A midiatização dos recursos hídricos
um estudo do portal da agência das bacias PCJ
Palavras-chave:
Midiatização, Recursos hídricos, Sustentabilidade, Bacias PCJResumo
Este trabalho apurou estratégias de midiatização de gestão e monitoramento de recursos hídricos no portal da Agência das Bacias PCJ. A instituição é responsável pela governança corporativa do consórcio de 76 municípios do interior paulista. De natureza exploratória, o estudo partiu de pesquisa bibliográfica e documental, tendo aplicado um protocolo de análise de qualidade de cibermeios, além de um estudo de métricas no Facebook e Instagram. O resultado indica a adoção de estratégicas midiáticas na comunicação com seus públicos, embora apresente grau de engajamento aquém de suas necessidades, dada à relevância que a preservação de recursos hídricos adquiriu na contemporaneidade.
Downloads
Referências
AGÊNCIA das Bacias PCJ: Institucional. In: Agência das Bacias PCJ. São Paulo: Fundação Agência Bacias PCJ, c2019. Disponível em: https://agencia.baciaspcj.org.br/institucional/. Acesso em: 20 maio 2021. (AGÊNCIA..., c2019a)
AGÊNCIA das Bacias PCJ: Institucional: Histórico. In: Agência das Bacias PCJ. São Paulo: Fundação Agência Bacias PCJ, c2019b. Disponível em: https://agencia.baciaspcj.org.br/institucional/historico/. Acesso em: 20 maio 2021. (AGÊNCIA..., c2019b)
AGÊNCIA das Bacias PCJ: Imprensa. In: Agência das Bacias PCJ. São Paulo: Fundação Agência Bacias PCJ, c2019d. Disponível em: https://agencia.baciaspcj.org.br/wp-content/uploads/2019/07/Plano-de-Mi%CC%81dia-2019.pdf. Acesso em: 20 maio 2021. (AGÊNCIA..., c2019b)
AGÊNCIA das Bacias do PCJ: Facebook. In: Agência das Bacias PCJ. São Paulo: Fundação Agência Bacias PCJ, 2021a. Disponível em: <https://www.facebook.com/pg/agenciapcj/about/?ref=page_internal>. Acesso em: 1 ago. 2021a.
AGÊNCIA das Bacias do PCJ: Instagram. In: Agência das Bacias PCJ. São Paulo: Fundação Agência Bacias PCJ, 2021b. Disponível em: https://www.instagram.com/agenciapcj/?hl=pt-br>. Acesso em: 1 ago. 2021b.
BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição nº 4, de 2018. Senado Federal. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/132208>. Acesso em: 27 abr. 2021.
BRASIL. Decreto No. 10588 de 2020. Diário Oficial da União, 24 dez. 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.588-de-24-de-dezembro-de-2020-296387871>. Acesso em: 25 jul. 2021.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. V. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CODINA, L. Ferramenta para Análise Geral de Qualidade em Cibermeios. In: PALACIOS, M. (org.). Ferramentas para análise de qualidade no Ciberjornalismo. Covilhã: Labcom Books, V. 1, 2011.
DECRETO regulamenta novo marco legal do saneamento básico. Presidência da República. Gov.Br, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/2020/dezembro/decreto-regulamenta-novo-marco-legal-do-saneamento-basico>. Acesso em: 28 jan. 2021
DUÒ, M. Alexa Rank: Tudo o que você precisa saber sobre ele. Blog Kinsta, 4 set. 2020. Disponível em: <https://kinsta.com/pt/blog/alexa-rank/>. Acesso em: 20 jan. 2021.
FOLHA DE S. PAULO. Webinário Sustentabilidade e saneamento são temas de seminário da Folha. YouTube, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xPWPLKSratc&feature=emb_title>. Acesso em: 18 dez. 2020
FOLLADOR, M. L. Comunicação social como instrumento para a gestão dos recursos hídricos: uma análise da experiência de uma organização pública - o caso SRH- Bahia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia. Escola de Administração, 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/8338/1/444.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HENRIQUES, M. S.; BRAGA, C. S.; MAFRA, R. L. Ma. Planejamento da comunicação para a mobilização social: em busca da corresponsabilidade. Anais do XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO. Campo Grande (MS), set. 2001. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/149638061228392105244056327538046682914.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2020.
HJARVARD, S. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2014.
KAPAZ, C. Meta não será cumprida, dizem debatedores. Folha de S. Paulo, 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2020/09/meta-do-novo-marco-do-saneamento-legal-nao-sera-cumprida.shtml>. Acesso em: 18 dez. 2020.
KRZYWDA, A. What Are Backlinks and How Do You Get Them? – SEOptimer’s Guide. Blog SEOptimer, 9 out. 2018. Disponível em: <https://www.seoptimer.com/blog/backlinks/>. Acesso em: 21 jan. 2021.
LIMA NETO, F. Cantareira libera volume recorde para rios da PCJ. Correio Popular, 2020. Disponível em: <https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/10/campinas_e_rmc/1013861-cantareira-libera-volume-recorde-para-rios-da-pcj.html>. Acesso em: 18 dez. 2020.
RICOTTA, F. O que é pagerank? Blog Agência Mestre, 1 jul. 2020. Disponível em: <https://www.agenciamestre.com/marketing-digital/o-que-e-pagerank/>. Acesso em: 20 jan. 2021.
SGORLA, F. Discutindo o "processo de midiatização". Mediação, Belo Horizonte, V. 9, N. 8, p. 59-69, jan./jun., 2009.
STRÖMBÄCK, Jesper. Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics. The International Journal of Press/Politics, V. 13, N. 3, jul., p. 228-246, 2008.
VERÓN, Eliseo. El cuerpo de las imágenes. Buenos Aires: Norma Ed., 2001.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.