Avaliação

análise e crítica de seus conceitos e suas funções

Autores

  • João Luiz Gasparin UEM
  • Ingrid Sophia Dalcin de Godoi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Maria Eduarda Müller Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Avaliação; Tipos de avaliação; Funções da avaliação

Resumo

O objetivo desta pesquisa é desmistificar concepções de avaliação e seus usos, a partir das obras de didática e avaliação, e a questão diretiva é: Qual a concepção de avaliação e suas funções que os autores de obras de didática apresentam? O trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados indicam falta de clareza sobre os conceitos de avaliação, confundindo-a com pesquisa ou coleta de dados, que não constituem avaliação em si mesmas, mas são momentos em que se realizam no processo pedagógico. Portanto, os alunos não realizam avaliações, mas fazem provas, exames, testes e sondagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luiz Gasparin, UEM

Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

 

Ingrid Sophia Dalcin de Godoi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá.

Maria Eduarda Müller, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ARREDONDO, Santiago Castillo; DIAGO, Jesús Cabrerizo. Avaliação educacional e promoção escolar. Curitiba: Ibpex e São Paulo: Unesp, 2009.

ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Editora verbo – Lisboa vol. V.6 (s.d).

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. 6.ed. Ática: São Paulo, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 10. ed.São Paulo, 2000.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? – critérios e instrumentos. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

TEIXEIRA, Josele e NUNES, Liliane. Avaliação escolar: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Gasparin, J. L., Godoi, I. S. D. de ., & Müller, M. E. . (2021). Avaliação: análise e crítica de seus conceitos e suas funções. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021021. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/440