nas avaliações pós-jogo. Portanto, não se pode afirmar que os jogos têm potencial para beneficiar crianças autistas, constituindo-se como uma lacuna de conhecimentos que carecem de novos ensaios clínicos.

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Biografia do Autor

Francisco José Ferreira Filho, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0876-2969

Kaline Oliveira de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7193-4033

Maria Amélia Lopes Martins, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5412-3036

José Ferreira Lima Júnior, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutor em Biotecnologia em Saúde. Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5571-4989

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Ferreira Filho, F. J., Oliveira de Sousa, K., Lopes Martins, M. A., & Ferreira Lima Júnior, J. (2023). Os jogos no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com autismo: uma revisão integrativa. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024002. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1050